Saiba tudo sobre os personagens da novela I Love Paraisópolis
Conheça os atores e o perfil dos personagens de I Love Paraisópolis, a nova novela das 7 da Globo, que estreou nesta segunda-feira (11).
Entenda a trama
A trama conta a história de Mari (Bruna Marquezine), moradora da comunidade que dá nome à novela, que conhece Benjamin (Maurício Destri), por acaso, e os dois logo se apaixonam.
Não vai ser tão fácil aproveitar esse amor. O destino prega peças nos dois, e muito ainda tem para acontecer na vida de cada um. Ben é noivo de Margot (Maria Casadevall), com quem tem um projeto de reurbanização da comunidade. Mari, por sua vez, tem Grego (Caio Castro) no seu calcanhar, chefão de Paraisópolis e que é seu ex-namorado cheio de dor de cotovelo. Já viu que tem muita coisa boa por aí, né?
A novela é escrita por Alcides Nogueira e Mario Teixeira. A direção de núcleo é de Wolf Maya e a direção geral de Carlos Araújo.
Personagens
Marizete – Mari (Bruna Marquezine)
Mari trabalha desde os 13 anos para ajudar sua tia Eva, que a adotou quando sua mãe Deise morreu no parto. Seu sonho é comprar uma casa para Eva. Cresceu achando que o pai biológico também estava morto, e considera o tio Juju um pai. Melhor amiga de Danda, sua irmã de criação, é convencida por ela a sair de Paraisópolis e tentar a vida em Nova York. Lá, reencontra Benjamin, por quem se apaixona, e se torna o pivô de sua separação com Margot. Deportada para o Brasil, volta a viver na comunidade e começa a namorar Benjamin. Mas o romance é ameaçado por Grego, namorado de adolescência que até hoje nutre obsessão por ela.
Benjamin (Maurício Destri)
Após a morte de seu pai, sua mãe Soraya se casou com o seu tio Gabo e o matriculou em um colégio na Suíça. Mantém uma relação conturbada com o casal, que dirige a empresa Pilartex, da qual é herdeiro. Cresceu sozinho no exterior, onde se formou e se tornou um arquiteto premiado. Rompe o noivado com Margot em Nova York, onde começa a namorar com Mari, e volta a São Paulo para ficar com ela. Idolatra a avó Izabelita, e a defende dos arroubos de Soraya. Idealista.
Soraya (Letícia Spiller)
Acionista da Pilartex, maquiavélica e manipuladora, casou-se com o cunhado Gabo logo após ficar viúva do pai de seu primogênito, Benjamin. Nunca deixou o filho chamá-la de “mãe”, por considerar que tinham idade para serem irmãos, e detesta qualquer mulher que se aproxime dele. Também é mãe de Pedroca e Lourenço, crianças que trata com frieza. Não suporta a convivência da mãe Izabelita e do filho Benjamim com os moradores de Paraisópolis, comunidade que sonha destruir.
Gabo (Henri Castelli)
Casou-se com a cunhada Soraya logo após a morte do irmão, e tem dois filhos pequenos com ela, Pedroca e Lourenço. É padrasto de Benjamin, e o atrai para o Brasil para explorar um projeto que ele desenvolveu com a noiva Margot para Paraisópolis. Tem interesses escusos na comunidade, faz uma aliança com o líder Grego e infiltra o seu funcionário Raul no local. Ganancioso, é presidente da Pilartex e passa por cima de todos para alcançar os seus interesses.
Margot (Maria Casadevall)
Sofisticada e inteligente, arquiteta de renome, era noiva de Benjamin e vivia com ele em Nova York até ser trocada por Mari. Inconformada, volta para São Paulo e faz de tudo para reconquistá-lo. Sofre um acidente e consegue tê-lo a seu lado novamente, mas por pouco tempo. Trava uma verdadeira guerra contra Mari. Aceita uma proposta de emprego de Gabo para trabalhar na Pilartex, apesar da antipatia que Soraya nutre por ela.
Gregório – Grego (Caio Castro)
Sobrinho de Paulucha, primo de Máximo e Natasha, Grego foi criado por ela para ser um “homem de bem”, mas preferiu seguir o caminho oposto. Já foi preso por alguns delitos, e hoje é líder da comunidade de Paraisópolis, temido e respeitado por todos. Vive cercado pelos capangas Ximena, Sereno e Bazunga, e sua palavra é ordem. Não se esquece dos amigos de infância, Lindomar, Cícero e Danda, e de seu grande amor de adolescência, Mari.
Pandora – Danda (Tatá Werneck)
Filha de Eva e Juju, Danda é bem-humorada e esperta. Melhor amiga de Mari, convence a irmã de criação a largar tudo e tentar a vida em Nova York. Lá, conhece o mafioso Dom Peppino, que a sustenta e a convence a trazer contrabando para São Paulo. Presa no aeroporto, é liberada graças aos esforços de Lindomar e Cícero, eternos apaixonados por ela. De volta a Paraisópolis, passa a trabalhar como personal stylist, repaginando o visual dos moradores da comunidade. Corajosa, fala de igual para igual com Grego, sempre tentando convencê-lo a se esquecer de Mari e deixá-la em paz.
Ximena (Caroline Abras)
Braço direito de Grego no movimento de Paraisópolis. Usa roupas masculinas e age feito homem, fazendo-se de durona, para impor respeito na comunidade. Em segredo, apoia o namoro de Mari com Benjamin para deixar o seu caminho livre para Grego, por quem é apaixonada. É assediada por Máximo e Gabo.
Izabelita (Nicette Bruno)
Viúva, acionista majoritária da Pilartex, mãe de Soraya, vive sozinha no mesmo prédio no Morumbi. Sofre do Mal de Alzheimer, e começa a demonstrar os primeiros sintomas de esquecimento, sendo cuidada por Deodora. Aproxima-se dos moradores de Paraisópolis e passa a frequentar a comunidade, despertando a ira da filha única, que tenta interná-la. É defendida pelo neto Benjamin e pelo porteiro Dílson, seus amigos.
Júnior (Frank Menezes)
Mordomo e capacho de Soraya: age como uma sombra, idolatra o ar que a patroa respira e apoia as suas vilanias. Aceita calado as humilhações diárias que sofre e, em compensação, desvia boa parte das altas quantias que recebe para as despesas da casa e subfatura as roupas grifadas que Soraya lhe confia para vender. Persegue a empregada doméstica Melodia. Posa de refinado do Morumbi, escondendo as suas origens na comunidade vizinha de Paraisópolis, onde era conhecido como “Juneca Purpurina”.
Raul (André Loddi)
Engenheiro de produção, um dos encarregados da logística da Pilartex e braço direito de Gabo, finge ter sido demitido da empresa e despejado de seu apartamento funcional para se infiltrar no submundo de Grego em Paraisópolis. O líder da comunidade salva a sua vida e se torna seu “dono”, exigindo que ele passe a cuidar das finanças do movimento, onde é conhecido como Paletó. Objeto de desejo da espevitada Claudete.
Cícero (Danton Mello)
Morador de Paraisópolis, amigo de infância de Grego, seguiu caminho oposto. Fiscal da alfândega, certinho e incorruptível, não burla a lei nem quando sua grande paixão Danda é presa no aeroporto por contrabando. Tem o sonho de reatar o namoro com ela, apesar da sua indecisão entre Lindomar e ele. Vive às turras com a irmã Rosicler e com o ex-cunhado Timbó, sempre contrariado com as falcatruas dos dois na comunidade.
Jurandir (Alexandre Borges)
Ex-marido de Eva, pai de Danda, Juju criou Mari como filha. Bon vivant, não gosta de trabalho, vive em um cortiço, faz bicos para sobreviver e perde todo o dinheiro no jogo. Defende a família como pode, e é sempre ajudado por Danda e Mari para sair das suas enrascadas. Tenta reconquistar Eva a todo custo, mas ela faz jogo duro. Foi amigo de juventude de Tomás, e o reencontra quando ele descobre ser o pai biológico de Mari.
Eva (Soraya Ravenle)
Há 21 anos, sua amiga Deise morreu no parto de Mari, e ela a criou junto com Juju, seu então marido. Ambos esconderam da menina que seu pai biológico Tomás estava vivo, pois guardam mágoa dele pelo abandono do passado. Costureira, batalhadora e honesta, luta para sustentar a casa onde vive com Mari e Danda, sua filha. Volta e meia recebe visitas do ex, que quer reconquistá-la, mas não concorda com as suas malandragens.
Paulucha (Fabíula Nascimento)
Amiga de Eva e Urbana, é dona da confeitaria Paulucha Rocambole. Doceira de mão cheia, seus bolos têm fama dentro e fora de Paraisópolis, e é deles que tira o seu sustento. Criou o sobrinho órfão Gregório como se fosse um filho, mas o deixou de lado quando ele optou pelo caminho do crime. Essa é a sua grande frustração. Mãe solteira, agora luta para que os filhos Máximo e Natasha sigam o caminho do bem, mas também não tem muito sucesso. Teve um romance com Timbó no passado, e se reaproxima dele.
Natasha (Carolina Oliveira)
Filha de Paulucha, meia irmã de Máximo e prima de Grego, é ambiciosa e sonha em sair de Paraisópolis. Aproxima-se da patricinha Bruna, e descobre por acaso que o pai da amiga rica é também o verdadeiro pai de Mari. Começa a chantagear o médico, pedindo dinheiro em troca do seu silêncio. Está prestes a fazer 18 anos, não gosta de estudar e só quer se divertir. Ainda mais agora, com a aproximação da família do Morumbi.
Armandinho (Eduardo Dussek)
Torrou a fortuna da família e vive de aparências no Morumbi, em um apartamento praticamente vazio no prédio de Soraya. Pede dinheiro emprestado a ela, vende os poucos móveis que tem (alegando serem antiguidades raras), e foge dos credores. Playboy falido, solteirão, descobrirá uma nova vida em Paraisópolis e ao lado de Isolda.
Melodia (Olívia Araújo)
Empregada de Soraya, é espezinhada pelo mordomo Júnior, e defendida pela chef de cozinha Olga. Quando a patroa passa a ter interesses em Paraisópolis, vai usá-la como intermediária na comunidade. Terá um flerte com Bazunga, capanga de Grego.
Tomás (Dalton Vigh)
Médico bem-sucedido do Morumbi, casado com Clarice, com quem tem dois filhos: Bruna e Joaquim. Nascido e criado em Paraisópolis, há 21 anos abandonou a então namorada Deise grávida para entrar na faculdade, e nunca mais deu notícias. Acaba de voltar a frequentar a comunidade, onde atende no posto médico, e o destino o reaproxima dos antigos amigos Eva e Juju. Logo descobre que Deise morreu e que a sua filha está viva. Faz de tudo para acertar as contas do passado e se reaproximar de Mari.
Bruna (Giullia Buscacio)
Primogênita do casal Clarice e Tomás, irmã de Joaquim e meia irmã de Mari. Patricinha do Morumbi, frequenta o pancadão de Paraisópolis em companhia de Natasha, a contragosto da família. É através da amiga que conhece Grego, e recebe dele um passe para circular livremente pela comunidade. Vai se envolver com ele.
Isolda (Françoise Forton)
Bailarina, moradora do Butantã, faz trabalho voluntário em Paraisópolis, comunidade que a recebeu de braços abertos. Dá aulas de ballet para crianças na Associação de Moradores, e terá um papel fundamental de liderança depois que Timbó for destituído do cargo de representante da entidade. Envolve-se com Armandinho Prado.
Dílson (Claudio Fontana)
Porteiro do prédio do Morumbi onde moram Soraya e Gabo com as crianças Pedroca e Lourenço, Izabelita, Armandinho, e Tomás e Clarice com os adolescentes Bruna e Joaquim. Amigo dos empregados dos apartamentos, sabe tudo sobre todos. É solidário com Izabelita, e a ajuda nos momentos de esquecimento e desamparo.
Deodora (Dani Ornellas)
Passadeira de Soraya, é contratada por Benjamin para ser cuidadora da sua avó Izabelita. Mora em Paraisópolis e, por um tempo, abriga a nova patroa na sua casa, quando esta resolve ficar distante das agressões e destemperos de Soraya. Batalhadora, mãe solteira, preza pela educação da filha Lilica e apoia o seu sonho em se tornar bailarina, despertando a simpatia de Izabelita pelo grupo de Isolda.
Lilica (Thainá Duarte)
Adolescente de Paraisópolis, tem o sonho de se tornar bailarina, e é apoiada pela mãe Deodora, que deixa de comer para comprar seus uniformes. Integra o grupo de ballet da Associação de Moradores, e é uma das grandes apostas da professora Isolda, mas vê o seu destino mudar após sofrer um acidente grave. Namora Tadeu.
Silvéria (Ilana Kaplan)
A perua de Paraisópolis. Ajuda o marido Fradique na Padaria Lindorela, sempre lotada. Nas horas vagas, frequenta a Dalíssima Modas com a filha Mirela. Lá, faz amizade com Júnior, e arremata todo o estoque de peças grifadas de Soraya. Superprotege o filho Lindomar, fazendo de tudo para separá-lo de Danda, por achar que ela não está à altura de seu primogênito. Sonha em sair da comunidade e ascender socialmente.
Fradique (José Rubens Chachá)
Casado com Silvéria, pai de Lindomar e Mirela. Descendente de portugueses, orgulha-se de trabalhar duro na Padaria Lindorela, conhecida dentro e fora de Paraisópolis por ter o melhor pão de São Paulo. Tem um ajudante, Claudinei, e é um patrão exigente, mas quem tem a última palavra é sempre a sua mulher.
Lindomar (Gil Coelho)
O playboy de Paraisópolis. Filho do casal Silvéria e Fradique, irmão de Mirela. É apaixonado por Danda, que vive indecisa entre ele e o culto Cícero, seu oposto. Aficionado por carros, vaidoso, passa o tempo encerando o seu possante e comprando peças para turbiná-lo ainda mais. É amigo de infância de Grego.
Mirela (Luana Martau)
Filha do casal Silvéria e Fradique, irmã de Lindomar. Morre de ciúmes dele e odeia a ex-cunhada Danda. Protótipo de perua, só pensa em gastar dinheiro comprando roupa de grife. Assim como sua mãe, é cliente assídua da Dalíssima Modas, fica enlouquecida com as roupas de Soraya vendidas por Júnior, e não vê a hora de sair de Paraisópolis.
Itamar Timbó (Daniel Ribeiro)
Corretor de Paraisópolis e representante da Associação de Moradores, desvia o dinheiro da entidade e será desmascarado após um acidente no local. Namorou com Paulucha antes de ir morar com Rosicler, de quem está separado, embora ainda se reencontrem com frequência. É sócio secreto de seu “Bonde da Rosicler”. Também é técnico do Capotão Futebol Clube, time da comunidade, onde jogam Tadeu e Máximo.
Claudete (Mariana Xavier)
Filha de Ramira e Expedito, irmã de Tadeu, faz a linha santa. Seu painho, ciumento e possessivo, pensa que a filha é a única moça direita de Paraisópolis, uma flor intocada. Mal sabe ele que, por suas costas, ela adora exibir o decote e atiçar os homens. Quando é pega no flagra com Raul, diz que foi agarrada pelo rapaz, e Expedito o persegue pela comunidade para capá-lo – sem sucesso, para o seu alívio. Interessa-se também por Máximo, que passa a trabalhar como ajudante de seu pai.
Olga (Paula Barbosa)
Chefe de cozinha, fez o curso de culinária graças a ajuda de Grego. Moradora do Jardim Colombo e é declarada rival de Rosicler, de quem roubou o namorado, Timbó. Vai se tornar aliada de Mari quando ela for trabalhar na casa de Soraya, onde ela é chef.
Urbana (Maria Paula Lima)
Trabalha com Paulucha na sua confeitaria, onde é sua aprendiz e chamada por ela de “Baninha”. Para desespero da patroa, vive falando no celular e se esquecendo do serviço. Acompanha a luta da amiga com a rebeldia dos filhos. Vai cair na lábia de Primo.
Ester (Maureen Miranda)
Secretária de Gabo na Pilartex. É fascinada pela elegância da arquiteta Margot e morre de medo de Soraya. Tímida, é apaixonada por Raul, e vai se decepcionar com ele.
Bazunga (Márcio Rosário)
Capanga fiel de Grego, está sempre com Sereno e Ximena protegendo o chefe. Vai ter um flerte com Melodia, empregada de Soraya e Gabo.
Patrícia (Lucy Ramos)
Terapeuta, vai substituir Rafaela no consultório e herdar os seus pacientes – entre eles, Soraya. Melhor amiga de Margot, ouve as suas lamúrias para reconquistar Benjamin. Assim como a amiga, culta e sofisticada. Vai se envolver com Lindomar, apesar das diferenças culturais. Detesta o jeito mulherengo dele.
Pedroca (Raffael Pietro)
Filho caçula do casal Soraya e Gabo. Sofre com a mãe ausente e o pai distante e, assim como o irmão mais velho Lourenço, é criado pelos empregados da casa. Seu ídolo é Benjamin, o meio-irmão adulto.
Lourenço (Greg Blanzat)
Filho mais velho do casal Soraya e Gabo. Assim como o irmão caçula Pedroca, é criado pelos empregados da casa, e sofre com a mãe ausente e o pai distante. Carente, pede sempre para o seu meio-irmão adulto Benjamin visitá-lo.
Jávai (Babu Santana)
Temido contraventor do Jardim Colombo, tem um dente de ouro que se torna pivô de muitas brigas com Danda e Mari. Empresta dinheiro na comunidade a juros altíssimos. Respeita o território de Grego, mas vai atrair Sereno para o seu lado. Vai ficar encantado com Dália, que vai repaginar o visual dele.
Rafaela (Betina Viany)
Terapeuta de Soraya, terá um AVC durante uma sessão com ela. Será substituída por Patrícia, que herdará todos os seus outros pacientes.
Dom Peppino (Lima Duarte)
Mafioso de Nova York, conhece Danda em uma boate e se encanta por ela. Passa a sustentá-la e enchê-la de presentes, sob o pretexto de que ela se parece com sua netinha falecida. Pede um único favor em troca: que embarque com algumas malas suas para São Paulo. Na verdade, trata-se de contrabando, o que faz com que Danda seja presa.