Cleitinho se coloca à disposição de Bolsonaro para disputar Governo de Minas em 2026
Senador eleito é filiado ao Republicanos e negou ter alguma intenção de trocar de partido, apesar de divergências na própria sigla
O senador Cleitinho Azevedo, filiado ao Republicanos, manifestou-se aberto a representar Jair Bolsonaro na corrida ao Governo de Minas Gerais em 2026. Em entrevista ao jornal O TEMPO, Cleitinho declarou que está “à disposição” para a possível candidatura, sem, contudo, revelar qualquer intenção de trocar de partido, apesar de sua proximidade com membros do PL, partido de Bolsonaro.
Azevedo participou, no último sábado (19), de uma motocarreata e comício ao lado do ex-presidente, durante a campanha de Bruno Engler à Prefeitura de Belo Horizonte. Entre os presentes estavam figuras como o deputado federal Nikolas Ferreira e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O senador, no entanto, minimizou as questões internas de seu partido. “Se o Republicanos quiser que eu fique da forma que eu trabalho, ok. Se não, amanhã faz dois dias”, comentou.
Sem intenções de trocar de partido, Cleitinho afirmou que sua permanência no Republicanos depende exclusivamente da sigla. “Eu não tenho vontade de nada de partido. Se eu pudesse mesmo, eu não teria partido”, ressaltou, ao comentar que está aberto a deixar a legenda caso seja necessário.
Cleitinho é uma figura cotada para a disputa pelo governo mineiro em 2026, mas demonstrou humildade quanto ao cenário eleitoral. Ele afirmou que apoiaria o deputado Nikolas Ferreira, caso este decidisse concorrer ao cargo. “Se o Nikolas quiser ser candidato a governador, eu apoio ele. Não tem problema nenhum”, afirmou o senador. Ele acrescentou que, no fim, a decisão cabe ao eleitorado: “Se o povo quiser, também, eu estou à disposição.”
Questionado sobre o desejo de ser governador, o parlamentar foi direto: “Cara, eu virei senador, o que vier agora é lucro.”
Apoio a Bruno Engler
Mesmo com o Republicanos lançando Mauro Tramonte como candidato à Prefeitura de Belo Horizonte no primeiro turno, Cleitinho Azevedo tem demonstrado apoio contínuo a Bruno Engler, do PL. O senador participou da convenção que oficializou a pré-candidatura de Engler e tem se envolvido ativamente nas ações de campanha.
Cleitinho refutou as críticas sobre uma possível infidelidade partidária ao apoiar Engler, desconsiderando as implicações internas. “Me disseram que eu poderia estar cometendo infidelidade partidária. Quero que exploda a infidelidade partidária. Porque a Justiça pode me perdoar, mas eu tenho que ser fiel a Deus”, declarou o senador, enfatizando sua lealdade ao ex-presidente Bolsonaro e a Engler, que, segundo ele, foi o responsável por apresentá-lo a Bolsonaro.
Com sua postura firme, Cleitinho mantém-se no centro das movimentações políticas de Minas Gerais, sempre destacando sua proximidade com figuras influentes do cenário conservador e sua disposição em servir aos interesses do eleitorado mineiro nas próximas eleições.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo