Destaque na região, piscicultura ornamental será tema de cursos na Semana do Fazendeiro em Viçosa
Sistema Faemg Senar vai oferecer 4 cursos sobre o tema durante o evento
A Zona da Mata de Minas Gerais é a principal região produtora de peixes ornamentais do Brasil, somando 70% da produção total da atividade no país. Cerca de 400 famílias vivem dessa atividade nos oito municípios que compõem o Polo de Piscicultura Ornamental. São ele: Patrimônio do Muriaé, Vieiras, Muriaé, São Francisco do Glória, Eugenópolis, Miradouro, Barão de Monte Alto e Rosário da Limeira.
A cadeia produtiva movimenta mais de R$ 10 milhões por ano. Segundo pesquisa do IF Sudeste de Minas, em 2021 a região produziu 8 milhões de peixes comercialização principalmente para dentro do estado, além do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Goiás e Mato Grosso.
A criação de peixes ornamentais pode ser feita em espaços pequenos, com um baixo investimento inicial, alta rentabilidade e manejo simples. Segundo o aquicultor e instrutor do Sistema Faemg Senar, Guido Salardani, a atividade como alternativa viável para pequenos agricultores que desejam diversificar suas fontes de renda.
Cursos na Semana do Fazendeiro
Atentos à essa importante possibilidade de negócio para os produtores rurais, o Sistema Faemg Senar vai oferecer quatro cursos sobre piscicultura ornamental durante a 94ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa.
As capacitações tratarão informações sobre diversas espécies que enfeitam aquários e pequenos lagos, como o acará, guppy, betta e carpa. Os participantes receberão orientações sobre os cuidados, alimentação, reprodução, produção em escala comercial e produção de linhagem para competição.
Os interessados em participar dos cursos devem se inscrever pelo site da Semana do Fazendeiro até dia 10/9 ou presencialmente, na secretaria do evento no dia 14/9, no campus da Universidade Federal de Viçosa.
Fonte: FAEMG