Outubro pode ter novas ondas de calor ainda mais fortes em MG
Cidades mineiras têm 'refresco' em relação às temperaturas escaldantes dos últimos dias, mas novas ondas de calor podem ocorrer no próximo mês
A recente onda de calor que assolou Minas Gerais, quebrando recordes de temperatura em Belo Horizonte e outras cidades do estado, finalmente está chegando ao fim com a chegada de uma frente fria que trouxe alívio na forma de chuvas para algumas regiões. No entanto, a pergunta que permanece na mente de muitos mineiros é: podemos esperar mais ondas de calor em outubro?
De acordo com o Instituto Clima Tempo, a resposta é sim, e o risco de novas ondas de calor é considerado “altamente provável.” A previsão indica que sistemas de alta pressão atmosférica continuarão a atuar sobre o Brasil, impedindo a formação de nuvens de chuva e gerando situações de bloqueio atmosférico, o que contribui para o surgimento de ondas de calor.
Outubro já é naturalmente um mês mais quente do que setembro, e com a influência do fenômeno El Niño, a primavera de 2023 tem apresentado temperaturas elevadas. O El Niño afeta a circulação dos ventos em diferentes camadas da atmosfera, alterando a trajetória das frentes frias que chegam à América do Sul. Isso dificulta a mistura do ar quente com o ar frio de origem polar, que geralmente acompanha as frentes frias e traz um alívio temporário do calor.
Portanto, os moradores de Minas Gerais devem se preparar para a possibilidade de mais ondas de calor no próximo mês. É fundamental tomar medidas de precaução, como se manter hidratado, evitar a exposição excessiva ao sol e, sempre que possível, buscar ambientes climatizados.
Embora a beleza das estações mais quentes seja apreciada por muitos, é importante lembrar que as altas temperaturas também podem representar desafios para a saúde e o bem-estar. Portanto, fique atento às previsões meteorológicas e esteja preparado para enfrentar o calor à medida que nos aproximamos de outubro.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo