Prefeitura e PM Muriaé orientam motoristas sobre infrações de trânsito em áreas escolares
Com a volta às aulas em Muriaé na última semana, o trânsito na região central da cidade voltou a ficar mais movimentado nos horários de entrada e saída de alunos.
Para evitar transtornos com a fiscalização, a orientação aos motoristas é de respeito à sinalização nas proximidades de escolas. Vale lembrar que, desde 2017, a Prefeitura mantém áreas de embarque e desembarque de estudantes em frente a todos os colégios do Centro (além da Escola Estadual Desembargador Canêdo, na Barra), a fim de reduzir os congestionamentos.
Nesses locais, a sinalização vertical e horizontal é evidente até para motoristas mais inexperientes. No início e no fim de cada trecho, placas informam os horários (variáveis de acordo com cada escola) nos quais fica proibido permanecer por tempo superior ao necessário para a movimentação dos estudantes. Além disso, todos os pontos são demarcados no piso com faixa de cor azul, que se estende pelas vagas reservadas para a finalidade escolar nos períodos estabelecidos.
Mesmo com toda a sinalização, as irregularidades verificadas nas proximidades das escolas ainda são comuns. “Frequentemente, flagramos carros estacionados sobre as faixas azuis mesmo nos horários em que essas vagas são exclusivas para embarque e desembarque de alunos”, informa o diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, Ivanin Pimentel. “As chamadas filas duplas também são muito frequentes, deixando a circulação de veículos bastante lenta naqueles locais”, completa.
PM intensifica fiscalização
Para evitar abusos, a Polícia Militar intensificou a fiscalização em frente às escolas do Centro na última semana. A ação teve o objetivo de orientar os motoristas quanto à utilização dos espaços destinados à saída e chegada de estudantes, coibindo a formação das filas duplas e o estacionamento sobre o calçadão existente nas proximidades de dois colégios.
Apesar do caráter educativo da iniciativa, a equipe da Patrulha de Trânsito (PATRAN) precisou multar e até remover veículos que estavam estacionados nas áreas de embarque e desembarque durante os horários de restrição.
Fonte: PMM
Passou da hora da polícia monitorar as áreas das escolas centrais, quase fui atropelada uma vez próximo ao colégio Santa Marcelina. Os motoristas não respeitam sinalização e passam por cima sem nem ao menos prestar atenção no trânsito, filas duplas, veículos em cima da calçada, falta de sinalização é o que mais acontece por ali. Espero que isso continue e não seja só por um período do ano.