Resumo da novela Ribeirão do Tempo – 13/11 a 17/11
Confira o resumo dos próximos capítulos da novela Ribeirão do Tempo (de 13 de novembro a 17 de novembro), exibida pela Record, e fique por dentro dos principais acontecimentos desta semana.
Segunda-Feira, 13/11/2017 – Capítulo 180
Nicolau diz a Lincon que o jornal apoiará a decisão de Querêncio.
Ele tenta retrucar, mas o senador diz que não adianta discutir, irá apoiar. Iara diz a Joca, que precisa de sua ajuda urgente.
Ela explica a situação para o detetive, que está disposto a ajudar. Marisa diz a Querêncio que não apóia a Lei Úmida.
Ele tenta justificar em vão. Querêncio levanta-se num rompante dizendo que tem que tomar sérias medidas.
Marisa quer saber o que é, mas o pintor diz que não pode falar e que precisa fazer um desenho urgente. Tito tenta achar uma solução para o caso de Iara e é interrompido por sua mãe.
Ele pede para que ele a deixe, pois precisa resolver um caso muito sério. Ela curiosa tenta saber o que é, mas Tito não conta.
Ela fica alarmada, achando que seu filho não está bem. Iara vai tirar satisfações com Virgílio, que finge não ter nada a ver com o acidente dela.
Ela finge que acredita e diz que não suspeita dele. Ele fica contente por achar que não é suspeito pelo acidente.
Flores diz a Nicolau e Karina que o presidente não deixará de ir a festa de 250 anos de Ribeirão do Tempo. Nicolau pergunta sobre o plano de matar o presidente e Flores diz que já tem um plano.
O professor diz a Karina que precisará de sua ajuda e ela fica animada e eles brindam. Sancha, Léia e Joca conversam sobre a Lei Úmida.
Quando Joca vai embora, Léia diz a Sancha que acha que seu filho não está bem das idéias. Joca vai a delegacia falar com Ajuricaba.
Ele mostra as fotos para O delegado e para Marta e afirma que as pessoas da foto estão envolvidas com a queda do avião da pousada. Ajuricaba fica irritado e manda prender Joca.
Tito diz a Newton e Mateus que Iara não saltará por um tempo e todos brincando a sacaneiam. Marta enfrenta Ajuricaba e diz que o caso de Joca tem que ser investigado.
Ela mostra Ferrolho ao delegado e explica quem é. Ajuricaba fica sem ação diante das explicações de Marta.
Ela garante ao detetive que o caso será investigago e o delegado fica espumando de ódio. Nicolau comunica a Beatriz e Larissa que Karina irá morar na fazenda.
Elas não gostam da Notícia. Nicolau encontra Dália, diz que a levará na fonte e pede para que ela a encontre no mesmo local onde se encontraram da outra vez.
Eles se encontram e o senador a leva pela floresta. Nicolau conta uma história para Dália e mostra uma jóia a menina.
Ele diz que se ela provar ser uma boa menina ganhará o presente. Ele complementa que ela tem que se mostrar para ele e a segura pelo braço.
Ela pede para que ele a deixe ir embora, mas ele diz que só depois que ele a transformar em princesa. Joca liga para Iara e conta que já fez a denúncia.
Joca vai até a empresa procurar por Arminda. Marta e Ajuricaba conversam a respeito das fotos.
Ele pede para que Marta envie um convite para o senador comparecer a delegacia. Ela diz que ele não irá até lá e que o delegado tem que ir até o senador.
Joca conta a Arminda que deixou as fotos na delegacia. Ela fica apavorada e ele conta que a cliente misteriosa era Iara.
Ele diz que se o jornal não fosse controlado pelo senador denunciaria também por lá e Arminda o incentiva a falar com Lincon. Beatriz está conversando com o jardineiro e Dália passa toda tremula e amarrotada.
Ela pede para que a menina se aproxime e pergunta o que aconteceu. Ela tenta desconversar, mas ao ser questionada se estava com o senador, ela fica assustada e sai correndo.
Beatriz fica pensativa querendo saber o que aconteceu com Dália. Ela conta a Larissa sobre o que presenciou e as duas desconfiam de Nicolau.
Chico conta a Nicolau que viu sua mãe e Dália conversando, que não gosta muito da notícia. Ari, revoltado, conversa com Jumento sobre a nova lei de Querêncio.
O prefeito manda fazer a roupa de seu quadro. Ele conta a Sancha a nova ideia que teve.
Filomena e Mateus conversam. Tito para e não gosta do que vê.
Terça-Feira, 14/11/2017 – Capítulo 181
Beatriz vai ao quarto de Nicolau conversar sobre Dália e ele fica furioso.
Dália diz a sua mãe que não está se sentindo bem, que fala para filha descansar um pouco. Beatriz quer saber se Nicolau abusou de Dália, que fica irritado com a acusação e a manda sair do quarto.
Ela diz que não terminou a conversa, mas ele a pega pelo braço e diz que se ela não sair por bem sairá por mal. Mateus e Filomena continuam conversando.
Tito segurando o ciúme se aproxima dos dois e participa da conversa. Ele aproveita e convida Filó para descer o rio, que recusa.
Ele então desiste e deixa os dois conversando. Mateus convida Filó para um banho de piscina.
Tito conversa com Newton sobre Mateus e Filomena. Querêncio mostra a Sancha os desenhos do novo monumento que ele quer inaugurar no dia da visita do presidente.
Ela diz ao prefeito que uma forca não irá pegar muito bem e ele a tranqüiliza. Vera visita Marisa.
Marisa conta a Vera que sente falta da boate. Ela tenta animar à amiga.
Beatriz conta o problema com Dália para Larissa. Ajuricaba vai à casa do senador para fazer uma visita e as duas ficam apreensivas.
O delegado mostra as fotos para Nicolau que leva um baque quando as vê. Joca liga para Newton e pede para que eles se encontrem.
Ele completa que suas investigações estão avançando e Newton agradece a ajuda. Nicolau se recupera do susto e pede explicações para o delegado.
Ajuricaba explica a acusação e é intimidado por Nicolau. Arminda está de saída e avisa que não irá jantar em casa.
Diana curiosa tenta saber aonde a Tia vai, sem sucesso. Arminda se encontra com Joca as escondidas.
Eles vão a casa de Lincon e Patrícia, que estranham a visita. Marisa e Diana estão conversando.
A menina pede para que Marisa a leve a boate, que nega, alegando que lá não é lugar para ela. Ela pergunta por que era para ela, Marisa hesita em responder e é salva pela chegada de Querêncio, todo sério.
Marisa pergunta sobre como vão as coisas na prefeitura e se os dois poderão conversar. O prefeito diz que as coisas vão caminhando e que só poderão conversar mais tarde.
Sancha e Romeu conversam a respeito de Querêncio. Ela conta a ele sobre o novo monumento que o prefeito deseja fazer.
Joca e Arminda mostram as fotos para Lincon e Patrícia, que ficam chocados ao saber que o senador tem a ver com a queda do avião e a morte do piloto. Nicolau conta a Nasinho que as fotos foram parar na polícia e que o delegado foi até a sua casa pedir explicações.
Ele diz que tem que bolar uma história consistente para explicar a existência das fotos. Nasinho fica apavorado.
Lincon explica que não tem mais autonomia para fazer uma denúncia dessas no jornal, pois o acusado é seu sócio. Arminda e Joca tentam convencê-lo que o povo de Ribeirão precisa saber.
E sua esposa concorda com os dois. Ajuricaba e Marta tentam achar soluções para o caso que Joca apresentou.
Tito tenta descobrir sobre o dia de Filomena. Ela diz que ficou na piscina com Mateus.
Ele fica com ciúmes, mas se controla e pede para ter uma conversa sobre os dois. Ela pede para que ele espere um pouco e ele fica tenso.
Mateus bebe no bar e Iara pergunta por que ele ainda não foi dormir. Ele alega que está com insônia por causa de Filomena.
Tito pergunta para Filó se ela tem alguma coisa com Mateus. Ela diz que ainda não, que eles são só amigos e que ele não precisa se preocupar, pois o casamento é só de fachada.
Ele tenta não se contradizer e tenta contornar a situação. Nicolau e Karina falam a Célia e Bruno que ela irá morar na fazenda com ele.
Eles ficam recuados no inicio, mas depois de Nicolau dizer que precisa de ajuda com a mãe, eles acabam concordando. Sereno procura Marta na delegacia, para entregar-lhe um livro.
Ele pede para dormir com Marta que fica assustada com o pedido. Nicolau e Karina vão a casa de Flores.
A mãe de Dália diz a Beatriz e Larissa que a filha está doente e as duas se olham preocupadas. Nicolau explica sua situação a flores que o acalma dizendo que depois da visita do presidente tudo irá mudar.
Quarta-Feira, 15/11/2017 – Capítulo 182
Sereno pergunta novamente se Marta pensará em dormir com ele.
Ela diz que não e pede para ele ir embora. Marta diz a Cardoso que Sereno está apaixonado por ela.
Ele tira sarro dela e diz que ela realmente é um mulherão. Newton vê Mateus dormindo com uma garrafa de bebida na sala e o acorda dizendo para ele ir dormir no quarto.
Filomena e Tito não conseguem dormir. Ele tenta falar com Filó, que finge estar dormindo e não responde.
Marisa custa a acreditar que Querêncio usará a farda diariamente. Ele diz que a farda o ajudará a governar melhor.
Marisa diz que só fala para o bem dele, que concorda. Ela o questiona a respeito da bebida.
Ele diz que não pôs nenhuma gota de álcool na boca. Ela pergunta se parar de beber assim, não está fazendo mal.
Ele diz que não e que compensará no Dia Úmido. Marisa fica preocupada.
Joca convence Arminda a ir para seu quarto. Arminda tenta explicar a Joca, de forma carinhosa, que está mais maleável porque vai embora de Ribeirão e que ele tem que se conformar para se magoar.
Joca diz para ela não se preocupar porque no final eles irão ficar juntos. Arminda endurece o tom e Joca diz para ela não se preocupar porque ele está preparado.
Joca sonha com Arminda indo embora e chora enquanto dorme. Arminda, irrita, acorda Joca e o manda ir embora.
Joca fica impressionado com seu sonho. Elza se assusta ao ver Joca saindo do Solar.
Em seguida, Arminda aparece e diz a Elza que ela não viu ninguém. Ela concorda e sai apressada.
Matilde, empregada da casa de Nicolau e mãe de Dália, fala com Beatriz sobre o estado de saúde de sua filha. Beatriz fica preocupada.
Ela conversa a Larissa que essa história precisa ser esclarecida e que conversará com Nicolau. Ela tira satisfações com Nicolau.
Ele diz que acabará com essa mania de interrogação de sua mãe e não vai demorar. Ele a pega pelo braço e a põe para fora da sala.
Ari e Ajuricaba conversam a respeito das trapalhadas de Querêncio. Jumento diz que se ele continuar assim, ele precisará dobrar o número de programas.
O prefeito se reúne com seu secretariado para falar sobre o novo monumento da praça. Querêncio diz que a forca é para quem pisar na bola na cidade.
Célia diz que isso vai causar pânico e debandada na cidade. Todos riem e de repente Bill dá uma gargalhada e todos se calam olhando para ele, que para de rir e se vira para parede.
Nicolau desliga o telefone e fica pensativo. Ele sente que há mais alguém na sala, quando ele se vira percebe que Dália está ali.
Ele pergunta o que ela quer. Dália chorando, ergue o braço direito com o punho fechado e o sacode, ameaçando Nicolau, que fica impressionado.
Ela se retira da sala e ele fica perturbado. Ela passa por Chico, que estranha seu comportamento.
Ela vai para o rio, se aproxima e entra na água deixando a correnteza a levar. Iara e Newton levam os hóspedes para fazer rafting.
Bill senta para olhar o rio, vê alguma coisa sendo carregada velozmente pela correnteza e começa a gritar pedindo ajuda. Newton e Iara escutam os gritos e vão até ele.
Eles vistam o corpo na água e vêem Bill, as margens do rio, correndo e apontando para o corpo. Eles alcançam o corpo e conseguem puxar dália pra dentro do bote.
Eles perguntam algumas coisas e ela hesita em responder. Eles perguntam onde ela mora e ela diz que mora na fazenda.
Newton e Iara se olham. Ela pergunta se é na fazenda de Nicolau e ela se assusta ao escutar esse nome.
Iara se oferece para levá-la em casa. Dália pede para não ir.
Iara diz que a levará para sua mãe e a acaricia. Matilde pergunta para Beatriz e Larissa por Dália.
Ela acha que aconteceu alguma coisa de ruim com a menina. Nicolau irritado manda todas cuidarem de suas vidas e diz que ela deve estar brincando.
Iara diz que a levará para sua mãe e a acaricia. Matilde pergunta para Beatriz e Larissa por Dália.
Ela acha que aconteceu alguma coisa de ruim com a menina. Nicolau irritado manda todas cuidarem de suas vidas e diz que ela deve estar brincando.
Iara e Newton levam Dália para fazenda. Matilde fica aliviada em ver a menina bem.
Nicolau encara Iara. Ela recomenda que leve a menina ao médico.
Marta e Ajuricaba conversam a respeito do caso do senador. Virgílio lê a intimação que recebeu da delegacia.
Iara e Newton contam todos da pousada sobre o ocorrido no rio. Eles comentam o fato de Bill ter falado.
Karina preocupada com Nicolau liga para ele, que olha o visor e não atende. Ela fica pensativa.
Lincon diz a patrícia que tomou uma decisão em relação a denúncia de Joca. Beatriz tenta falar com Nicolau que a ignora.
Nicolau vai a casa de Dália. Ela e sua mãe ficam assustadas com a visita.
Quinta-Feira, 16/11/2017 – Capítulo 183
Larissa fica preocupada com o comportamento de Beatriz.
Nicolau fala para Matilde que ela precisa ir embora de Ribeirão com suas filhas e que lhe dará bastante dinheiro para começar a vida em outro lugar. Ele retira do paletó dois bolos de dinheiro e Matilde fica atônita.
Lincon chama Lílian para conversar sobre a acusação de Joca e decide publicar a acusação. Arminda diz a Querêncio que o presidente não vai entender o monumento na Praça do Enforcado.
Marisa concorda com Arminda. Querêncio diz que faz parte da história da cidade e que o presidente terá que entender.
Ari começa seu programa na televisão. Querêncio assiste, enquanto Marisa folheia uma revista.
Querêncio se irrita e discute com a TV. Marisa desliga a televisão e diz que infelizmente concorda com algumas coisas que Ari disse.
Ela fala para Querêncio tomar cuidado para não enlouquecer. Ele liga a televisão e se joga na cama, magoado.
Beatriz conversa com o quadro de Érico e relembra a infância de Nicolau. O Senador chega à sala e Beatriz pergunta onde ele estava.
Nicolau diz que tem coisas que ela precisa saber e que eles terão uma conversa definitiva. Nasinho recebe a intimação para prestar depoimento na delegacia.
Ele tenta ligar para Virgílio, mas o celular está desligado. Zuleide convida Nasinho para sair e é dispensada.
Virgílio tira satisfações com Iara por ter recebido uma intimação para depor. Nicolau conta para sua mãe que deu bastante dinheiro para Matilde ir embora de Ribeirão.
Beatriz fica perdida, a ponto de enlouquecer de vez. Virgílio exige explicações de Iara, que se faz de desentendida e manda ele perguntar a Nasinho.
Larissa pergunta a Beatriz como foi a conversa com Nicolau. Ela diz que foi uma ótima conversa entre mãe e filho e que irá se deitar porque está cansada.
Larissa a observa, perplexa. Joca conversa com Newton sobre a morte de Silvio quando avista Lincon.
Ele diz ao jornalista que vai provar a inocência de Newton e pergunta o que ele decidiu fazer com a denúncia. Lincon diz para eles comprarem a Folha da Corredeira do dia seguinte.
Newton agradece aos dois e os oferece uma rodada de cachaça. Patrícia conta a André e Sônia sobre a decisão de Lincon.
Joca diz a Arminda que Lincon vai publicar sua denúncia. André parabeniza o pai pela atitude e Lincon diz que vai se dar mal por isso, mas que cumpriu seu dever de jornalista.
Lílian não consegue avisar Nicolau sobre a denúncia no jornal e fica apreensiva. Célia e Bruno conversam sobre a Lei Úmida e perguntam a Karina por que ela está arrumando as malas.
Karina diz que vai morar na casa de Nicolau. Célia a questiona e Karina diz que está entusiasmada.
Nicolau diz para Karina se mudar bem cedo, antes do café da manhã. Arminda diz que está preocupada e Joca diz para ela ficar tranqüila porque ele teve uma ideia.
Nicolau e Karina se imaginam tomando posse da presidência da República. Larissa fica angustiada ao presenciar Beatriz delirando na sala.
Newton conta a Tito que saiu uma denúncia contra o senador no jornal. Ele diz que Joca conseguiu fotos em que aparecem Nasinho e Virgílio conversando com Ferrolho.
Tito fica assustado. Mateus pede a Filomena para ter uma conversa a sós.
Lílian vai à casa de Nicolau, mas quando chega Larissa a aconselha ir embora. Ela insiste e diz que vai esperar no escritório.
Alfredo e Romeu ficam assustados com a notícia sobre Nicolau.
Sexta-Feira, 17/11/2017 – Capítulo 184
Nicolau conversa com Karina sobre a sua mudança para a fazenda.
Larissa avisa a Nicolau que Lílian o espera no escritório. Ele se irrita e diz que ela vai esperar mais.
Léia lê o jornal e liga para Flores. Ele promete deter Joca e Léia o agradece.
Joca, Alfredo e Romeu conversam a respeito da denúncia na Folha da Corredeira. Alfredo e Romeu mandam Joca se preparar para as conseqüências e o detetive diz que está preparado.
Larissa diz a Nicolau que Beatriz está enlouquecendo. Nicolau se irrita com a tia.
Ele vai ao escritório e manda Lílian falar logo o que quer. Ela mostra a manchete do jornal e o senador se irrita ainda mais.
Nicolau diz que Lincon vai se dar mal, chama Lílian de incompetente e a pega pelo braço com força. Patrícia e Lincon estranham o senador ainda não ter se manifestado.
O jornalista comenta que provavelmente Lílian já contou a sobre a matéria e que, a qualquer momento, Nicolau aparecerá para matá-lo. Patrícia diz que ele fez o que era certo.
Filomena comenta com Mateus e Newton que está orgulhosa do seu amigo Joca e que ele provou a todos que é um ótimo detetive. Tito fica enciumado com a proximidade entre Filó e Mateus.
Newton comenta que agora tem mais chances de ser inocentado. Tito diz que vai até a delegacia saber mais sobre a investigação.
Filomena diz para ele procurar Joca, que deve saber mais que o delegado. Iara pergunta sobre Virgílio e ninguém sabe responder.
Mateus comenta que é difícil incriminar um senador. Beatriz surta e age como se tudo estivesse normal.
Ela diz a Chico que Matilde e Dália foram embora porque não estavam contentes na fazenda. Larissa observa aflita como Beatriz está ignorando a realidade.
Beatriz cumprimenta amorosamente Karina, que fica sem entender nada e depois comenta com Nicolau que sua mãe não está bem. Ele diz que Beatriz está bem, mas Karina insiste e ele a despista.
Larissa sugere que Beatriz vá ao médico, mas a irmã diz que nunca se sentiu melhor. Larissa fica mais aflita.
Tito tenta saber mais sobre a investigação com Ajuricaba, sem sucesso. Nasinho e Virgílio combinam seus depoimentos para não caírem em contradição.
Joca mostra as fotos para Tito. Ele fica indignado ao ver Virgílio com Nicolau e Ferrolho.
Nicolau discursa na TV e tenta culpar a Conspiração Azul. Flores assiste o discurso com Sereno, que está ansioso para ver a hora em que Flores vai eliminar o senador.
Tito conta a Clorís sobre as fotos que Joca tem e ela o aconselha a demitir Virgílio. Tito diz que ainda não sabe o que vai fazer.
Virgílio vai à delegacia depor e ao ser questionado por Ajuricaba sobre fotos, inventa algumas histórias. Marta fica atenta ao depoimento.
Querêncio, reunido com seu secretariado, lembra que é o primeiro dia da Lei Úmida e quer tratar de alguns detalhes. Célia diz que tem algumas sugestões.
Sancha diz que sua sugestão é que todos se preparem para o dia seguinte. Querêncio fica irritado.
Clorís vai sair e Mateus a alerta que é o primeiro dia de Lei Úmida. Ela diz que está saindo por isso mesmo.
Mateus comenta que Filó também foi para a cidade conversar com seu pai a respeito da nova lei. Filomena aconselha Querêncio a suspender enquanto há tempo.
Ele diz que Marisa, Sancha, Arminda e ela estão entendendo a situação ao contrário. Ela pergunta se ele acha que todos estão errados e só ele está certo.
Querêncio confirma e Filomena desiste de argumentar. Virgínia diz que a nova lei será um sucesso.
Filomena diz a Sancha que tentou convencer seu pai a cancelar a lei, mas o esforço foi em vão. Filomena diz que não vai participar.
Sancha e Célia também. Querêncio vai chamar Alfredo e Romeu para a inauguração da Lei Úmida.
Teixeira diz a Bruno e Célia que a Câmara de Vereadores que anular a nova lei. Querêncio discursa na praça, dando abertura ao Dia Úmido.
Ele chama Flores para discursar também e os dois são aplaudidos pelo povo. Filomena vai ao Solar conversar com Marisa sobre Querêncio.
Clorís chega à praça e é obrigada a beber por um funcionário da prefeitura. Ari vê a cena e fica indignado.
O funcionário o convence a beber também. Jumento brinda com Clorís.