Atenção, motorista! Licenciamento 2024 passa a ser cobrado em MG para mais veículos a partir de hoje
A partir da próxima terça-feira, 1º de outubro, motoristas mineiros com veículos de placas finais 4, 5 e 6 devem estar atentos ao início da exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado. A medida faz parte da segunda etapa de cobranças do licenciamento anual no estado.
O alerta foi emitido pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG), através da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).
A primeira fase da cobrança já está em vigor para os veículos com placas de final 1, 2 e 3. Já os proprietários de automóveis com placas de final 7, 8 e 9 terão até o dia 30 de outubro para realizar a regularização do documento.
Para obter o CRLV, o motorista deve estar em dia com o pagamento do IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT), a Taxa de Remoção de Licenciamento, além de quitar possíveis multas pendentes. A ausência do licenciamento regular pode resultar em multa de R$ 293,47, além da aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo de circulação.
Os proprietários que precisarem de mais informações ou esclarecimentos sobre o licenciamento podem acessar o portal oficial de trânsito do estado, no endereço transito.mg.gov.br, evitando, assim, deslocamentos desnecessários até pontos de atendimento presencial.
A medida reforça a importância de manter a documentação do veículo atualizada para evitar transtornos, principalmente com a intensificação da fiscalização nas rodovias e vias urbanas de Minas Gerais.
Fonte: Guia Muriaé