Resumo da novela América – 13/05 a 18/05
Confira o resumo dos próximos capítulos da novela América (de 13 a 18 de maio), exibida pela Canal Viva, e fique por dentro dos principais acontecimentos desta semana.
Capítulo 145 – Segunda-feira, 13 de maio – 23:00, com reapresentação no dia seguinte às 13:45, domingo às 19:00
Lurdinha aconselha Haydée a viver sua vida e deixar Glauco em paz. Vera acusa Glauco de ter se aproveitado da inocência de Lurdinha, mas ele explica que está apaixonado e que quer se casar com ela. Nina diz a Vera que Lurdinha não é mais criança e sabia o que estava fazendo quando se envolveu com Glauco.
Vera conta a Nina que Glauco quer se casar com Lurdinha. Laerte manda que Geninho siga as orientações do advogado. Mazé e Geninho comparecem diante do juiz para a acareação. Alex tem algum plano novo contra Pimenta. Irene comenta com Pimenta que o namoro de Raíssa e Alex está firme.
Geninho diz ao juiz que Mazé sabia o que estava assinando. Mazé chora muito ao ver Geninho mentir e o juiz suspende a sessão. Na saída do fórum, Tião não se contém e parte para cima de Geninho. Os dois brigam e são levados para a cadeia. Bebela encontra a revista que Júnior comprou e mostra a Detinha e Bebela.
Júnior garante a Kerry que gosta dela. Detinha, Bebela e Penha folheiam a revista e encontram a foto de Cadu. Júnior fica envergonhado ao descobrir que as meninas acharam a revista e afirma que só a comprou porque achou que conhecia Cadu de algum lugar. Neuta convence o delegado a soltar Tião.
Dinho fica enciumado ao perceber o interesse do delegado em Neuta. Gomes comenta com Graça que gostaria de dar um computador a Farinha e instalá-lo na casa deles. Nina conta a Haydée que Glauco quer se casar com Lurdinha e diz que elas não podem permitir. Perkins pretende apresentar Sol à polícia na manhã seguinte.
Neto tenta convencer Helô a ficar com ele nos Estados Unidos, mas ela diz que o casamento deles acabou. Waldomiro tenta avisar Inesita de que Consuelo vai à boate onde ela trabalha. Um policial entra na boate e diz a Sol que ela está presa.
Capítulo 146 – Terça-feira, 14 de maio – 23:00, com reapresentação no dia seguinte às 13:45, domingo às 19:45
Sol foge para os fundos da boate. A polícia empreende uma busca. Perkins vê a confusão e adivinha que os policiais estão atrás de sua cliente. Sol escapa por um bueiro. Ela entra na limusine de Jota e pede que ele a tire dali.
Ed, desesperado, pergunta a Cidinha e Ju por que os policiais estão atrás de Sol, mas elas não têm coragem de contar a verdade. Miss Jane garante a Perkins que foi May quem denunciou Sol. Jota leva Sol para a pensão de Consuelo. Um dos policiais explica a Ed que Sol é procurada por tráfico de drogas.
Ed liga para May e pede seu apoio. Ela se faz de amiga, mas não gosta de saber que Sol escapou. Inesita consegue voltar para casa sem que Consuelo a veja. Consuelo diz a Sol que ela pode ficar escondida na pensão. Creusa provoca Tião, que não resiste. Simone entra no galpão onde estão Tião e Creusa, mas esta consegue sair sem ser vista.
Simone encontra uma liga no chão e quer saber quem era a mulher que estava com ele. Ele afirma que era Creusa, mas Simone acha que ele está mentindo e fica furiosa. Sol gostaria de dar explicações a Ed e Inesita se oferece para levar um recado seu para ele. Jatobá aconselha Vera a ser menos intransigente com Lurdinha, para não afastá-la de vez.
May diz a Ed que Sol o enganou. Tião tenta falar com Simone, mas ela não quer conversa. Simone diz a Mazé que tem certeza de que Tião estava com Detinha, e afirma que vai tomar providências. Gomes leva Farinha para comprar um computador. Farinha diz a Gomes que o considera um pai, deixando-o emocionado.
Feitosa diz a Creusa que eles já podem marcar a data do casamento. Flor decide pedir a Feitosa para não se casar com Creusa. Raíssa vai ao escritório de Glauco e vê uma foto de Lurdinha em cima da mesa. Lurdinha aparece na casa de Vera. Ju liga para Odaléia e diz que a polícia está atrás de Sol.
Capítulo 147 – Quarta-feira, 15 de maio – 23:00, com reapresentação no dia seguinte às 13:45, domingo às 20:30
Odaléia e Mariano acham que Sol está sendo procurada pela polícia porque é ilegal. Rosário faz a travessia do deserto rumo aos Estados Unidos. Sol pede que Inesita vá em busca de Ed para que ela possa conversar com ele, nem que seja pela última vez.
Geraldito diz a Sol que ela acabará sendo descoberta se continuar na pensão de Consuelo. Jota vê um homem estranho observar a pensão e teme que ele seja policial; depois, comenta que eles precisam arrumar uma maneira de tirar Sol de lá. Inesita vai à casa de Ed mas desiste de falar com ele ao saber que May está lá.
May diz a Ed que Sol deve ter lhe usado porque precisava de uma fachada, e coloca-se à disposição para ajudá-lo a qualquer momento. Raíssa garante a Glauco que Lurdinha só quer brincar e o acusa de fazer papel ridículo ao namorar uma garota tão mais nova do que ele. Glauco se entristece com a reação de Raíssa.
Lurdinha diz que Vera não vai impedi-la de namorar Glauco. Jatobá salienta que Vera deve aceitar que Lurdinha cresceu. Haydée e Nina observam Glauco e Lurdinha de longe, e ficam indignadas ao verem que ele faltou ao trabalho para ir à praia com ela. Creusa a Feitosa anunciam que vão se casar no fim do mês.
Flor pede que Farinha entregue uma carta a Feitosa. Islene descobre que Feitosa marcou a data do casamento e decide fazer uma última tentativa de reconciliação. Geraldito esconde Sol dentro de um bumbo e a carrega para fora da pensão , junto com os outros músicos e instrumentos do bar dos imigrantes.
Consuelo telefona para Ed e o convida para ir à boate dos imigrantes, sem mencionar que Sol estará lá. May lembra que Sol tem um chip rastreador sob a pele e decide contar à polícia, para que possam localizá-la. Carreirinha encontra a revista com a foto de Cadu. Tião pede perdão a Simone e ela cede. Ed chega na boate e, disfarçadamente, Jota o leva até Sol. Os dois se olham.
Capítulo 148 – Quinta-feira, 16 de maio – 23:00, com reapresentação no dia seguinte às 13:45, domingo às 21:15
Sol jura para Ed que foi enganada e que é inocente. Ed diz que se sentiu traído por ela. Sol explica que tentou contar-lhe a verdade várias vezes, mas não teve coragem. Os dois se abraçam. Neto pede ajuda a Jota para arrumar um emprego e diz que vai ficar nos Estados Unidos com ou sem Helô.
Helô garante a Mercedes que vai embora para o Brasil assim que puder. Ed garante a Sol que não vai abandoná-la. A polícia localiza Sol através do chip. May fica radiante. Sol pede que Ed não conte a May onde ela está. Ed garante que May não é sua inimiga, mas vai acatar seu pedido. A polícia invade a boate e prende Sol.
Tião sente uma tristeza que não consegue explicar. Perkins garante a Ed que vai ajudar Sol. Simone devolve a liga para Detinha e a manda ficar longe de Tião. Detinha não entende nada. Carreirinha mostra a Tião e Bóia a revista com a foto de Cadu, e eles ficam pasmos. Cadu diz a Gil que ganhou dinheiro com a venda de algumas cabeças de gado e que vai usá-lo para fazer uma reforma no trailer dela.
Gil fica encantada. Déia vê a foto de Cadu numa banca do Rio e fica horrorizada. Kerry vai dormir com Júnior na casa dele e joga charme. Júnior só quer ficar de mãos dadas, deixando-a atônita. Islene pede a Feitosa para esquecer a intriga que fizeram e volte para ela. Feitosa fica balançado, mas diz que não consegue mais confiar nela.
Islene vai embora furiosa. Nina trata Vera com frieza, deixando-a exasperada. Sol é levada para a cadeia. Perkins explica a Sol que ela terá de ficar presa por enquanto, mas tem esperanças de que ela será beneficiada ao dar à polícia as informações que tem.
Ed pensa em Sol e sofre. Tião sente como se estivesse preso e decide ir novamente à sessão espírita. Laerte e Pimenta aguardam num bar a chegada de Alex, que repassará a ela metade de sua sociedade com Glauco e o fazendeiro. Mari está com Helinho no mesmo bar e fica tensa ao ver Alex. Ed visita Sol na cadeia.
Capítulo 149 – Sexta-feira, 17 de maio – 23:00, com reapresentação no dia seguinte às 13:45, domingo às 22:00
Ed diz a Sol que a ama. Sol fica emocionada. Miss Jane conta para Perkins que teve um grande amor no Brasil, na época em que fazia universidade e pesquisa no interior do país, mas que a história não deu certo. Mazé pergunta a Zé Higino se ele gostaria de rever a mulher que amou no passado e ele diz que não, pois já está velho demais.
Miss Jane diz a mesma coisa para Perkins. Zé Higino resolve vigiar a janela de Neuta para o caso do invasor tentar entrar de novo. Tião, Bóia e Dinho decidem mostrar a foto de Cadu no baile dos peões. Detinha acha que Tião está interessado nela, por causa dos ciúmes de Simone. Neuta combina de se encontrar com Dinho em seu quarto e o manda entrar pela janela.
Gil fica furiosa ao ver a revista e vai para cima de Cadu. Alex cumprimenta Mari e Helinho e se dirige para a mesa de Laerte e Pimenta. Helinho fica muito perturbado ao saber que Alex é o ex-namorado de Mari. Ela também fica tensa, mas não percebe que Helinho e Alex já se conheciam. Farinha pergunta a Feitosa se ele já leu a carta de Flor, e ele se dá conta de que ela ainda está em seu bolso.
A carta está escrita em braile, e Feitosa fica preocupado, pois sabe que terá de pedir ajuda a Jatobá para lê-la. Zé Higino vê um homem escalar a janela de Neuta e atira com a espingarda. Dinho diz a Zé Higino que viu um homem pular a janela e estava perseguindo-o, por isso entrou dentro da casa.
Raíssa garante a Haydée que fará com que Lurdinha desista de Glauco. Lurdinha diz a Glauco que vai voltar a morar com Vera, pois só quer viver com ele depois do casamento. Glauco se sente inseguro e tem medo de perder Lurdinha. Nina encontra Lurdinha e a acusa de ser cínica.
Lurdinha diz a Nina que Glauco não ficou com ela porque não quis. Sol telefona para Mariano e Odaléia e conta que está na cadeia. Rique beija uma menina na escola, e o pai dela ameaça processá-lo. Haydée vai se encontrar com Glauco num restaurante. Nina descobre e decide aparecer no restaurante também. May visita Sol na cadeia.
Capítulo 150 – Sábado, 18 de maio – 23:00, com reapresentação na segunda-feira seguinte às 13:45, domingo às 22:45
Sol fica furiosa ao ver May ali, e vira a cara. May sorri. Os coiotes exigem mais mil dólares de Rosário e dos outros imigrantes para levá-los até os Estados Unidos. Rosário diz que não tem o dinheiro, mas afirma que trabalhará para pagar a dívida quando chegar nos Estados Unidos.
Os coiotes, disfarçadamente, separam aqueles que não pagaram, para entregá-los como isca à polícia. Helô é chamada para uma reunião na diretoria da escola de Rique para falar sobre o beijo que ele deu na menina. Jota arruma um emprego de guardador de carro para Neto.
Haydée diz a Nina que quer conversar em particular com Glauco e as duas começam a bater boca. Glauco aproveita a discussão e foge do restaurante. Nina e Haydée ficam indignadas ao perceberem que Glauco sumiu e vão atrás dele. Glauco observa Lurdinha na praia com um par de binóculos, e fica com ciúmes ao vê-la com os amigos.
Jatobá se oferece para ler a carta de Flor para Feitosa. Feitosa fica emocionado quando Jatobá lê que Flor pede que ele volte para Islene. Jatobá aconselha Feitosa a esquecer seu orgulho, mas ele afirma que não consegue mais confiar em Islene. Helinho conta para Mari que Sol foi presa por tráfico de drogas.
O delegado vai à casa de Neuta e leva flores para ela. Dinho morre de ciúmes e inventa que vai consertar a televisão, só para ficar perto dos dois. O delegado mostra a Neuta que o homem que ele precisa prender é mesmo Sinval, pois os números de todos os documentos conferem. Ele pergunta a Neuta se ela tem certeza de que Sinval morreu mesmo.
Neuta fica pasma. Tony telefona para Haydée e ela diz que está péssima. Perkins diz a Sol que chegou a hora de conversar com o juiz. Enquanto aguarda sua vez de falar com o médium, Tião diz a Sianinha que sente que uma coisa grande vai lhe acontecer. Tião é chamado. O juiz chama Sol.