Copasa moderniza infraestrutura de abastecimento de água em Matias Barbosa
A Copasa está promovendo uma série de melhorias que inclui reformas e aplicação de inovações no sistema de abastecimento de água de Matias Barbosa, somando mais de R$ 1,3 milhão em investimentos voltados para a modernização da infraestrutura e a ampliação da eficiência operacional.
O objetivo é garantir maior segurança, qualidade e rapidez na prestação de serviços à população e também às empresas instaladas no Condomínio Empresarial Park Sul, alinhado à declaração estratégica da Companhia e tendo como foco a melhor prestação de serviços para os clientes.
A engenheira de Produção da Copasa na região, Érika Santos Brito, explicou que as melhorias foram definidas a partir de um diagnóstico técnico detalhado do sistema e contemplam todas as unidades operacionais da cidade.
“Entre as intervenções, destacam-se a reforma abrangente da Estação de Tratamento de Água (ETA), que inclui a construção de muros de contenção, sala de monitoramento remoto, depósito de produtos químicos e nova sala de dosagem, além das melhorias de infraestrutura também para os operadores. As unidades estão passando por pintura, correção de cercamentos e telhados, execução de piso de concreto e limpeza geral “, detalhou a engenheira.
Monitoramento remoto
Matias Barbosa faz parte do projeto Marcropolo, desenvolvido pela Copasa, que implementa o monitoramento remoto dos conjuntos motobombas, medidores de vazão e nível dos reservatórios. Com essa tecnologia, os operadores conseguem identificar falhas operacionais em tempo real e solucionar muitos problemas à distância, reduzindo o tempo de resposta e prevenindo interrupções no abastecimento.
“Hoje, conseguimos visualizar na tela, de forma on-line, se alguma unidade, responsável pela produção ou bombeamento de água apresentou algum tipo de defeito. Antes, essa informação só era possível indo até o local para fazer a inspeção e conferir o nível dos reservatórios ou então quando a Companhia era acionada por algum cliente, informando sobre a falta de água”, explicou Érika.
Outro avanço importante é a possibilidade de antecipar ações em casos de falta de energia elétrica, pois com o monitoramento é possível efetuar a abertura de protocolo de atendimento junto à concessionária de energia responsável, assim que o problema é identificado, garantindo providências mais ágeis.
Condomínio Empresarial Park Sul
Além das melhorias no abastecimento residencial, o Condomínio Empresarial Park Sul, localizado fora do perímetro urbano de Matias Barbosa – já nas proximidades de Juiz de Fora, e onde a Copasa atende cerca de 48 empresas ativas, também está sendo beneficiado pela modernização.
Como explicou o gerente regional da Copasa na Zona da Mata, Publio Reis Pereira, até recentemente a Companhia enfrentava desafios, tais como as dificuldades de acesso aos poços utilizados para a captação de água e o monitoramento dos níveis dos reservatórios do local, que ainda precisava ser feito manualmente. Ainda de acordo com o gerente, com a modernização do sistema de abastecimento de água, estes desafios já estão superados.
“Esse avanço permite que as equipes acompanhem remotamente e em tempo real o funcionamento dos sistemas de bombeamento do Park Sul e tomem providências rapidamente caso seja necessário algum ajuste operacional. Somado a isso, Companhia construiu um projeto piloto, com instalação de sensores de pressão com telemedição, permitindo um controle das pressões nas redes de distribuição, continuamente ”, acrescentou Publio.
Compromisso com a qualidade do abastecimento
A Copasa opera os serviços de abastecimento de água em Matias Barbosa desde 1996 e, atualmente, atende mais de 15 mil pessoas. Com esses investimentos, a Companhia reafirma seu compromisso em oferecer serviços de abastecimento cada vez mais modernos e eficientes, garantindo a qualidade e a segurança no fornecimento de água para a população e o setor produtivo da região.
Fonte: SECOM-MG