Resumo Velho Chico – Capítulo de hoje, 09/04
Vai ao ar hoje (09/04), na Globo, o capítulo 24 da novela Velho Chico. No capítulo deste sábado, Tereza acredita que Santo e Luzia estão juntos. Santo afirma a Luzia que ama Tereza. Clemente e Cícero procuram por Tereza na fazenda de Eulália e Encarnação exige que interrompam as buscas pela neta.
Doninha encontra Tereza e acolhe a menina. Afrânio chega à fazenda e anuncia que Tereza se casará com Carlos Eduardo. Encarnação ofende Iolanda. Cícero garante a Tereza que Afrânio não tirou a vida de Belmiro. Cícero se revolta contra o casamento de Tereza. Luzia revela a Santo que Tereza irá se casar. Tereza sofre por seu destino.
Santo se desespera ao ver Tereza se casando com outro
Santo (Renato Góes) não se conforma por ter perdido Tereza (Julia Dalavia). Sem acreditar que sua amada se casaria com outro homem, ele foi conferir com os próprios olhos. Quando chega à fazenda de Grotas, se depara com a jovem no altar ao lado de Carlos Eduardo (Rafael Vitti). Ele até tenta impedir o casamento, mas àquela altura é tudo em vão.
Sofrendo muito com toda a situação, Santo se desespera, se joga no rio e berra o nome de sua amada aos quatros ventos: “Terezaaaaaaaaaaaaa”. O grito ecoa e a dor de ter perdido a jovem rasga o seu peito.
Segunda fase de ‘Velho Chico’: veja o resumo, quem é quem e o que acontece após virada da novela
As décadas passam, os lugares se transformam, pessoas crescem, outras morrem, uns provocam revoluções, enquanto outros passam anos da mesma forma. Mas quanta coisa muda! Assim também acontece em Grotas do São Francisco, aquela cidade no interior do Brasil onde os de Sá Ribeiro e os Rosa começaram um embate que atravessou gerações. A segunda fase de Velho Chico traz todo este enredo para os dias atuais na próxima segunda-feira, dia 11/4.
Para você ficar por dentro de tudo que acontece, confira quem resistiu ao pulo cronológico da novela, quem se perdeu no caminho, os reencontros que deram certo e aqueles que ficaram no passado:
Os de Sá Ribeiro
A volta de Afrânio (Antonio Fagundes) e Iolanda (Christiane Torloni) foi definitiva. Após anos separados, o coronel e a cantora construíram uma vida lado a lado mesmo contra a vontade da megera Encarnação (Selma Egrei), que continua atormentando a vida do casal.
Maria Tereza (Camila Pitanga) tornou-se uma empresária bem-sucedida e casou-se com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) a mando do pai. Ele acabou virando um grande deputado, que aspira à novas conquistas. O político criou Miguel (Gabriel Leone), fruto da relação proibida de Tereza e Santo (Domingos Montagner), como se fosse seu filho. O jovem passou anos na França estudando agronomia orgânica e, agora, volta para cuidar da fazenda do avô. Tudo isso a contragosto de Carlos, que teme sua aproximação do pai biológico.
Martim (Lee Taylor), o caçula de Afrânio com a falecida Leonor (Marina Nery), sumiu no mundo após viver em pé de guerra com o coronel. Em breve, voltará para Grotas do São Francisco. Quem mais lamenta sua partida são a avó, Encarnação, e Iolanda.
Ao lado da família continua Doninha (Suely Bispo), agora com a ajuda de Dalva (Mariene de Castro) nos afazeres da casa. Ela perdeu Clemente (Julio Machado) no meio do caminho e não tem notícias a respeito da morte do marido, só sabe que ele saiu e nunca mais voltou. Cícero (Marcos Palmeira) ocupa o lugar do pai como jagunço de Afrânio. Ele ainda alimenta um sentimento insano por Tereza, por quem sempre foi loucamente apaixonado.
A família Rosa
Sem Ernesto (Rodrigo Lombardi), Eulália (Fabiula Nascimento) foi valente para não se entregar à briga contra o Saruê. Conseguiu cumprir o que achava certo e deixou tudo o que tinha para sua afilhada, Luzia (Lucy Alves), quem criou depois de o marido tê-la resgatado ainda bebê, e para a família dos Anjos. A viúva morreu com o decorrer dos anos acabando, assim, com o clã dos Rosa.
A família dos Anjos
Herdeiros legítimos da fazenda Piatã, Piedade (Zezita Matos), Santo, Bento (Irandhir Santos) e Luzia foram agraciados com as terras de Ernesto e Eulália. A matriarca da família continua firme e forte cuidando da casa e de seus filhos. Santo se casou com Luzia, que cativou seu lugar ao lado do amado por tão apaixonada que é. Com ela, teve duas filhas: Olívia (Giullia Buscacio) e Isabel (Rayza Alcântara). Mas ainda não faz ideia da existência de Miguel, fruto de seu relacionamento com Tereza.
O valente trabalhador Santo foi quem assumiu verdadeiramente a lida. Implementou na fazenda Piatã um modelo agrícola diversificado, o sonho de seu pai e do capitão Rosa. Fundou até uma cooperativa, livrando muita gente da dependência de vender suas mercadorias ao coronel Saruê e depender do preço que ele queria pagar. É lá que Lucas (Lucas Veloso) trabalha, um jovem inteligente e divertido, apaixonado por uma das filhas de Santo.
Caçula da família, Bento tornou-se vereador da cidade de Grotas, o primeiro a ser eleito contra a vontade de Afrânio de Sá Ribeiro.
Os remanescentes abençoados
Padre Romão (Umberto Magnani) e Chico Criatura (Gésio Amadeu), duas figuras queridas e que transitam por todos os lados, seguem seus afazeres como no passado. O religioso mantém sua fé firme e continua com seus conselhos e discrição, enquanto o dono do bar sabe de tudo e de todos.
Novos personagens
Diante das dificuldades que a cidade enfrenta, Zé Pirangueiro (José Dumont) e sua esposa, Josefa (Marcélia Cartaxo), vivem aos trancos e barrancos por ali. O pescador sofre por causa da seca, que está atingindo até o rio São Francisco.
Por outro lado, lutando pelos direitos da população, principalmente em se tratando de educação, está a professora Beatriz (Dira Paes). Ela assume a grande responsabilidade de educar o povo ribeirinho no Distrito da Gameleira. A morena é descendente de índios e vive com sua mãe, Ceci (Luci Pereira).
Veja também os resumos semanais:
* Resumo da novela Velho Chico – 04/04 a 09/04
* Resumo da novela Velho Chico – 11/04 a 16/04