Resumo Velho Chico – Capítulo de hoje, 30/05
Vai ao ar hoje (30/05), na Globo, o capítulo 67 da novela Velho Chico. No capítulo desta segunda-feira, Afrânio discute com Iolanda. Tereza e Miguel falam com ex-cooperados e produtores. Miguel questiona Afrânio sobre a noite em que saíram juntos.
Bento conversa com os alunos de Beatriz. Isabel avisa a Piedade e Josefa que receberam mais uma encomenda. Luzia gosta de saber que Santo desprezou Tereza. Olívia explica a Lucas uma nova forma de lidar com a terra. Os ex-cooperados e produtores desconfiam de Tereza e Miguel. Afrânio encontra Santo no bar de Chico Criatura e os dois se enfrentam. Bento leva Beatriz e seus alunos até a prefeitura. Martim volta para a fazenda.
Miguel e Tereza são atacados
Afrânio (Antonio Fagundes) estranha a presença de Tereza (Camila Pitanga) e Miguel (Gabriel Leone) no seu escritório e dá um aviso. Ele diz que se a filha foi até lá para afrontá-lo, que ela pode voltar porque ele está sem paciência.
A empresária, porém, surpreende o pai com uma tentativa de trégua: “Se não resolvemos essas diferenças até hoje, não tenho esperanças de que iremos resolvê-las nunca! Por isso, vim propor deixarmos o passado no passado e seguir adiante”.
Afrânio garante que não vai conseguir esquecer tudo que a filha fez, mas a herdeira afirma que ele precisa superar o passado e ainda diz que ela e seu filho estão na fazenda para ajudá-lo. O coronel, porém, não quer saber das lamentações e é categórico ao atacá-los: “Enquanto eu for vivo, as coisas vão ser da maneira que sempre foram, Tereza, da minha! Tá me ouvindo? Da minha”.
Cícero rejeita Dalva após tarde quente e a deixa nua
Cícero (Marcos Palmeira) acaba por não resistir às investidas de Dalva (Mariene de Castro). Após se envolver com a empregada e fazer o celeiro da fazenda pegar fogo, o jagunço tem um surto e pega suas coisas para sumir dali. Sem entender nada, a bonitona questiona o filho de Doninha (Suely Bispo) e acaba levando um fora. “[Vou] Desaparecê da tua frente e fingi que tu não existe, desinfeliz”.
Sem dar explicações, Cícero sai levando o vestido de Tereza (Camila Pitanga), que Dalva estava usando. Desesperada, ela implora: “Como é que vô saí daqui sem roupa? Volta, Cícero!”. Mas ele nem dá bola para as palavras da empregada e vai embora.
Miguel enfrenta Afrânio e deixa o avô sem reação
Afrânio (Antonio Fagundes) fez questão de esclarecer para Tereza (Camila Pitanga) e Miguel (Gabriel Leone) que quem manda na fazenda é ele. Mesmo com a rigidez do pai, a empresária tenta argumentar e dizer que os dois estão ali para ajudá-lo, mas acaba levando o maior fora. “Não venha metê bedelho no meu trabalho, que você nunca teve competência pra isso”.
Miguel não gosta do jeito que Afrânio fala com sua mãe e, sem hesitar, aponta o dedo no rosto do coronel, dizendo “Com a sua filha, o senhor fala como bem entender, mas não desrespeite minha mãe”. Neste momento, a discussão toma conta do lugar, e o agrônomo ainda avisa que o avô pode mandar na fazenda, mas não em sua vida.
Surpreso com a atitude do rapaz, o Saruê vê o brilho no olhar de Miguel, como via em Santo (Domingos Montagner), e recua.
Santo vê ameaça e aponta arma
Santo (Domingos Montagner) e Bento (Irandhir Santos) trabalham tranquilos na cooperativa, até que escutam um barulho. Eles estranham o som, e o produtor rural pergunta: “Quem tá aí?!”.
Bento pede para o irmão fazer silêncio, mas Santo abre a gaveta e pega a pistola. O produtor anda com cuidado e com a arma apontada para frente. Quando ele se depara com um vulto misterioso, ordena: “Não se mexe ou eu atiro”.
Tereza esconde segredo de Carlos
Tereza (Camila Pitanga) ainda está balançada com a conversa que teve com Santo (Domingos Montagner). Ela foi até a cooperativa para oferecer ajuda, mas o produtor rural não quis saber de conversa e a expulsou de lá.
Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) percebe a tristeza no olhar da esposa e pergunta o que aconteceu. Tereza disfarça o real motivo e diz: “Não foi nada fácil ouvir que eu agi igual ao coronel Saruê (Antonio Fagundes)”. O deputado pergunta quem disse isso, mas a herdeira é política e fala que ninguém falou, mas é o que todos pensam.
Para mudar logo o foco da conversa, Terê garante: “Mas, felizmente, tudo acabou bem! As coisas vão mudar agora, Carlos. Para melhor”. Será que o deputado vai pescar o motivo pelo qual sua esposa está deste jeito?
Madá surge deslumbrante e se joga nos braços de Afrânio
Afrânio (Antonio Fagundes) quer mesmo que Miguel (Gabriel Leone) siga todos os seus passos e, por isso, leva o rapaz para cima e para baixo. Como de costume, o coronel manda o neto se arrumar, e os dois acabam parando em um bordel – também com a companhia de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado).
Chegando no local, o jovem fica constrangido enquanto Afrânio lhe apresenta para as mulheres todo orgulhoso. De repente, surge Madá (Luiza Brunet), a dona do estabelecimento. Loira e deslumbrante, ela comemora a volta do de Sá Ribeiro e se joga nos braços do marido de Iolanda (Christiane Torloni). “Ô, Coronel Saruê… Quanto tempo! O senhor não sabe a falta que faz a essa casa. Sempre que paínho se vai, chega me dói aqui dentro”. Todo prosa, o avô do rapaz sorri diante das palavras da bonitona.
Ainda provocando constrangimento, Afrânio incentiva o rapaz: “Vâmo, Miguel, se assanhe, home, que a coisa tá só começando! Cadê a música? Cadê a bebida? E vocês, dê tratamento de primera a meu neto”, diz o coronel, brindando com a mulherada.
Luzia e Santo se amam no banho, e Tereza atrapalha romance
O encontro com Tereza (Camila Pitanga) não sai da cabeça de Santo (Domingos Montagner). Durante um banho, o produtor rural relembra o grande amor que viveu na juventude e prevê que o pior ainda esteja por vir: “Você ainda vai se perdê por essa diaba! Vê bem o que eu tô te falando”, diz ele, para si. Luzia (Lucy Alves), que já sabe que o marido esteve com a filha de Afrânio (Antonio Fagundes), aproxima-se cheia de segundas intenções e aproveita o momento para seduzi-lo, fazendo a água pegar fogo!
Depois do momento íntimo com a mulher, Santo confessa: “Tereza teve na cooperativa”. Luzia finalmente afirma que já sabia do encontro, pergunta o motivo pelo que ele ainda não tinha revelado isso a ela e pressiona, questionando seus sentimentos. O produtor rural garante que a ex não lhe despertou nada, mas a sertaneja completa: “Se não tivesse sentido nada, não tinha feito disso esse grande caso”.
Veja também os resumos semanais:
* Resumo da novela Velho Chico – 30/05 a 04/06
* Resumo da novela Velho Chico – 06/06 a 11/06