Resumo da novela Tieta – 13/01 a 17/01
Confira o resumo dos próximos capítulos da novela Tieta (de 13 de janeiro a 17 de janeiro), exibida pela TV Globo, e fique por dentro dos principais acontecimentos desta semana.
Capítulo 31 – Segunda-feira, 13 de janeiro
Ascânio sai do quarto e Helena manda Carmosina sair também, mas elas começam a brigar. Carmosina fala que Helena precisa ir embora e ela responde que Carmosina está com inveja porque nunca foi amada. Osnar aconselha Carmosina a não se meter na vida de Ascânio, mas ela diz ter certeza de que Helena está mentindo.
Ricardo diz a Tieta que ajoelhava no milho para esquecer mulheres, mas que com ela isso nunca funcionou. Modesto se disfarça para ir ao cabaré de Zuleika. Todos os homens da cidade vão à noite beneficente, mas Zé Esteves sente uma tontura e acaba ficando em casa. O carro de Silvana enguiça na estrada. Perpétua chega no bingo e manda Peto ir para casa. Ele vai observar a festa de Zuleika. Ricardo pergunta a Tieta se desistiu de ir embora e ela responde que sim.
Tieta avisa a Ricardo que um dia irá embora. Zé Esteves sonha com a sua morte. Elisa sente cheiro de perfume de mulher em Timóteo. Modesto escuta gemidos na rua. Zuleika, vestida como a Mulher de Branco, avança em direção a ele. Ele cai no chão, bate com a cabeça e desmaia. Depois, Marcolino ouve os gemidos de Modesto e o socorre. Modesto conta que foi atacado pela Mulher de Branco, vai para casa, pega uma arma e diz que vai matá-la. Ele convoca alguns homens e sai à procura dela. Ascânio beija Helena. Modesto vê o vulto de Silvana, pensa que é a Mulher de Branco e atira.
Capítulo 32 – Terça-feira, 14 de janeiro
O tiro não atinge Silvana. Modesto a reconhece e pede desculpas. Marcolino chega e a leva para a pensão de Milu. Ascânio e Helena dormem juntos e ele diz que está disposto a lhe dar uma nova chance. Elisa vê uma marca de batom no peito de Timóteo. Eles brigam e ela diz que assim que amanhecer vai sair de casa.
Modesto conta para Carmosina que foi atacado pela Mulher de Branco e pede segredo. Tonha pega uma pulseira e recorda quando a ganhou de Arturzinho. Imaculada pede a ajuda de Filó para fugir da primeira lição com o coronel. Elisa vai para a casa da mãe. Silvana vai até a casa de Dário agradecer pela ajuda na noite anterior. Carol pede a Modesto para levar Júnior para morar com ela.
Carol ameaça dizendo que enquanto não tiver seu filho ela não vai mais sentar no colo de Modesto. Ele pega de volta o dinheiro que tinha levado para ela. Elisa vai para a casa da mãe e Tonha promete que vai conversar com Timóteo. Ascânio conta aos amigos que se reconciliou com Helena. Leonora fica sabendo e chora. Tonha diz a Timóteo que acredita nele e que vai tentar convencer Elisa a perdoá-lo. Zé Esteves manda Elisa embora. Ela volta para casa, mas trata mal o marido. Carmosina revela a Leonora que leu a carta enviada para Helena e descobriu que ela está enganando Ascânio.
Capítulo 33 – Quarta-feira, 15 de janeiro
Leonora se recusa a ler a carta. O coronel chama novamente Imaculada para a lição, mas Filó lhe diz que ela está narrando uma história para as meninas. Ele vai escutar e acaba dormindo. Carol conta a Osnar o que fez com Modesto e ele acha que ela se precipitou. Tieta fala para Perpétua que vai ficar no Agreste. Cosme fala para Ricardo se abrir, mas ele pede que o amigo o deixe em paz. Tieta conta para Leonora o que aconteceu entre ela e Ricardo. Leonora fala para Tieta da carta de Helena. Carol pede desculpas a Modesto e ele lhe devolve o dinheiro. Tieta aconselha Carmosina a desmascarar Helena. Ela então procura Ascânio e lhe diz que pode provar que Helena não é o que parece.
Carmosina entrega a carta a Ascânio e ele diz que não sabe se deve ler. Osnar e Amintas contam a Dário que a estrada está sendo asfaltada. Helena briga com Rafa. Pirica revela a Osnar, Timóteo e Chalita que Dário mergulha todo dia no mar e eles acham que o Comandante está escondendo algo.
Silvana pergunta sobre Dário para Carmosina. Elisa pede a Tieta para levá-la de Santana. Tieta diz à irmã que ela está se iludindo. Cosme avisa a Ricardo que o padre quer falar com ele. Tieta diz a Tonha e Timóteo que Elisa tem sonambulismo. Ricardo não vai à igreja e o padre vai atrás dele para perguntar se está fugindo.
Capítulo 34 – Quinta-feira, 16 de janeiro
O padre diz a Ricardo que precisa ouvir sua confissão. Ricardo conta a Tieta o que o padre falou e ela decide ir conversar com ele. Helena relata a Ascânio sua briga com Rafa. Ele fala com Rafa e lhe pede para ficar, mas ela vai embora.
Helena vê Ascânio com a carta, mas ele diz que tem a ver com um assunto da prefeitura. Silvana pede a Dário para lhe ensinar a mergulhar e Laura apoia a ideia. Helena encontra a carta. Ascânio chega e a arranca de sua mão. Ele a lê e fica perplexo. Amorzinho briga com Amintas por causa de Silvana. Tieta pede a Perpétua para convocar a família para uma reunião. Ascânio manda Helena embora.
Ascânio diz a Helena que leu na carta que seu amante a abandonou e por isso ela voltou. Ela tenta negar, mas Ascânio não a ouve, força Helena a arrumar as malas e a manda embora. Silvana discute com Marcolino e ameaça ir para a pensão de Milu. Imaculada engana o coronel para voltar a contar a história. Helena aparece na casa de Elisa pedindo para ficar, mas Timóteo não permite. Depois, ela vai à pensão de Milu e Carmosina mente que não há vagas. Cinira conta a Tieta, Leonora e Perpétua que Ascânio expulsou Helena de casa. Tieta fica com pena e pede a Carmosina para aceitar Helena na pensão.
Capítulo 35 – Sexta-feira, 17 de janeiro
Carmosina resolve atender Tieta e recebe Helena. Elisa faz as pazes com Timóteo. Helena diz a Milu que ama Ascânio e que não vai desistir dele. Silvana tem a sua primeira aula de mergulho. Helena vai falar com Ascânio e lhe lembra que a carta é datilografada, ou seja, pode ter sido escrita por qualquer um. Ela acusa Carmosina, diz que ele vai se arrepender do que fez e vai embora. Zuleika entrega o dinheiro da noite beneficente para o padre. Depois ele diz a Tieta para convencer Ricardo a se confessar. Leonora procura Ascânio.
Leonora oferece sua amizade a Ascânio e diz que vai ajudá-lo no que ele precisar. Carmosina conta para a mãe o que dizia a carta do amante de Helena. Rafa volta a trabalhar para Ascânio. Tieta aconselha Ricardo a confessar toda a verdade para o padre. Cinira vê Amintas sair da casa de Amorzinho e ela diz que ele foi consertar seu chuveiro. Perpétua aconselha Cinira a vigiar Amorzinho. Silvana quer ajudar Dário a combater Ascânio e o progresso. A família Esteves vai para a reunião de Tieta na casa de Perpétua. Ricardo confessa ao padre que pecou contra a castidade.