Alerta até sexta: MG está entre os estados que serão mais afetados por onda de calor

Guia Muriaé no WhatsApp

Minas Gerais se encontra em estado de alerta à medida que uma onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média, toma conta do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 789 cidades mineiras estão sob aviso até a próxima sexta-feira (25 de agosto), o que representa 92% do território do estado. Apesar do alerta, o Inmet classificou o risco à saúde como “leve”.

A cidade de Muriaé, assim como várias outras na região da Zona da Mata, encontra-se entre as localidades mais afetadas, com os termômetros atingindo a marca de 31ºC nesta quarta-feira (23 de agosto), devido à influência de uma massa de ar seco que está sobre a região.

PUBLICIDADE

A Defesa Civil emitiu uma série de recomendações para a população lidar com as altas temperaturas:

* Hidratação ao longo do dia;
* Consumo de alimentos leves e frescos, como saladas e frutas, evitando frituras;
* Dormir em ambientes arejados e úmidos, por meio de umidificadores ou recipientes de água;
* Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição solar entre as 10h e 17h;
* Banhos com água não muito quente para prevenir ressecamento da pele;
* Consultar um especialista em caso de problemas respiratórios;
* Evitar provocar incêndios em áreas vazias, florestas ou matas, notificando imediatamente os órgãos competentes em caso de incêndio.

PUBLICIDADE

Minas Gerais entre os estados mais afetados por onda de calor que atinge o país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que uma onda de calor atingirá sete estados, incluindo Minas Gerais, nesta semana de agosto, possivelmente estabelecendo recordes históricos de temperatura. Além do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro estão na lista dos mais afetados.

PUBLICIDADE

As altas temperaturas e o clima seco são características típicas das regiões Centro-Oeste, interior do Nordeste e centro-sul da Região Norte. Espera-se que as temperaturas máximas fiquem próximas ou ultrapassem 40ºC, sendo o Centro-Oeste e o Sudeste as regiões mais vulneráveis à onda de calor, entre a quarta-feira (23/8) e quinta-feira (24/8).

Nos próximos dias, está prevista a chegada de uma onda de frio na região Sul, o que pode levar a uma queda nas temperaturas em todo o país, incluindo temporais isolados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

PUBLICIDADE

O Fenômeno El Niño e o aquecimento global

O fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, ocorre a cada cinco a sete anos e influencia diversos países, inclusive o Brasil. O El Niño contribui para primaveras e verões com temperaturas acima da média, resultando em períodos prolongados de calor intenso. Combinado ao aquecimento global, o impacto nas temperaturas tende a ser ainda maior.

PUBLICIDADE

O aquecimento global, acelerado pelo acúmulo crescente de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera, devido a ações humanas como queima de combustíveis fósseis e desmatamento, pode intensificar o fenômeno El Niño, levando a consequências cada vez mais perceptíveis.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!