Resumo Velho Chico – Capítulo de hoje, 12/05
Vai ao ar hoje (12/05), na Globo, o capítulo 52 da novela Velho Chico. No capítulo desta quinta-feira, Miguel questiona Cícero sobre Santo. Afrânio faz um discurso provocando Santo. Piedade conhece Miguel e comenta com Luzia.
Santo e Afrânio trocam ofensas no bar de Chico Criatura e Cícero sai em defesa do coronel. Santo acredita que Tereza voltou para ajudar o pai a se aproveitar do povo. Tereza afirma a Afrânio que não destruirá a cooperativa. Afrânio se vangloria de seus atos como coronel. Bento acredita que Miguel não seja diferente do avô. Afrânio recebe seu advogado Levi. Santo e Tereza se esbarram na estrada.
Beatriz confessa paixão por Bento, mas pede um tempo ao vereador
Depois de ter beijado Beatriz (Dira Paes), Bento (Irandhir Santos) procura a professora para conversar sobre o romance. “Me perdoe voltar nesse assunto, Beatriz, mas eu não estou disposto a desistir de você. Não sei explicar isso que estou sentindo, só sei que é bom demais para tentar esquecer”, diz ele.
Ao ouvir a declaração, a professora confessa que também está balançada, mas ressalta sua insegurança: “Não estou pronta pra viver um romance… Não a essa altura da vida… Não sei se eu saberia, nem se estou pronta para amar alguém!”, diz ela, pedindo um tempo para pensar sobre o assunto.
Tereza decide ir embora, mas é encorajada a lutar por Santo
Decidida a ir embora de Grotas do São Francisco para se afastar de seus sentimentos por Santo (Domingos Montagner), Tereza (Camila Pitanga) arruma suas malas e desabafa com Iolanda (Christiane Torloni). “Não quero me despedir, quero sumir! De Grotas, da fazenda, do passado, da vida… Quero sumir de vez, e para sempre!”, diz ela à mulher de seu pai.
Vendo a filha de criação sofrer, a cantora tenta confortá-la e ainda dá um conselho: “Fique e lute, ou você vai passar o resto da vida fugindo da sombra desse amor… Fique e lute por esse amor!”.
Maria Tereza se recusa a ir contra Santo e afronta o pai
A relação entre Tereza (Camila Pitanga) e Afrânio (Antonio Fagundes) sempre foi complicada e parece que, a cada dia, está piorando. Desta vez, o coronel conta para a filha que ficou sabendo que a cooperativa da cidade vai romper o contrato com alguns associados. Para aproveitar a situação, o Saruê ainda afirma que vai tentar fazer acordo e exportar as frutas daqueles que ficarem de fora da associação.
Tereza não acredita nas palavras do pai e diz que existem leis, que ele não pode fazer o que quiser. Após uma grande discussão, Afrânio avisa para a filha: “Tem é que aproveitá a confusão que tá, e quebrá com essa cooperativa de vez”. Diante daquelas palavras, ela se revolta e garante: “A gente não precisa quebrar a cooperativa, a gente pode se unir a eles”.
Afrânio encara a filha com ódio nos olhos, mas ela continua: “Vim para ajudar o senhor, não para destruir a cooperativa, nem o sonho de ninguém! Se o seu objetivo é esse, pai, o senhor me demita e ponha outra pessoa no meu lugar, porque isso eu não vou fazer”.
É… Parece que o senso de justiça e o amor por Santo (Domingos Montagner), fundador da cooperativa, não vão fazer com que Tereza abaixe a cabeça para o pai.
Miguel vai atrás da história de Santo e conhece sua avó, Piedade
Miguel (Gabriel Leone) e Cícero (Marcos Palmeira) estão andando pelas ruas de Grotas, até que o rapaz surpreende o jagunço perguntando quem é Santo dos Anjos (Domingos Montagner). O filho de Doninha (Suely Bispo) tenta disfarçar, mas o agrônomo insiste: “Sou neto do coronel, Cícero, preciso saber com quem estou lidando”.
Sem muita escapatória, Cícero responde: “Esse mal’adiçoado, por um tiquim de nada, que não desgraça sua família. A começar juntô essa gente contra o coroné, e até hoje se faz nas costas do Saruê”.
Miguel se contenta com a resposta de Cícero, e os dois seguem para a igreja. Quando chegam lá, Piedade (Zezita Matos) vê o agrônomo e pergunta quem é o garoto. Sem saber do grau de parentesco, avó e neto trocam gentilezas sinceras e verdadeiras.
Quando ele sai, Piedade quer saber de quem Miguel é filho e, quando descobre que aquele é um legítimo de Sá Ribeiro, neto de Afrânio (Antonio Fagundes), a senhora retruca: “Minino num parece um Saruê… Tem os zói bom demais”. Mal sabem eles que são avó e neto! Não perca a cena prevista para ir ao ar nesta quinta-feira, 12/5!
Veja também os resumos semanais:
* Resumo da novela Velho Chico – 09/05 a 14/05
* Resumo da novela Velho Chico – 16/05 a 21/05