Caso suspeito da ‘doença da vaca louca’ é investigado em MG
Paciente está internado na cidade de Caratinga
Um idoso está internado em Caratinga, na região do Vale do Rio Doce, com suspeita de Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). Natural de Ubaporanga, na mesma região, o paciente apresentou sintomas compatíveis com a enfermidade e foi submetido a exames. Até o momento, seu estado de saúde não foi informado.
Apesar da suspeita inicial, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) afirmou que, provavelmente, trata-se da forma esporádica da DCJ, que ocorre sem vínculo com a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como “doença da vaca louca”. A variante da DCJ, que é transmitida pela ingestão de carne bovina contaminada, acomete majoritariamente pessoas mais jovens, com menos de 30 anos, diferentemente do caso do paciente mineiro, que é idoso.
A SES-MG informou que a maioria dos casos de DCJ é do tipo esporádico, correspondendo a cerca de 85% das ocorrências, e afeta predominantemente pessoas entre 55 e 70 anos, sendo levemente mais prevalente em mulheres. Essa forma da doença é uma desordem cerebral que causa perda de memória, dificuldade de comunicação e tremores, além de outras alterações neurológicas.
Para confirmar o diagnóstico, o exame do líquor do paciente pode identificar a presença da proteína 14-3-3, um marcador com alta sensibilidade para a DCJ. Contudo, a confirmação final da doença exige uma análise neuropatológica do tecido cerebral, o que só é realizado post-mortem.
A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Minas) acompanham o caso, adotando medidas de vigilância e monitoramento.
Entenda as Principais Doenças Relacionadas
Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ): A maioria dos casos ocorre de forma esporádica, sem causas conhecidas. Acomete, em geral, pessoas entre 55 e 70 anos e apresenta sintomas como perda de memória, dificuldades de comunicação e tremores.
Variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ): Relacionada ao consumo de carne de bovinos contaminados com EEB, a vDCJ afeta principalmente jovens com menos de 30 anos e provoca perda de sentidos, agitação e irritabilidade.
Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – Doença da Vaca Louca: Essa condição é causada pela ingestão de carne e subprodutos bovinos contaminados, e causa sintomas como agressividade e alterações neurológicas.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo