Exposição sobre a história da industrialização de Juiz de Fora é aberta na FIEMG Regional ZM
Uma importante ação cultural idealizada pelo SESI MG foi realizada no dia 01 de dezembro, na FIEMG Regional Zona da Mata. Trata-se da abertura da Exposição “Juiz de Fora: Farol Mineiro”, que tem como objetivo resgatar e mostrar, de forma temporal, a industrialização da cidade de Juiz de Fora e a importância da FIEMG no apoio ao desenvolvimento socioeconômico da região, através da criação de um pequeno memorial, com informações sobre a construção e crescimento econômico da cidade onde a FIEMG Regional ZM está inserida e atua.
A exposição, construída pelo SESI MG com o apoio a FIEMG Regional ZM e seus Sindicatos filiados, possibilita o entendimento do passado e presente da cidade e seu entorno, através de registros fotográficos, buscando integrar leituras do desenvolvimento econômico e seu impacto transformador na vida social da cidade nos dias atuais. O evento reuniu presidentes de Sindicatos; lideranças políticas, empresariais e institucionais; gerentes e representantes do Sistema FIEMG; e convidados para celebrar esta grande conquista que, segundo o presidente da FIEMG Regional ZM e presidente do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro, é motivo e muito orgulho para a entidade.
“Agradeço o empenho dos nossos presidentes de Sindicatos, coordenadoras, funcionários e de todos que contribuíram para que essa pesquisa histórica fosse feita. Agradeço também ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; ao superintendente regional do SESI e diretor regional do SENAI, Christiano Leal; e ao nosso gerente regional Humberto Rezende, que abriram a possibilidade para que a sede da Regional Zona da Mata venha a ser também um Centro Cultural, divulgando a todos um pouco da nossa história por meio dessa importante exposição. Vamos continuar trabalhando em conjunto, para trazer mais desenvolvimento para nossa região”, disse Heveraldo Castro.
O diretor da FIEMG Regional ZM e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, ressaltou que essa exposição vem agregar ainda mais ao desenvolvimento de Juiz de Fora, destacando a importância não só da indústria, mas também da cultura e da educação para a sociedade. Ele falou ainda sobre a recente assinatura, juntamente com a Prefeitura, do protocolo de intenções para a construção da nova escola SESI de Juiz de Fora, com capacidade para 2 mil alunos, representando um investimento de R$ 35,5 milhões. “A previsão do início das obras é abril do ano que vem e, em 2025, as crianças e jovens de nossa cidade já poderão contar com o ensino tecnológico e de qualidade oferecido pelo SESI. Isso demonstra que a preocupação da FIEMG vai muito além da defesa dos interesses da indústria”, disse.
Já o gerente regional SESI/SENAI ZM, Humberto Rezende, afirmou que a mostra buscou retratar as múltiplas influências econômicas e culturais, estreitar a comunicação e aumentar a visibilidade da FIEMG Regional Zona da Mata com a comunidade na qual está inserida. “E, acima de tudo, despertar o olhar para a importância da preservação da memória das coisas, trazendo até o público recortes da própria história. Esperamos que essa exposição cumpra seus objetivos e agradecemos a todas as pessoas, em especial ao presidente Heveraldo Castro, que abriu as portas para nos receber, e aos Sindicatos, que contribuíram com informações, doação de objetos e fotos para a criação dessa mostra. Sem essas valiosas contribuições não teria sido possível a execução desse projeto”, disse.
A secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas de Juiz de Fora, Aline da Rocha Junqueira, que na ocasião representou a prefeita Margarida Salomão, falou sobre as ações que vêm sendo realizadas pelo governo municipal em prol da desburocratização, dizendo que o projeto da nova escola SESI está sendo apreciado pela CIANE (Câmara Integrada de Análise de Novos Empreendimentos), para que a obra seja liberada rapidamente, já que se configura como de interesse público. “Parabenizo também a FIEMG e o SESI por esta bela exposição e desejo que Juiz de Fora seja mesmo o nosso Farol de Minas, nos iluminando para um futuro próspero”, destacou.
A exposição Juiz de Fora: Farol Mineiro é uma realização do SESI MG, com curadoria e expografia de Esther Mourão, profissional do SESI; pesquisa histórica de Edylane Heiterer; produção de Dayse Moraes, da área de Eventos da FIEMG Regional ZM; e assessoria e revisão de Graciele Vianna, analista de Comunicação do SESI/FIEMG Regional ZM.
Fonte: FIEMG