Adequações em estradas rurais beneficiam conservação hídrica em Volta Grande

Ações promovidas pela Copasa têm como objetivo reduzir erosões no solo e aumentar retenção da água no entorno dos mananciais

Guia Muriaé no WhatsApp

O Programa Pró-Mananciais, da Copasa, está em plena execução na região da Zona da Mata mineira, onde recentemente foram concluídas ações de adequação de estradas rurais no município de Volta Grande. Beneficiando diretamente cinco propriedades na bacia do rio Angu e ribeirão Palmeiral, essas ações têm como objetivo melhorar a infraestrutura local e, ao mesmo tempo, promover a conservação do solo e da água.

Com um aporte na ordem de mais de R$ 33 mil, essas melhorias representam um investimento expressivo da Copasa em benefício da comunidade, proporcionando o fortalecimento da estrutura de estradas locais, facilitando o tráfego, reduzindo a erosão e aumentando a retenção de água na região.




A partir dessa iniciativa, os produtores rurais locais já estão sentindo os impactos positivos, e a receptividade ao programa tem sido excelente, conforme destacou o integrante da equipe ambiental da Unidade de Controle Ambiental da Copasa, Marco Teixeira. “Os produtores acolheram de forma muito positiva as ações do Pró-Mananciais, entendendo que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

Mas os investimentos não param por aí. Em continuidade aos trabalhos, a Copasa irá investir mais de R$ 45 mil para a construção de bolsões para a captação da água de chuva, que auxiliarão no abastecimento e na conservação dos recursos hídricos, especialmente em períodos de seca.




Importante destacar que toda a execução dessas ações é acompanhada e fiscalizada pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Volta Grande, que colabora na identificação das necessidades locais e na elaboração de soluções que promovam a preservação ambiental e a segurança hídrica a longo prazo. Nesse sentido, a Copasa conta com a parceria da Prefeitura de Volta Grande, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e do Instituto Estadual de Floresta (IEF Leopoldina).

Atuação socioambiental




A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda ESG da Companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”.

A gestão ESG é um mecanismo de inteligência competitiva, pois colabora na aceleração dos processos de gestão e de operação. Consolida o posicionamento e as ações cruciais para atender às expectativas das partes interessadas e garantir a perenidade da Companhia, frente aos desafios ambientais e sociais dos próximos anos.




A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

Sobre o Pró-Mananciais




Criado pela Copasa em 2017, o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserido.

O Pró-Mananciais integra, ainda, o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação e deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda de biodiversidade.




Fonte: Agência Minas




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!