Golpes com cartão de crédito: quais são os mais comuns?
Sabia que o cartão de crédito é o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros? Metade dos consumidores, inclusive, tem quatro ou mais cartões, segundo uma pesquisa feita pelo Serasa eCred em 2022.
Com tanta informação circulando, não é raro que criminosos se aproveitem da popularidade da ferramenta para aplicar crimes financeiros: dois em cada dez usuários de cartão de crédito já foram vítimas de golpes, de acordo com a empresa Kaspersky, especializada em cibersegurança.
Ainda que as instituições financeiras criem mecanismos de proteção e novas tecnologias para impedir que fraudes e golpes com cartão de crédito aconteçam, pessoas má intencionadas agem de forma articulada para enganar vítimas e fazer com que elas mesmas entreguem seus dados sem perceber.
Confira, abaixo, as principais táticas de golpe com cartão de crédito, como se proteger e o que fazer caso você seja vítima de um golpe com o seu cartão.
Cartão clonado
O golpe do cartão clonado geralmente começa a partir de um vazamento de dados. Se o seu cartão foi clonado, provavelmente as informações dele (como o número, nome do titular, data de vencimento e código de segurança) foram expostas e usadas para realizar compras sem o seu consentimento.
Sabe quando você empresta seu cartão de crédito para um amigo enviando uma foto dele por um app de mensagem? Ou quando você cadastra o seu cartão de crédito durante uma compra online em um site pouco confiável? Estes são exemplos de situações de risco para as suas informações.
Pode ser que, durante uma transação em um ambiente pouco seguro, seus dados tenham sido vazados. Também é comum que um cartão seja clonado a partir de um golpe de phishing, que é quando um golpista te induz a fornecer uma informação ou realizar uma ação prejudicial para sua segurança de forma voluntária.
Em geral, esses criminosos criam páginas falsas com promoções e descontos que não existem para enganar clientes e fazê-los clicar em links maliciosos criados especialmente para roubar dados.
Também é importante considerar que, de modo geral, as instituições financeiras seguem políticas estritas de segurança da informação e proteção de dados, fato que impede que os dados dos cartões dos clientes sejam comprometidos nos ambientes monitorados por elas.
Como evitar que meu cartão seja clonado?
* Use sempre seu cartão virtual em compras online. O cartão virtual é uma das ferramentas mais seguras para quem deseja realizar transações pela internet. A cada nova compra você pode criar um novo cartão, com um número e código de segurança diferentes, e excluí-lo após a operação. Outra opção é deixar o cartão bloqueado e só desbloqueá-lo na hora de usar. Assim, em caso de vazamento, mesmo que as informações dele sejam expostas por aí, você não compromete o seu cartão físico e tem mais praticidade e agilidade para resolver a situação.
* Nunca compartilhe as informações do seu cartão de crédito com terceiros. Não mande fotos do seu cartão por apps de mensagem e não empreste para outras pessoas. Lembre-se de que por mais que você confie em alguém, o cartão está registrado no seu nome e no seu CPF e, por isso, você é legalmente responsável por ele.
* Cuidado ao cadastrar o seu cartão em um novo site. Cadastrar seu cartão em um site de compras ou streaming é algo bem comum. Mas, na hora de realizar seu cadastro, tenha certeza de que o link é confiável e, se possível, cadastre somente seu cartão virtual.
* Se a promoção é boa demais, desconfie. Será mesmo que o celular dos seus sonhos está à venda por menos da metade em um site que você nunca ouviu falar? Pode ser que o link que você encontrou seja apenas uma isca criada para roubar seus dados bancários;
* Não use wi-fi público para realizar transações bancárias. Além de serem um vetor de malware e vírus para o seu dispositivo, redes públicas, em geral, não precisam de autenticação para funcionar, algo que pode deixar a segurança de seus usuários mais vulnerável.
Muitos golpes de cartão de crédito acontecem durante compras presenciais, enquanto o pagamento é realizado com uma maquininha. O mais comum deles é o da maquininha quebrada.
Na hora do pagamento, em vez de oferecerem um equipamento funcionando, tentam realizar a operação numa maquininha com o visor quebrado ou com pouca nitidez para que, ao digitar a senha, você não consiga saber qual valor realmente foi cobrado ali. Os fraudadores também costumam simular que a transação não foi concluída para que a cobrança seja feita duas vezes.
Os cartões de crédito também são alvos do golpe com a maquininha que bloqueia pagamentos por aproximação. Essa é uma tática que força os usuários a inserir o cartão na maquininha e digitar a senha – nesse momento, a máquina rouba o código numérico do cartão e permite que ele seja clonado.
Como posso me proteger de golpes com maquininhas de cartão de crédito?
* Nunca realize pagamentos em maquininhas quebradas. Se a maquininha aparenta ter algum problema, não permita que o seu cartão seja utilizado e nem digite sua senha para realizar uma transação. O mesmo vale para maquininhas com baixa visibilidade no painel de leitura do valor de pagamento;
* Preste atenção nas mensagens de erro no painel da maquininha. No golpe que bloqueia pagamentos por aproximação, é possível visualizar a mensagem “ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO”. Caso você identifique uma mensagem suspeita, tente outras formas de pagamento, como Pix e dinheiro.
Golpe da troca de cartão
O golpe da troca de cartão também acontece em compras presenciais, geralmente em ambientes movimentados como festas de rua (alô, carnaval) e shows. Na hora do pagamento, que pode acontecer em meio à muvuca, o falso vendedor pega o cartão da vítima e troca por outro sem que ela perceba.
Como posso me proteger do golpe da troca de cartão?
* Personalize seu cartão. Que tal colocar um adesivo no seu cartão de crédito? Você pode usar algo pequeno, mas chamativo, que te permita identificar o cartão rapidamente caso ele seja trocado por outro. Na hora de escolher o adesivo, é importante tomar alguns cuidados: não escolha peças com relevo e nem cubra partes importantes como o chip e a tarja magnética. Confira aqui outras dicas para personalizar o seu cartão de crédito.
* Não entregue seu cartão para outras pessoas. Nunca dê o seu cartão de crédito para que outra pessoa o manuseie durante o pagamento. Desse modo, você não o perde de vista.
* Se possível, esconda sua senha. Se você não conseguir pagar por aproximação ou se o valor da transação exigir que você digite a senha, tente digitá-la de maneira que outras pessoas não consigam ver sua combinação.
Golpe da loja falsa
Você acaba de realizar uma compra e, aparentemente, a loja é confiável. Instantes depois você recebe a nota fiscal e o comprovante de venda do produto. Até aí tudo bem. O problema é que, depois de alguns dias, sua mercadoria ainda não chegou e o valor já foi computado.
Você tenta abrir contato com o lojista, mas nenhum canal de atendimento responde ao seu chamado. E agora? Na maioria dos casos, isso é um indicativo de que você sofreu o golpe da loja falsa.
Em geral, os golpes em que a venda é cancelada e o consumidor sofre prejuízo também podem ser caracterizados como phishing, já que as vítimas são levadas a confiar em um estabelecimento que, na verdade, é comandado por fraudadores que utilizam as informações do cartão de crédito.
Como posso me proteger do golpe da loja falsa?
* Procure pela reputação da empresa. É importante fazer uma pesquisa minuciosa antes de fechar qualquer negócio em empresas não muito conhecidas. Consulte o histórico da empresa onde você fará a compra e não clique em links promocionais compartilhados pelas redes sociais e apps de mensagem – caso tenha encontrado um preço interessante em algo que você deseja comprar, procure pela oferta diretamente no site do lojista.
* Sempre desconfie de promoções boas demais. Não é demais repetir: promoções onde o preço dos produtos está muito abaixo do comum podem ser uma isca para roubo de dados.
Se você foi vítima de um golpe com o seu cartão de crédito, existem alguns passos importantes a serem seguidos:
1. Avise sua instituição financeira e bloqueie o cartão de crédito imediatamente. Essa dica é importante em qualquer situação de emergência envolvendo sua conta e seus cartões. Abrir um chamado em um dos canais oficiais de atendimento do seu banco é fundamental para agilizar a resolução do problema e receber o suporte adequado. Em geral, dentro do app da instituição você também pode reportar as compras que você não reconhece e bloquear o cartão para que os golpistas não façam novas cobranças. Caso as compras tenham sido realizadas com um cartão virtual, exclua o cartão – neste caso, não será necessário trocar o cartão físico.
2. Registre um boletim de ocorrência. Após bloquear e notificar seu banco em um dos canais oficiais de atendimento, entre em contato com a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Hoje em dia já é possível fazer isso pela internet – descubra aqui como fazer um B.O no seu estado.
3. Troque suas senhas. É importante mudar suas senhas após uma situação de golpe ou exposição de dados. Neste caso, a senha que deve ser alterada é a do seu cartão de crédito. Na hora de pedir por um novo cartão, você pode consultar o time de atendimento da instituição para saber como fazer isso.
Fonte: Nubank