Cobrança de pedágio na BR-040 entre Juiz de Fora e BH ficará suspensa por tempo indeterminado
De acordo Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a cobrança só será retomada após revitalização completa das estruturas e instalação de sistema de comunicação, em trabalhos que podem variar entre um e 12 meses.
Motoristas que trafegam entre Juiz de Fora e Belo Horizonte pela BR-040 devem se preparar para uma mudança significativa: a cobrança de pedágios no trecho será suspensa por tempo indeterminado. A medida acompanha a troca de concessionária responsável pela administração da rodovia, que passa da Via 040 para a EPR Mineira.
O contrato de concessão com a nova operadora foi formalizado na última quinta-feira (4). A EPR Mineira tem um prazo de até 30 dias para iniciar suas operações, período durante o qual serão oferecidos serviços essenciais como atendimentos médicos e mecânicos, além de intervenções emergenciais no asfaltamento e na sinalização da rodovia.
A EPR Mineira garantiu que a assinatura do contrato assegura a continuidade das estruturas de comunicação da BR-040. A empresa enfatizou que “não haverá descontinuidade de serviços operacionais e de cobrança de pedágios, dado que está programado o cumprimento dos requisitos para início de operação.”
Contexto da Relicitação
A relicitação do trecho da BR-040, que se estende entre Minas Gerais e o Distrito Federal, foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2019. O pedido foi apresentado pela Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. (Invepar) e pela Concessionária BR-040 S.A., em agosto daquele ano. A Via 040, concessionária anterior, alegou um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 9 milhões como justificativa para a relicitação.
O Consórcio Infraestrutura MG foi o vencedor do leilão de concessão do trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, oferecendo um desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio, que estava fixada em R$ 13,91. A concessão, que cobre um trecho de 232,1 km, prevê investimentos superiores a R$ 8 bilhões ao longo dos próximos 30 anos.
Entre as obrigações de fazer nesse período estão:
- duplicação de quase 164 km;
- 42 km de faixas adicionais;
- 15 km de vias marginais;
- 34 correções de traçado;
- 14 viadutos;
- 57 pontos de ônibus;
- uma rampa de escape;
- 14 km de ciclovias;
- 17 barreiras acústicas;
- 7 caixas para produtos perigosos;
- 11 passagens de fauna;
- implantação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD);
- 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- 8 passarelas
Impacto para os Usuários
Com a transição para a EPR Mineira, os usuários da BR-040 devem observar uma suspensão temporária na cobrança dos pedágios. Esta pausa permitirá que a nova concessionária estabeleça suas operações e cumpra os requisitos necessários para a continuidade dos serviços. A expectativa é que a nova gestão traga melhorias significativas à rodovia, beneficiando diretamente os motoristas com melhor infraestrutura e serviços de atendimento.
A mudança marca um novo capítulo na gestão da BR-040, uma das principais rodovias que ligam o sudeste ao centro-oeste do Brasil, prometendo investimentos substanciais em infraestrutura e operação ao longo das próximas três décadas.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1