Resumo A Lei do Amor – Capítulo de hoje, 03/10
Vai ao ar hoje (03/10), na Globo, o capítulo 1 da novela A Lei do Amor. No capítulo desta segunda-feira, Hércules e Ciro derrubam Helô de sua canoa e Pedro a socorre. Jorge culpa Fausto por estar desempregado. Vitória pede para Pedro acompanhá-la à quermesse.
Hércules entrega seu trabalho de faculdade para Ciro fazer. Pedro convida Helô para ir à quermesse. Ciro vê Vitória com Augusto e se irrita. Jorge se enfurece ao saber que sua filha saiu com Pedro. Pedro e Helô se beijam. Mág não gosta de ver Vitória com Augusto. Helô passeia de veleiro com Pedro. Jorge tentar roubar a fábrica de Fausto e acaba preso. Helô implora para que Fausto retire a queixa contra Jorge. Ciro conta para Mág que Augusto é filho de um antigo inimigo de sua família. Vitória briga com Ciro. Helô invade o jantar de Fausto e o acusa de assassinato.
Pedro e Helô se conhecem em acidente na represa de São Dimas
Pedro (Chay Suede) é um arquiteto amante da natureza que adora passar as tardes em seu veleiro nas águas da represa de São Dimas. As mesmas águas são fonte da comida na casa de Helô (Isabelle Drummond), uma jovem que vive às margens da miséria com seus pais Cândida (Denise Fraga) e Jorge (Daniel Ribeiro). A jovem pesca a bordo de sua canoa precária para garantir o almoço da família.
A calmaria da pescaria de Helô acaba quando o mauricinho Hércules (João Vitor Silva) passa a toda com seu jet ski. O rapaz é meio-irmão de Pedro e está acompanhado de seu amigo, o sombrio Ciro (Maurício Destri).
A velocidade na qual a dupla passa acaba com o equilíbrio da moça, que cai na água. Pedro, ao ver a cena, não pensa duas vezes antes de se jogar para ajudá-la.
“Eles me derrubaram de propósito! Agora, não vai ter nada pra comer lá em casa! Até a vara de pescar perdi!”, desabafa Helô, assim que recupera o fôlego. Pedro tenta ajudar em alguma coisa, mas ela segue seu rumo, determinada.
Helô chega em casa sem o almoço e se depara com miséria da família
Helô (Isabelle Drummond) é uma jovem pobre que se vê responsável pelo sustento da família. Com a mãe Cândida (Denise Fraga) extremamente debilitada por uma doença e o pai, Jorge (Daniel Ribeiro), entregue à bebida, a moça busca na pesca o que trazer para comer em casa. E o drama dela só aumenta depois de ser derrubada de sua canoa por Ciro (Maurício Destri) e Hércules (João Vitor Silva) e ser obrigada a voltar de mãos vazias.
Assim que chega ao barraco da família, erguido às margens da represa de São Dimas, Helô se depara com o pai bebendo. “Isso não vai ajudar o senhor! Nem a gente!”, briga Helô, já tirando a garrafa de cachaça das mãos do pai.
Ele não aceita ser tratado daquela maneira pela filha e afirma que está naquela situação por uma grande injustiça: “Está pensando que seu pai é vagabundo? O doutor Fausto chegou a dizer um dia, na frente de todo mundo, que eu era o melhor contramestre que já teve naquela tecelagem!”.
Mas também foi o mesmo Fausto Leitão (Tarcísio Meira), dono das fábricas de tinta e tecido da cidade, que jogou aquela família na miséria ao demitir Jorge. Por coincidência do destino, este poderoso homem é pai de Pedro (Chay Suede), o velejador que socorre Helô quando a jovem cai da canoa.
Pedro vive em atrito com a madrasta Magnólia e o pai Fausto
O clima na chácara da família Leitão não é nada amigável! Magnólia (Vera Holtz) não consegue conquistar o enteado Pedro (Chay Suede) por mais que tente se mostrar amigável ao rapaz. Quando escuta o marido Fausto (Tarcísio Meira) se referir a ela pela alcunha de madrasta, retruca e tenta criar laços com o arquiteto: “Gostaria que você me considerasse a sua segunda mãe”. Mas o rapaz é bem direto na resposta: “Esse lugar pertence a Zuza (Ana Rosa), que me criou e cuidou de mim depois que a minha mãe morreu”. A matriarca prefere deixar a sala, chateada com o comentário.
Já sem o filho mais velho presente, Fausto revela a Vitória (Sophia Abrahão) e Hércules (João Vitor Silva), seus filhos mais novos, frutos do casamento com Mág, que pretende entrar na carreira política. Quem escuta esses grandiosos planos da família é Ciro (Maurício Destri), amigo de faculdade de Hércules que parece estar rondando a fortuna do colega.
Mas o envolvimento de Fausto com esse universo não demora a chegar aos ouvidos de Pedro. O filho mais velho escuta a madrasta falar que o patriarca deve favores ao político César Venturini (Otávio Augusto) e explode: “Que favores meu pai deve a ele? O apelido do Venturini é 20%. Esse é o valor da propina que ele cobra. Todo mundo sabe disso, Magnólia!”. Qual será a reação de Pedro quando ele descobrir que o próprio pai está pensando em se candidatar a um cargo?
Helô se desespera ao ver o pai preso em cela com condições precárias
O fardo da pobreza e do desespero é muito pesado para Jorge (Daniel Ribeiro), pai de Helô (Isabelle Drummond), suportar. Desnorteado com a doença da esposa, o desempregado tenta assaltar com uma arma de brinquedo a fábrica de Fausto (Tarcísio Meira), local onde ele mesmo já teve um emprego. Jorge é rapidamente detido pelos seguranças e levado para a delegacia superlotada de São Dimas.
Helô vai atrás do pai e pede para visitá-lo. Chegando lá, descobre pelo delegado quais são as condições da cadeia. A realidade é dura e a jovem não consegue sequer enxergar o pai pelas grades. Para piorar, de repente, os prisioneiros começam a ficar muito agitados e dão início a uma rebelião!
“Vai embora, filha! Fica longe desses animais!”, é tudo o que ela escuta antes de ser levada pelo investigador. Desesperada com as condições, Helô implora para seu pai ser tirado dali, mas o oficial é categórico: “Quem pode tirar seu pai é quem deu a queixa!”.
Helô implora para Fausto retirar queixa contra seu pai
Helô (Isabelle Drummond) é uma jovem pobre que está vendo sua família desmoronar. Com a mãe doente, a moça tem o pai preso por tentar assaltar a fábrica de Fausto Leitão (Tarcísio Meira) com uma arma de brinquedo. Ele estava desesperado pelas condições na qual vivia.
Ao presenciar Jorge (Daniel Ribeiro) em uma cela superlotada, a moça perde qualquer pudor ou orgulho e vai até a sala do empresário, onde implora de joelhos: “Só o senhor pode livrar o meu pai da cadeia! A gente tá passando necessidade, minha mãe tá muito doente, ele ficou desesperado! Perdoa ele, doutor Fausto”.
Sem sentir qualquer compaixão por aquele apelo, o empresário diz que o desempregado errou ao ameaçar uma funcionária, mesmo que a arma fosse de brinquedo: “A intenção era de verdade! Eu sinto muito pela sua mãe, mas, se depender de mim, seu pai vai mofar na cadeia!”.
A jovem conta com a ajuda de Pedro (Chay Suede), filho do empresário que conheceu na represa de São Dimas. O rapaz corre atrás de um habeas corpus, mas o documento chega tarde demais. Jorge é vítima de uma rebelião e acaba morto pelos outros presos. Helô e Cândida (Denise Fraga) recebem a notícia pela amiga Zuza (Ana Rosa), cozinheira da família Leitão.
Ela ainda explica que não pode ficar para fazer companhia, pois precisa voltar para um jantar importante na casa dos empresários. Helô se revolta: “O meu pai morre porque o sr. Fausto não retirou a queixa, e eles vão dar um jantar? Ele matou meu pai e a mulher dele não fez nada pra ajudar! Eles pensam que a gente é o quê? Lixo, mãe?”, esbraveja.
O que será que Helô vai fazer com tanta revolta? Não perca a estreia de A Lei do Amor, sua nova novela das 9, nesta segunda-feira, dia 3/10.
Veja também os resumos semanais: