Operação Divisas Seguras reforça o combate à criminalidade em Minas Gerais
Quase 8 mil pessoas e 6 mil veículos que passavam pelas estradas mineiras nesta quinta-feira (7) foram abordados durante mais uma Operação Divisas Seguras. O objetivo foi fazer um cerco à entrada de drogas, armas, explosivos, automóveis roubados e outros materiais ilícitos e irregulares no Estado.
Contando com um efetivo de 960 agentes de segurança, a fiscalização aconteceu em cerca de cem pontos e em praticamente todas as regiões de Minas Gerais. “Essas abordagens são realizadas de forma integrada e têm como foco a prevenção à criminalidade” afirmou a secretária de Estado Adjunta de Defesa Social, Cássia Gontijo.
Ao todo, 29 pessoas foram presas e 115 veículos apreendidos. O número de autos infração de trânsito lavrados chegou a 568. Ficaram retidos 26 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e 12 carteiras de habilitação (CNH), duas delas falsas. Uma motocicleta furtada foi recuperada.
Ainda foram apreendidas quatro armas de fogo, uma réplica e 71 munições, além de um talão de receituário em branco, 70 metros cúbicos de carvão vegetal, quatro varas de pesca, dois molinetes e 60 quilos de linguiça sem procedência. Durante as fiscalizações, também foram encontrados dez gramas e uma dola de cocaína e sete buchas e 5 gramas de maconha.
Balanço
Desde quando as fiscalizações começaram, em março deste ano, já foram apreendidos 300 quilos de explosivos, mais de uma tonelada de maconha, 169 pedras de crack, 20 armas de fogo, 234 munições, 1.071 pares de calçados, 8 mil telhas, 860 estacas de eucalipto, uma tonelada de queijo, 289 produtos eletrônicos diversos e mais de 2 mil mídias de CD e DVD, avaliadas em R$ 60 mil, entre outros materiais. Aproximadamente, 80 mil pessoas e 50 mil veículos foram abordados. Mais de 300 pessoas foram presas.
A Operação Divisas Seguras é realizada de forma integrada entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), as polícias Militar e Civil de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar, a Receita Estadual, a Receita Federal, o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal e os Estados de São Paulo e Goiás.
Fonte: Agência Minas