Copasa percorre bairros de Ubá para orientar sobre benefícios da rede de esgoto
Dando continuidade ao trabalho de mobilização social para conscientizar a população sobre a obrigatoriedade e os benefícios da conexão à rede de esgoto da Copasa, a equipe do Consórcio Despoluir está visitando moradores de diversos bairros de Ubá. A ação será realizada até 2/9 e visa buscar soluções para aqueles imóveis que ainda não estão conectados às redes da Companhia e impedir que o esgoto seja lançado, indevidamente, em córregos e na drenagem pluvial.
A iniciativa faz parte do contrato celebrado entre a Copasa e o Banco de Desenvolvimento Alemão KFW para desenvolvimento do “Programa de Proteção Ambiental em Municípios Brasileiros” e vai acontecer nos bairros: Aeroporto, Alto Santa Cruz, Centro, Cohab, Eldorado, Louriçal, Mangueira Rural, Peluso, Pires da Luz, Residencial Rosa de Toledo, San Rafael, Santa Alice, Santa Cruz, Santana, São José e Talma.
Os agentes de mobilização estarão devidamente uniformizados, com a camiseta do Programa Engajar para Transformar, da Copasa, e em posse de crachás de identificação constando, além do nome do colaborador, as logomarcas da Copasa, do KFW e do Consórcio Despoluir. A equipe realizará a vistoria nos imóveis factíveis e potenciais para averiguação de viabilidade, visando adesão às redes públicas de saneamento.
A adesão às redes de esgoto não é apenas uma obrigação legal, regulatória e contratual, mas, sobretudo, garante saúde aos cidadãos, proteção ao meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico dos municípios e equidade econômica para com aqueles que já estão conectados às redes públicas e que acabam arcando com os custos da ociosidade das mesmas.
O Programa Engajar para Transformar
O Programa Engajar para Transformar foi instituído pela Copasa com o principal objetivo de assegurar uma atuação social sustentável e que agregue valor ao negócio da Companhia. Para isso, o Programa estabelece as diretrizes do relacionamento da Copasa com a sociedade, com foco no cliente, e apresenta uma metodologia que estabelece presença, diálogo e afinidade com as comunidades locais. Desse modo, a transformação começa por meio dos colaboradores da empresa, que participam de capacitações para aumentar a integração e os aprendizados sobre serviços, processos e práticas, reforçando a consciência interna acerca do valor do saneamento.
O programa também está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e integra a Agenda ESG da Copasa (sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa).
Fonte: Agência Minas