Fazenda em Ubá é a primeira no país a produzir carvão sem emitir gases poluentes
Os fornos da fazenda Guaxupé, no município de Ubá, na Zona da Mata mineira, fabricam cerca de 45 metros cúbicos de carvão por dia, liberando apenas dióxido de carbono e vapor de água no meio ambiente, noticia o Hoje Em Dia.
O dióxido de carbono contém toxidade bem menor que outros gases gerados na produção convencional. Uma carvoaria tradicional emite cerca de 200 tipos de compostos químicos com a queima da madeira.
Segundo o engenheiro florestal Daniel Câmara, responsável pelo projeto, uma carvoaria convencional emite cerca de 200 tipos de compostos químicos na fumaça gerada pela queima da madeira. Entre eles, estão o ácido acético, metanol e hidrocarbonetos responsáveis por diversos males, principalmente respiratórios, ao organismo humano. Daniel observou que há ainda um aumento do efeito estufa.
O projeto aplicado na fazenda prevê que todos os compostos sejam tratados dentro de uma fornalha de incineração. Segundo Daniel, os gases chegam até este ponto de queima por meio de dutos vedados e são submetidos a uma temperatura de 800ºC a 1.000ºC. Sem o vapor de água, a combustão dos produtos tóxicos acontece até que reste apenas o dióxido de carbono.
A partir de agora, a expectativa é que o processo produtivo ecológico consiga créditos de carbono, destaca a reportagem.
Fonte: Agência Minas e Hoje em Dia
Foto: Divulgação
PRECISO DE COTAÇÃO DE SACO DE CARVÃO PARA EMPACOTAMENTO