Resumo da novela A Usurpadora – 17/10 a 21/10
Confira o resumo dos próximos capítulos da novela A Usurpadora (de 17 a 21 de outubro), exibida pelo Canal Viva, e fique por dentro dos principais acontecimentos desta semana.
Capítulo 81- Segunda-feira, 17 de outubro de 2022
Crendo que talvez Paola possa estar arrependida, Carlos Daniel vai até o hospital com a esperança de que a convencerá a auxiliar Paulina. Em alguns minutos de conversa para que ele se convença de que ela não mudou nada. Paola fala para Carlos Daniel que vai coagir sua própria irmã para que ela fique a seu lado para sempre.
Ao ser cobrada por Carlos Daniel sobre a proposta de que falou por telefone, Paola exige que ele faça com que Luciano Alcântara mude o seu testemunho e em troca lhe oferece o divórcio. Carlos Daniel não aceita e ela ameaça destruir Paulina e fala para seus filhos que ela é a verdadeira mãe deles. No litoral, Luciano Alcântara e o Dr. Edmundo vão até a casa onde viveu Paulina e lá conhecem Célia e Filomena.
As duas falam como tudo aconteceu e se comprometem a comparecer ao tribunal para testemunhar a favor de Paulina Martins. Assim que Carlos Daniel vai embora, Paola telefona para a irmã e, se fazendo passar por uma mulher sofrida, que vive atormentada com o medo da solidão, consegue arrancar de Paulina a promessa de que nunca se casará com Carlos Daniel.
Paola telefona para Luciano e oferece dinheiro para que ele mude seu depoimento, mas Luciano está mudado e não aceita o suborno. Osvaldo, muito apaixonado e arrependido, vai atrás de Paulina para falar que está disposto a se divorciar de sua esposa para se casar com ela. Paulina não topa e o manda embora. Muito preocupado com a ameaça de Paola de contar a seus filhos a verdade sobre a verdadeira mãe deles, Carlos Daniel dá ordens para que toda a correspondência vá direto para as mãos da vovó Piedade.
Com todo seu cinismo, Willy diz a Estephanie que só se casou com ela por conta do seu dinheiro, mas sua mulher não é mais a mesma e ao invés de um ataque de nervos, ela lhe dá um ultimato: ou arranja um emprego ou vai embora para sempre. Paola telefona para a Vovó Piedade e comunica que não sabe se retornará à mansão, quer eles queiram ou não.
Capítulo 82 – Terça-feira, 18 de outubro de 2022
Antes de ir para o tribunal, Paulina visita Paola no hospital e sai muito arrasada ao tomar conhecimento pela própria irmã que está disposta a retornar à mansão dos Bracho só para infernizá-los e pegar muito dinheiro. Reinicia no julgamento e o Dr. Edmundo apresenta novas testemunhas para o caso.
A primeira a depor é Célia, amiga de Paulina, que fala com detalhes tudo que ocorreu e aponta Luciano Alcântara e Alexandre Farina como amantes de Paola. O julgamento segue e os depoimentos das testemunhas trazem à tona o nome de todos os amantes de Paola, entre eles o de Donato D´Ángele. O pintor Donato D´Ángele é cotado como testemunha e comparece ao tribunal para depor.
Até Antônia, Isabel e Moacyr desejam testemunhar a favor de Paulina para tentar livrá-la da acusação de seqüestro. Osvaldo solicita o divórcio a Lurdes, que em uma atitude de destempero, ameaça matá-lo se ele a deixar. Carlos Daniel sofre um duro golpe ao ficar sabendo, em pleno tribunal, que Paola e Willy foram amantes. Lalinha acha o diário de Paola e toma uma decisão que pode inocentar Paulina.
Capítulo 83 – Quarta-feira, 19 de outubro de 2022
O Dr. Edmundo questiona a Carlos Daniel sobre o romance entre Paola e Willy. Carlos Daniel conta tudo que Paola fez contra os Bracho, mas não revela o problema de alcoolismo de Vovó Piedade. Só que a matriarca interrompe o depoimento do neto e fala para todos que Paola a transformou em uma alcoólatra.
Novamente, Osvaldo tenta deixar a casa e Lurdes faz de tudo para impedi-lo, mas desta vez nada pode fazê-lo mudar de ideia, e Osvaldo vai embora. O Dr. Montezinos defende Paola e a põe como vítima de Paulina. Paola, por sua vez, fala para Elvira que se Paulina for inocentada, ela a mata. O julgamento chega a sua fase final. A expectativa é grande e Leda, que torce pela condenação de Paulina, não perde a oportunidade de assediar Carlos Daniel.
O juiz solicita a todos que se retirem e é nesse momento que Lalinha chega ao tribunal com o diário de Paola. Carlos Daniel, de posse do diário,
que se Paulina for condenada, ele entrega ao juiz a prova definitiva para inocentá-la. Paulina é inocentada, mas recebe o veredicto com tristeza pois não sabe o que vai ser de sua irmã. Reunida com a família Bracho, ela comunica que desse momento em diante vai se dedicar a cuidar de Paola.
Capítulo 84 – Quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Paulina sai da prisão e em uma reunião com a família Bracho, comunica que irá residir com sua amiga Célia, e que daqui pra frente, irá dedicar a cuidar de sua irmã Paola. Rodrigo questiona se ela não pretende assumir o seu lugar na fábrica e Paulina fala que tem que se afastar, pois não pode ocupar um lugar que é de Paola.
Ao tomar conhecimento que sua irmã foi inocentada, Paola briga feio com o Dr. Montezinos e o acusa de não ter feito nada para mudar a sentença. Paola convence o Dr. Galícia a lhe dar alta e manda Elvira levar suas malas para a mansão dos Bracho. Mas Vovó Piedade é firme na sua decisão e diz a Elvira que Paola não retornará à mansão. A imponente Elvira bate de frente com Vovó Piedade e fala que Paola consultou os advogados e que possui direitos adquiridos.
Portanto, o retorno de Paola é praticamente um fato consumado e deixa Carlos Daniel fora de si, a ponto de revelar ao irmão que está disposto a matá-la. A ação de Carlos Daniel preocupa Rodrigo e à Vovó Piedade. Ao notar que não existe nenhuma chance de reconquistar Carlos Daniel, Leda decide seduzir o Dr. Edmundo e mais uma vez se dá mal, pois Edmundo revela que também se encontra apaixonado por Paulina.
Paulina, apesar de tudo que sofreu por culpa da irmã, vai ao hospital e se põe à sua disposição. Paola fala que receberá alta e que retornará à mansão dos Bracho. Paulina busca fazer com que ela mude de ideia, mas a Paola não desiste de seu plano maligno.
Capítulo 85 – Sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Paola não crê que Paulina esqueceu Carlos Daniel e vê na irmã sua maior rival, por isso não perde a chance de humilhá-la. Paola não quer a sua ajuda e ainda lhe falar, sem rodeios, que ela não serve para nada e garante que ninguém vai tirá-la do seu objetivo de retornar à mansão dos Bracho. Rodrigo busca acalmar Carlos Daniel e tentar contê-lo de cometer uma loucura.
Rodrigo pede a Carlos Daniel que tente agir com calma, que aceite a presença de Paola e enquanto isso entre com o pedido de divórcio. Mas a preocupação de Carlos Daniel é com seus filhos pois não tem conhecimento como vai esclarecer quem é Paola. Depois de falar com a vovó Piedade, Carlos Daniel decide passar para Paulina a tutela de Carlinhos. Paulina, depois da conversa com sua irmã, vai atrás de Patrícia e fala que Paola pretende contar toda a verdade para o Carlinhos.
Patrícia a aconselha a ir atrás de Carlos Daniel, mas Paulina teme pelo encontro pois não sabe se conseguirá se manter distante dele. O casamento de Estephanie fica cada vez pior, e Willy não perde a chance de colocar a mulher contra seus irmãos. Ele ainda a provoca falando que um dia talvez ele e Paola possam unir suas fortunas.
Rodrigo vai atrás de Paola e tenta convencê-la a não retornar à mansão, mas é inútil. Carlos Daniel vai atrás de Paulina para solicitar que ela fique com Carlinhos e a fala acaba em um beijo apaixonado. Paola chega à mansão dos Bracho e, sempre altiva e provocativa, desafia quem vai se atrever a expulsá-la.