Pix por aproximação entra em vigor nesta semana e terá limite de até R$ 500 por transação

Guia Muriaé no WhatsApp

A partir da próxima sexta-feira (28), o Pix ganha uma nova e esperada funcionalidade que vai facilitar ainda mais os pagamentos no Brasil.

O Banco Central anunciou que, com a implementação do Pix por aproximação, será possível realizar transações instantâneas apenas aproximando o celular da maquininha de pagamento, utilizando o aplicativo do banco ou uma carteira digital autorizada.

PUBLICIDADE

Essa inovação traz a possibilidade de pagar diretamente pelo celular usando a tecnologia NFC (Near Field Communication), similar ao que já acontece com os cartões de pagamento por aproximação. O valor máximo por transação será de R$ 500, mas o cliente poderá configurar um valor máximo menor ou até definir um limite diário de transações, conforme suas preferências.

Com a função de pagamento por aproximação, o usuário pode escolher entre utilizar carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay ou o próprio aplicativo bancário para realizar a operação. O processo é simples: basta aproximar o celular da maquininha, revisar o valor e confirmar a transação. Não é necessário tocar no dispositivo de pagamento, o que torna o processo ainda mais rápido e prático.

PUBLICIDADE

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), já em setembro de 2024, 65% dos pagamentos presenciais no Brasil eram realizados com cartões e dispositivos por aproximação, destacando a crescente adesão dessa tecnologia entre os consumidores.

Alguns bancos já haviam se antecipado ao lançamento e iniciaram testes com o Pix por aproximação. O Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, C6 Bank e PicPay estão entre as instituições que oferecem a funcionalidade aos seus clientes. Para ativar o Pix por aproximação, é necessário vincular a conta bancária a uma carteira digital compatível, como já acontece com os cartões de pagamento. Após a vinculação, o pagamento é feito ao aproximar o celular da maquininha, e a comunicação entre as instituições é garantida por meio das APIs do Open Finance, que asseguram a segurança e a padronização das transações.

PUBLICIDADE

Além disso, o Sicredi também já iniciou a disponibilização do Pix por aproximação para seus associados, com um processo gradativo, e espera expandir a funcionalidade nos próximos meses.

Com a crescente utilização do Pix e a ampliação das opções de pagamento, o Banco Central espera que essa nova função impulsione ainda mais a praticidade e a segurança nas transações financeiras no país.

PUBLICIDADE

Fonte: Guia Muriaé, com informações do R7

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/KLaZbX65tfkKHAGhUolho2
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
[ X ] Não quero receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente e ficar bem informado!