Cerca de 400 mulheres do agro reunidas em Manhuaçu
Encontro promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu aconteceu durante o 24º Simpósio de Cafeicultura da região das Matas de Minas
O segundo dia do simpósio de cafeicultura da região das Matas de Minas foi marcado pelo Encontro de Mulheres que reuniu cerca de 400 participantes de Manhuaçu e região. O evento organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu em parceria com o Sistema Faemg Senar teve como tema “Conectadas pelo café” e destacou o protagonismo feminino nos espaços dentro e fora do agro, empreendedorismo e casos de sucesso.
O primeiro painel reuniu mulheres que contaram suas histórias e o caminho até o sucesso. Entre elas, duas egressas de cursos e programas especiais oferecidos pelo Sistema Faemg Senar em Alto Jequitibá. Larissa Sodré, campeã do Coffee of the Year 2022 (http://www.faemg.org.br/noticias/sucessao-familiar-premiada-no-coy) e a Paula Gripp produtora de café e Agente de Turismo Rural que empreende na cafeteria Coffee Gripp e com serviço de hospedagem em sua propriedade rural.
O espaço foi conduzido pela gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais e pela presidente da Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó (AMUC), Cintia Matos. Silvana destacou a importância de compartilhar histórias inspiradoras.
“Cada caso de sucesso mostrou como as mulheres têm proatividade, criatividade e força para construir grandes feitos e mudar a vida delas e de suas famílias”, comentou Silvana. Durante o evento ela apresentou ao público a iniciativa do Sistema Faemg Senar para potencializar a participação feminina no agro. Ela apresentou dados sobre o tema e disse que a cafeicultura se destaca na presença relevante de mulheres.
“Estamos rodando todo o estado chamando atenção para a importante contribuição das mulheres para o desenvolvimento do agronegócio. A ideia é promover a união e sempre cito as Matas de Minas como exemplo de articulação, porque aqui, com encontros como esse promovido pelo Sindicato, começamos uma aproximação com as mulheres para ouvir suas demandas e esse movimento tem feito a diferença na região”, contou Silvana.
A jornalista e produtora rural, Luísa Nogueira palestrou sobre a participação das mulheres no agro 5.0 e salientou a importância de que cada uma conte suas histórias, participe dos espaços físicos e virtuais de interação e busquem capacitação para se destacarem na atividade, especialmente na cafeicultura.
“Me emociona ver tantas mulheres reunidas para compartilhar suas vivências. Precisamos nos unir mais para mostrar o trabalho que fazemos no agro, com a agricultura familiar, na produção dos cafés especiais. A mulher é determinada, não há nada que nos pare”, afirmou.
Participantes
Diversas associações, comunidades e representantes do poder público se mobilizaram para levar mulheres ao evento, Marilei Vicente, vereadora em Luisburgo foi ao evento com mais de 25 mulheres da cidade. Ela contou que está investindo em ações para a valorização das mulheres do município e o evento foi uma oportunidade para elas.
“Queremos oferecer oportunidades de aprendizado e incentivar o protagonismo feminino. Esse encontro foi maravilho por podermos ouvir relatos de mulheres que lutam e conquistam. Vi a alegria de todo o grupo e isso é grandioso para elas”.
Fonte: FIEMG