Cataguases volta a sofrer com enchentes e rio Pomba deve continuar subindo nas próximas horas
A chuva intensa que cai sobre a região trouxe enchente para as cidades de Astolfo Dutra, Dona Euzébia e Cataguases.
Há pontos de alagamentos em Astolfo Dutra, mas ainda não há informações detalhadas a respeito da situação atual. Já em Dona Euzébia a Defesa Civil do município divulgou boletim, pouco depois do meio dia, informando “estado de inundação” devido ao nível do rio Pomba estar em 4,05 metros. Lá, como em Astolfo Dutra, o Pomba é afetado diretamente pela vazão da PCH Ivan Botelho III, que às 11:45h informou estar jogando no leito daquele rio 441 metros cúbicos por segundo de água.
Em Cataguases a região alagada pelas águas do Pomba e do Meia Pataca seguem aumentando, como mostra a foto acima gentilmente cedida por Emanuel Messias. Até o fechamento desta edição, a área entre a entrada da Vila Reis até a Rodoviária (inclusive Policlínica) estava inundada, bem como o trecho da Avenida Meia Pataca na altura do Star Soccer, parte baixa do Bairro Pouso Alegre e da Pampulha, além de parte do Bairro Beira Rio e São Diniz.
A Catrans alterou o fluxo de veículos em parte da Rua Tenente Luiz Ribeiro em função da enchente e segue monitorando a situação visando possíveis novas intervenções. Neste sentido orienta a todos a ficar em casa e só sair em caso de necessidade. O Prefeito José Henriques assina, a qualquer momento decreto de Situação de Emergência no município.
INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA
A Energisa informa que está mobilizada com suas equipes e acompanhando em tempo real a situação dos municípios que estão enfrentando alagamentos, em função das constantes chuvas dos últimos dias. A Energisa reforça que está trabalhando 24 horas, realizando vistorias, com equipes extras para essa situação atípica, além da identificação de possíveis riscos elétricos em situações emergenciais.
Por medida de segurança, a Energisa precisou desligar a energia de algumas ruas de Cataguases onde as águas já atingiam os medidores de energia, devido à elevação do volume de água.
À medida em que o volume das águas retorna à condição de segurança, a Energisa normaliza o fornecimento de energia aos clientes desligados.
Em caso de dúvidas entre em contato com a Energisa pelo 0800 032 0196 ou pelas redes sociais.
Fonte: Marcelo Lopes