Santo Antônio de Pádua tem doutorado aprovado pela CAPES

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A comunidade acadêmica do interior do Estado do Rio de Janeiro está em festa, afinal, a Região Noroeste Fluminense acaba de ser contemplada com a aprovação pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Doutorado em Ensino.

Com esta conquista, o Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade Federal Fluminense, e Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (UFF/INFES), localizado no município de Santo Antônio de Pádua, passa a ter um avanço significativo na formação de docentes e pesquisadores da região. Essa nova oportunidade fortalece a pesquisa e a capacitação de professores qualificados, contribuindo para o desenvolvimento educacional local, regional e nacional, além de promover uma troca enriquecedora de experiências acadêmicas e práticas pedagógicas inovadoras.




A professora Dra. Georgia R. R. Gomes Poly, coordenadora do PPGEnsino, fez um agradecimento durante a entrevista. “Agradeço aos professores que aceitaram entrar no projeto do doutorado, e que com suas pesquisas, publicações e a escrita sobre seus trabalhos no projeto, propiciaram para que pudéssemos construir um documento que fosse aprovado”, comenta.

A coordenadora do PPGEnsino ainda relembrou os momentos difíceis e mencionou outros colaboradores que proporcionaram a realização da conquista. “Elaboramos um documento de mais de 120 páginas, tudo isso em meio às nossas atividades cotidianas. Agradeço às professoras que fizeram parte da comissão de elaboração do regimento do Doutorado/Mestrado, as professoras Mitsi, Maristela e Marli. E um agradecimento mais do que especial à Marli e Jacqueline, que ficaram comigo estudando os documentos da CAPES e escrevendo o projeto de APCN [Aplicativo para Propostas de Cursos Novos] por quase um ano, além de me atenderem sempre que eu precisava, mesmo nos feriados e finais de semana”, relembra Geórgia.




O Doutorado em Ensino tem como objetivo aprofundar as pesquisas voltadas para o campo educacional, com foco na formação de professores e no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Com essa iniciativa, a UFF/INFES visa não apenas capacitar docentes para o exercício da profissão, mas também estimular o surgimento de novos pesquisadores que possam contribuir com soluções e metodologias voltadas para novos desafios, principalmente na educação da região.

Esse avanço na qualificação profissional impacta diretamente a qualidade do ensino básico e superior, permitindo que o conhecimento científico seja aplicado de forma prática e colaborativa, refletindo-se em melhorias contínuas para a sociedade local. Com o anúncio da aprovação, cresce a expectativa para o processo seletivo, que deverá atrair candidatos de diversas temáticas voltadas para área do ensino.




A oportunidade de cursar um doutorado na própria região é vista como um incentivo à permanência de talentos locais, reduzindo a necessidade de deslocamento para os grandes centros urbanos e, ao mesmo tempo, fortalecendo o desenvolvimento regional.

OUTROS AGRADECIMENTOS




Ao final da entrevista, a coordenadora do PPGEnsino fez questão de mencionar outros profissionais. “Aproveito a oportunidade, a fim de agradecer ao Reginaldo, não só neste momento, mas sempre, pois a dedicação e competência com que realiza seu trabalho no programa, me propiciou ter mais tempo para me dedicar ao projeto. Não poderia deixar de agradecer aos egressos e discentes do programa, pois sem a dedicação deles, também não teríamos alcançado a nota 4 no mestrado para submetermos ao APCN. Eles também fazem parte desta conquista”.

Geórgia ainda agradeceu à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), que ofereceu todo o apoio e direcionamento necessário, representado pelas contribuições da professora Dra. Lisiane e o secretário Roberto. “Gostaria, por fim, de agradecer a todos os professores, técnicos, direção e terceirizados que contribuíram direta ou indiretamente, e que sempre torceram e nos traziam energias positivas para que este projeto fosse aprovado. Todos nós, fazemos parte dessa história recente da UFF/INFES”, finaliza.




PROFESSORES PARTICIPANTES DESTA CONQUISTA

Veja também os nomes dos professores que colaboraram, a fim de transformar este sonho em realidade!




Na linha de pesquisa “Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes”, os professores Cristiana Callai de Souza, Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Maria Goretti Andrade Rodrigues, Maristela Barenco Correa de Mello e Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito.

Na outra linha de pesquisa, “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, os professores Daniel Costa de Paiva, Fabiano dos Santos Souza, Georgia Regina Rodrigues Gomes Poly, Jacqueline de Souza Gomes e Marcelo Nocelle de Almeida.




Fonte: Comuniqque




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