Resumo Velho Chico – Capítulo de hoje, 21/03
Vai ao ar hoje (21/03), na Globo, o capítulo 7 da novela Velho Chico. No capítulo desta segunda-feira, Coronel Floriano alerta Afrânio sobre as acusações de Belmiro contra ele. Doninha repreende Encarnação em defesa de Leonor.
Clemente revela a Afrânio os motivos pelos quais o povo respeitava seu pai. Eulália insinua a Capitão Rosa que ele está se tornando um líder popular. Padre Romão aceita celebrar a união de Afrânio e Leonor. Iolanda promete a Matilde que esquecerá Afrânio. Coronel Floriano reclama da administração de Afrânio com Encarnação. Afrânio pede que Doninha ajude Leonor a pagar sua promessa para São Gonçalo.
Afrânio planeja se vingar de Rosa e dá ordem a Clemente
Em Grotas do São Francisco, no fim da década de 60, a lei que dita a ordem é à base do terror. Quem parece não entender muito bem o funcionamento do jogo é Afrânio (Rodrigo Santoro), que cai de paraquedas no lugar do falecido pai, o respeitado coronel Jacinto (Tarcísio Meira), e assume o posto de Saruê.
Inexperiente, ele decide assumir os negócios da família, mas acaba perdendo espaço para seu maior inimigo: Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi). “Esse capitão tá passando de todos os limites”, diz Afrânio a Floriano e Clemente (Julio Machado). Coronel e jagunço alertam o filho de Encarnação (Selma Egrei) sobre a ameaça que Rosa representa, e o rapaz declara: “Bote os homens da fazenda de guarda, Clemente. Se alguém tentar invadir, você sabe o que fazer”.
Afrânio decide assumir Leonor em casório religioso, mas ouve alerta
Afrânio (Rodrigo Santoro) quer firmar seu compromisso com Leonor (Marina Nery), já que está disposto a fazer com que seu relacionamento dê certo. Para isso, ele procura o padre Romão (Umberto Magnani) e pede que o religioso organize uma cerimônia na capela da fazenda.
Ele, porém, fica preocupado com a reação de Encarnação (Selma Egrei) diante da decisão do coronelzinho, já que a matriarca pediu até a anulação do compromisso feita no civil. Sem alternativa, o padre alerta: “Casar contra a vontade dela… Não me parece uma boa ideia”. Decidido, Saruezinho deixa claro: “A vida é minha, padre, sou eu que vou me casar. O que eu quero saber é se o senhor vai ou não vai celebrar a cerimônia”.
Afrânio assume Leonor, mas é surpreendido por confronto
Afrânio (Rodrigo Santoro) não quer mais saber de Encarnação (Selma Egrei) dando palpites em sua vida. Depois de ver tudo o que sua mãe é capaz de fazer para ridicularizar Leonor (Marina Nery) e ainda tentar separá-lo da esposa, o coronelzinho resolve se impor. Ele deixa claro para todos os empregados que a morena deve ser respeitada como sua mulher e tratada como uma senhora.
Audaciosa, Doninha (Barbara Reis) “afronta” o patrão e diz que, apesar de eles serem casados de papel passado, ainda falta o casamento no religioso. Irritado, o novo Saruê pede respeito: “Era só o que me faltava… Até você vir dar palpite na minha vida!”. Mas será que isso não faz efeito?
Leonor é escorraçada por Encarnação e Afrânio reage
Afrânio (Rodrigo Santoro) não tem mais tolerado as implicâncias de Encarnação (Selma Egrei) com Leonor (Marina Nery). Ela tem cortado um dobrado para separar os recém-casados, mas só tem conseguido provocar a ira do filho. Ao chegar em casa, o herdeiro dos de Sá Ribeiro encontra a mãe, que o espera para jantar, mas questiona onda está sua esposa. “Comendo com os empregado, que é o lugar dela!”, responde a viúva ao filho.
Irritado com a situação, o Saruezinho defende a esposa e decide se juntar a ela na cozinha. Diante da atitude do filho, Encarnação tem um ataque de fúria: “Volta aqui, Afrânio! Volta aqui!”.
Veja também os resumos semanais:
* Resumo da novela Velho Chico – 21/03 a 26/03
* Resumo da novela Velho Chico – 28/03 a 02/04