Recorde mundial? Morador da região morre aos 127 anos

Segundo os registros, José Paulino Gomes nasceu no dia 4 de agosto de 1895. Familiares explicam que documentos do idoso foram feitos quando ele já era adulto, mas garantem que ele tinha mais de 100 anos.

Guia Muriaé no WhatsApp

Pedra Bonita, uma pequena cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, está abalada com a notícia da morte de José Paulino Gomes, que teria alcançado a impressionante idade de 127 anos. Segundo registros do Cartório Silva, o único na cidade, José Paulino Gomes nasceu em 4 de agosto de 1895, como consta em sua certidão de casamento, que foi registrada em 1917.

“De acordo com o registro, ele se casou aos 22 anos. Presume-se que realmente ele nasceu antes de 1900. Raramente se casavam homens com 17 anos”, afirmou Willyan José Rodrigues de Souza, assessor jurídico do cartório.

PUBLICIDADE

A história de José Paulino Gomes é envolta em mistérios, uma vez que os documentos dele apresentavam informações diferentes, sem seguir um padrão. Sua família, buscando esclarecer a verdadeira idade do idoso, recorreu ao cartório da cidade para obter informações mais precisas.

“No interior aqui, geralmente, as pessoas são registradas quando já estão mais velhas. Existem vários casos com a documentação errada. Mas a documentação dele indicava que ele era mais jovem do que realmente era. Tem uma senhora aqui perto com 98 anos. Ela afirma que o conhecia quando ele ainda era um rapazinho. Foi quando tivemos a curiosidade de confirmar sua idade e procuramos o cartório para saber qual era a correta. Com certeza, ele tinha mais de 100 anos, pelo menos 110. Agora, precisamos ver como ficará na certidão de óbito”, disse a neta, Eliane Ferreira.

PUBLICIDADE

Conhecido como “Seu José”, o amansador de animais residia no Córrego do Café, na zona rural de Pedra Bonita. Viúvo, ele deixou um legado de sete filhos, 25 netos, 42 bisnetos e 11 trinetos.

“Era uma pessoa muito simples, humilde. O que o diferenciava era que ele não gostava de nada industrializado, só consumia produtos naturais do interior. Criava galinhas, porcos… Sua alimentação era toda proveniente daqui mesmo, plantada ou criada na região. E sempre gostou de tomar uma pinguinha”, relatou Eliane.

PUBLICIDADE

“Há quatro anos, ele já não andava a cavalo. Aproximadamente há um mês, estava acamado. Ele deixará muitas histórias e memórias para todos nós”, acrescentou Fabíola Oliveira, outra neta.

A causa da morte de José Paulino Gomes foi atribuída a falência múltipla de órgãos, provavelmente decorrente de sua avançada idade. Seu enterro será realizado neste sábado (29), às 16h, no Cemitério do Córrego dos Fialhos, em Pedra Bonita. A família e amigos se reúnem para prestar suas últimas homenagens a esse notável homem, que talvez possa ser considerado um recordista mundial de longevidade.

PUBLICIDADE

Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!