Resumo da novela Cabocla – 30/12 a 04/01
Confira o resumo dos próximos capítulos da novela Cabocla (de 30 de dezembro a 04 de janeiro), exibida pelo TV Globo, e fique por dentro dos principais acontecimentos desta semana.
Capítulo 107 – Segunda-feira, 30 de dezembro
Mariquinha e Pepa ficam revoltadas. Boanerges vai conversar com Tobias e garante a ele que não foi culpado pela tocaia. Felício diz a Tobias que não foi Boanerges que lhe surrou. Tina fala para Tobias que Boanerges parecia sincero, mas ele não dá o braço a torcer. Neco encontra Boanerges e o provoca. Justino pede desculpas a Mariquinha. Pepa tenta convencer Mariquinha a colocar um vestido bonito e ir para a cidade, mas ela se recusa. Tomé diz a Neco que Belinha vai odiá-lo se ele acabar com Boanerges.
Neco garante a Tomé que entrou na política para mudar a vida do povo e não para se vingar de Boanerges. Zé recebe a resposta do telegrama que Boanerges esperava. Julieta aconselha Mariquinha a esquecer Tobias. Tina pergunta a Felício quem ele está tentando defender, mas ele não diz nada. Boanerges descobre que Luís está prestando depoimento na delegacia. Zaqueu e Nastácio começam a ignorar Ritinha, que fica fula. Zé diz a Justino e Macário que Boanerges recebeu o telegrama do deputado. Macário fica contrariado. Justino percebe. Luís e Boanerges saem da delegacia.
Boanerges discursa para o povo que estava em volta da delegacia, afirmando que a justiça foi feita. Justino percebe que Boanerges está se aproveitando da ocasião para fazer comício e fica irritado. Tobias confessa para Tina que não consegue parar de pensar em Zuca, apesar do que ela lhe fez. Tina fica magoada com Generosa, pois acha que ela gosta mais de Rosa do que dela. Generosa se arrepende de ter tratado Tina mal e fala que se Tomé quiser casar com ela, terá seu consentimento.
Bina diz a Boanerges que só quer que Zuca se case com Luís quando ele estiver curado. Luís ouve e fica incomodado. Pepa compra vestidos e sapatos novos para Mariquinha, para ajudá-la a conquistar Tobias. Luís garante a Tobias que não foi mandante da tocaia. Boanerges convence Chico a voltar a trabalhar para Zé. Luís avisa Tobias que ele está sendo acusado de assassinato e se oferece para ajudá-lo em seu depoimento. Tobias diz a Luís que não sabe se algum dia vai poder parar de odiá-lo. Luís pede que Felício lhe diga quem o surrou e garante que o culpado vai ser punido apenas dentro da lei.
Capítulo 108 – Terça-feira, 31 de dezembro de 2024
Luís fala para Boanerges que Felício não lhe disse quem foi o culpado, mas lhe autorizou a pedir que o delegado abra um inquérito. Neco diz a Justino que vai fazer uma campanha limpa contra Boanerges. Tina acha que Felício falou para Luís quem é o culpado. Zuca se recusa a casar com Luís com o vestido que ia usar para casar com Tobias. Tina e Tomé combinam os detalhes de seu casamento. Generosa torce para que Rosa não volte nunca mais, para espanto de Felício. Pequetita mostra a Joaquim que recebeu uma carta de Luís pedindo desculpas a ele. Joaquim se emociona e manda uma carta também pedindo desculpas. Luís fica radiante.
Tina e Tomé começam a construir um puxado para viverem juntos depois que casarem. Pepa ajuda Mariquinha a se arrumar. Emerenciana diz a Belinha que é melhor que ela esqueça Neco. Macário e Xexéu contam para Justino que foram intimados a depor na delegacia no caso da tocaia e da surra de Felício e acham que por trás disso há uma jogada política de Boanerges. Justino e Xexéu dizem a Felício que gostariam de lhe propor um acordo. Felício dá as costas para ambos.
Capítulo 109 – Quarta-feira, 1º de janeiro de 2025
Justino diz a Felício que quer apenas que a justiça seja feita. Felício acusa Xexéu de ter mandado surrá-lo, deixando Justino pasmo. Xexéu tenta ir embora, mas Tomé o impede. Luís confessa para Boanerges que Felício lhe disse quem é o culpado e que ele contou para o delegado, mas avisa que não pode revelar mais nada por enquanto. Justino e Tomé levam Xexéu para a delegacia. Felício explica para Generosa que não tinha acusado Xexéu antes porque não queria que Tobias o matasse. Tomé conta para Tobias que Felício acusou Xexéu.
Tobias acha que Justino estava envolvido e diz a Neco que ele não pode mais contar com ele para nada. O delegado manda prender Xexéu, que garante que foi Boanerges quem mandou Felício acusá-lo. Neco avisa Justino que Tobias está com raiva de todos eles. Tobias fica com raiva ao saber que Luís já sabia quem era o culpado. Boanerges descobre que Xexéu foi preso e acha que ele deve ter feito tudo a mando de Justino. Luís explica a Boanerges que alguém pode ter tentado incriminar Xexéu. Justino diz a Mariquinha que acha que Boanerges tentou incriminar Xexéu. Generosa teme que Tobias vá fazer alguma besteira.
Generosa pede que Tobias pare de sentir raiva e comece a tocar sua vida. Ritinha fica furiosa com Zaqueu, Chico e Nastácio, que a ignoram. O delegado solta Xexéu por falta de provas, mas manda que ele tome cuidado com Tobias. Emerenciana fala para Boanerges que essa acusação contra Xexéu pode acabar se virando contra ele. Zuca aconselha Belinha a largar tudo e fugir com Neco. Mariquinha confessa para Neco que colocou roupas novas na esperança de que Tobias fosse se interessar por ela. Generosa entrega para Tina um vestido que havia feito para Rosa e diz que não quer mais pensar nela.
Tobias e Tomé pedem demissão a Justino. Neco manda Justino dar dinheiro a mais para Tobias e o manda se afastar de Mariquinha, deixando-o furioso. Pepa garante a Mariquinha que Tobias gosta dela, ou não teria se incomodado com o que Neco disse. Tobias jura se vingar de Justino e ameaça usar Mariquinha para isso. Tomé diz a Tobias que não vai perdoá-lo se ele magoar Mariquinha. Macário garante a Xexéu que foi Boanerges quem quis incriminá-lo. O delegado pergunta a Felício se os capangas que lhe bateram eram das redondezas.
Capítulo 110 – Quinta-feira, 2 de janeiro
Felício explica ao delegado que os homens estavam com o rosto coberto. Zuca manda um recado para Neco para ele vir encontrar Belinha. Bina se preocupa com a doença de Luís, mas Zé a tranquiliza. Chico começa a sentir uma dor muito forte. Bina percebe que ele está realmente doente. Tobias tenta dar um beijo em Mariquinha, que fica com raiva dele e lhe dá um tapa, deixando-o pasmo. O delegado pede para conversar com Boanerges e pergunta se é verdade que Macário ameaçou Justino em sua presença. Neco vai visitar Belinha, mas ela diz que não pode ser vista com ele. Neco fica chateado.
Zuca diz a Belinha que ela vai acabar perdendo Neco. Boanerges se recusa a responder de forma direta às perguntas do delegado. Justino aconselha Neco a esquecer Belinha. Pepa gosta de saber que Mariquinha deu um tapa em Tobias. Tobias garante a Generosa que vai se vingar de Justino de um jeito que vai doer bastante. Luís diz a Boanerges que o delegado está desconfiado de que o mandante da tocaia tenha sido Macário. Boanerges teme que o povo vá pensar que Macário ordenou a tocaia a mando dele. Macário pede para conversar com Boanerges.
Capítulo 111 – Sexta-feira, 3 de janeiro
Macário garante a Boanerges que o delegado está tentando incriminá-los e lhe propõe um acordo. Tobias conta para Tomé que Mariquinha lhe deu um tapa. Tomé diz a Tobias que vai se zangar com ele se ele fizer algum mal para Mariquinha. Pepa fala para Mariquinha que ela não tem que esquecer Tobias, mas aprender a lidar com ele. Boanerges aceita se aliar novamente a Macário. Chico é operado pelo Dr. Teles. Emerenciana fica revoltada ao saber que Boanerges se aliou a Macário e diz que não vai receber nem a ele nem a Xexéu em sua casa. Tomé e Tobias decidem tentar comprar umas vacas de Boanerges com o dinheiro que receberam de Justino.
Boanerges manda que eles escolham as vacas que quiserem. Emerenciana pede que Boanerges seja generoso com eles. Tina e Generosa sonham em tocar as terras da família em paz. Boanerges dá as vacas de presente a Tobias e Tomé. Macário e Xexéu vão até a delegacia e tentam descobrir dados sobre a investigação, deixando o delegado desconfiado. Boanerges fala para Neco que Macário e Xexéu passaram para seu lado. Neco pergunta a Boanerges se ele ofereceu a mão de Belinha em troca da aliança. Boanerges fica furioso e parte para cima de Neco.
Capítulo 112 – Sábado, 4 de janeiro
Tomé e Tobias conseguem segurar Neco e Boanerges e impedi-los de brigar. Boanerges comenta que foi uma pena que tenham errado o tiro em Neco, deixando Tomé desconfiado. Macário diz a Justino que Boanerges quer ser seu aliado de novo e sugere que Mariquinha se case com seu filho para consolidar a aliança. Justino garante a Neco que não vai fazer nada que Mariquinha não queira. Tobias diz a Mariquinha que ela o fez esquecer Zuca e a pede em casamento. Mariquinha aceita. Macário fala para Boanerges que Justino ofereceu Mariquinha para ele, mas garante que gostaria que seu filho se casasse com Belinha. Boanerges promete que vai conversar com Belinha.
Justino pergunta a Mariquinha se ela não quer se casar com o filho de Macário. Mariquinha fala que quer aceitar o pedido de Tobias, deixando Justino perplexo. Felício pensa que deveria ter falado a verdade para o delegado e dito que as vozes que ouviu eram de homens de Boanerges. Emerenciana fica revoltada ao saber que Boanerges quer casar Belinha com o filho de Macário. Belinha fala para Boanerges que vai casar com quem ele quiser. Pepa briga com Justino por ele não querer deixar que Mariquinha se case com Tobias. Tobias jura se vingar de Justino.