Resumo Os Dez Mandamentos – Capítulo de hoje, 23/11 – Último
Vai ao ar hoje (23/11), na Record, o capítulo 175 da novela Os Dez Mandamentos. No capítulo desta segunda-feira, o último da novela, na companhia de Josué (Sidney Sampaio), Moisés (Guilherme Winter) sobe ao Monte Sinai para busca a “Lei de Deus”. O povo hebreu, que ficou aguardando Moisés, fica impaciente com a demora do mesmo.
Leia também:
Vem aí a segunda temporada da novela Os Dez Mandamentos
Após sugestão de Apuki (Heitor Martinez), Arão (Petrônio Gontijo) faz uma imagem para festejar, um bezerro de ouro, já que Moisés está demorando e eles acham que ele talvez nem volte.
Moisés recebe as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos escritos por Deus e volta para encontrar com seu povo, que passou a adorar o bezerro de ouro.
O final promete fortes emoções! Não perca o último capítulo da novela Os Dez Mandamentos!
Confira o que rolou no último capítulo:
Pela primeira vez, Deus se pronuncia para os hebreus e narra os Dez Mandamentos
Pela primeira vez, Deus fala com os hebreus diretamente. O Senhor passa instruções e revela quais são os Dez Mandamentos. Navegue na galeria e veja quais são eles!
“Eu sou o Senhor, teu Deus. Que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás porque eu sou o Senhor, teu Deus. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão”
“Lembra-te do dia do sábado, de o santificar. Durante seis dias trabalharás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor. Não farás nenhum trabalho, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o forasteiro que estiver em tua casa. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo que neles existem. Mas no sétimo dia, Ele descansou”
“Honra o teu pai e tua mãe para que se prolonguem os dias na terra, para que o Senhor, teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo”
Moisés revela ao povo que todos aqueles que seguirem os Mandamentos de Deus terão a sua misericórdia. Após as palavras, Deus diz para todos voltarem às suas tendas, mas chama Moisés para subir ao céus para que possa lhe passar todos os Mandamentos, estatutos e juízos que o libertador terá que ensinar ao povo.
Moisés destrói as Tábuas dos Dez Mandamentos ao ver o povo pecando
O último capítulo da primeira temporada de Os Dez Mandamentos reservou muitas emoções na noite de segunda-feira (23). Os hebreus organizaram uma grande festa para receber os midianitas. Jetro ofereceu conselhos preciosos para Moisés no sentido de como guiar o povo. O libertador, por sua vez, partiu rumo ao topo do Monte Sinai para trazer as Tábuas contendo Os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Na volta ao acampamento, ele se choca ao ver todos adorando um bezerro de ouro.
Arão se mostra triste pela morte de Eliseba ao se apresentar a Jetro. Hur e os demais hebreus se apresentam ao patriarca midianita. Apuki não se anima com a festa que acontece no acampamento e prefere não acompanhar Judite, Ana e Jairo. Radina não consegue esconder tristeza durante comemoração pela chegada de Zípora e de sua família, mas não se abre com os demais hebreus. Simut esbarra sem querer e se encanta por Jerusa, uma das irmãs de Zípora. Ao som da voz e da lira de Miriã, hebreus dançam e celebram a chegada dos midianitas
Jetro elogia a família de Arão e conta ao hebreu sobre baque que teve ao perder a mulher quando as sete filhas eram pequenas. O patriarca ainda ressaltou que Zípora foi valente e, praticamente como uma mãe, o ajudou a cuidar das filhas. Jetro afirmou ainda que seguiu em frente tendo consigo a força de Deus
— De minha esposa restou uma imensa saudade.
Após a festa, Miriã se encontra com Hur. O hebreu diz que gosta de acordar cedo para ver o nascer do sol, como se os raios de luz ajudassem a cicatrizar as feridas. O artesão se anima com o futuro de Bezalel e a futura chegada dos bisnetos.
Moisés e Zípora acordam juntos e fazem juras e amor. A mulher do hebreu pede para ficar mais tempo juntos, mas o libertador avisa que precisa atender as pessoas.
Joquebede explica que Moisés resolve todos os problemas do acampamento. Moisés atende os mais variados problemas do acampamento. O libertador confessa que está cansado de atender tantos casos diariamente. Jetro sugere que ele leve os problemas de seu povo para Deus para que Ele mostre o caminho que se deve seguir.
Aconselhou também a procurar homens tementes a Deus e capazes de julgar e resolver pequenos problemas do dia a dia, os estabelecendo como chefes de grupos do acampamento. Jetro ainda sugere que os chefes tragam até Moisés apenas as causas mais graves.
Jetro de despede das filhas de maneira emocionada. Moisés o acompanha até o Monte Sinai. Deus avisa a Moisés que irá falar com todos os hebreus dentro de três dias. Hebreus se mostram ansiosos com a futura manifestação de Deus e procuram se purificar. Aoliabe separa Bezalel e Deborah para que eles não deixem de se manter purificados. Josué pede para que Arão reaja ao sofrimento após a morte de Eliseba.
Deus se manifesta para todos os hebreus. O povo do acampamento ouve orientações importantes do Senhor como, por exemplo, jamais fazer imagens de nada que esteja cima do céu e abaixo da terra. Deus também anuncia os Dez Mandamentos. A pedido de Deus, Moisés e Josué sobem o Monte Sinai. Em certa parte do trajeto, o libertador afirma que seguirá sozinho dali em diante.
Zípora se emociona com o que ouviu de Deus, mas fica preocupada com Moisés, que partiu sem água e sem pão. Joquebede procura tranquilizá-la. Simut afirma que quer ser amigo de Deus. Leila diz ao egípcio quer o Senhor deseja que todos se relacionem com Ele. Apuki repassa o que ouviu de muitos hebreus e diz que todos devem fazer alguma imagem que represente o Senhor para adorar.
O ex-feitor convence Arão a fazer uma imagem de ouro para adorar e evitar que as pessoas reclamem que todos foram abandonados por Moisés. Arão pede para reunir joias e tudo o que for de ouro para construir uma imagem. Joquebede e Miriã aconselham o hebreu a parar o que está fazendo, já que isso é algo que Deus não permitiu que seja feito. Na ausência de Moisés, o povo constrói um bezerro de ouro. Apuki lidera a celebração da imagem. Judite e Ana pedem que o egípcio pare. Por outro lado, Apuki não as ouve e as mandam embora.
Moisés retorna do Monte Sinai no meio da festa. Irritado, o libertador ergue as Tábuas dos Dez Mandamentos e as joga no chão. Os objetos se despedaçam e deixam todos do acampamento surpresos. Moisés derruba o bezerro de ouro. Arão encara o irmão atônito. Moisés questiona Arão.
— O que o povo fez para que você permitisse que caísse sobre ele tamanho pecado?
Não perca a segunda temporada de Os Dez Mandamentos!
Os Dez Mandamentos ou Decálogo
Os dez mandamentos, aqui divididos em versículos com base no Êxodo 20:1-17, são:
1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti Ídolo de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu escravo, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem coisa alguma do teu próximo.”
Veja também os resumos semanais: