Firjan SENAI Itaperuna inicia curso de manutenção de motores elétricos, antiga da demanda da região
Vinte profissionais da área de elétrica e manutenção industrial participaram da aula inaugural
A Firjan SENAI Itaperuna deu início nesta segunda-feira (16) ao curso de manutenção de motores elétricos – antiga demanda do setor e de trabalhadores da área de elétrica e manutenção industrial. Em abril deste ano, o 1º vice-presidente da Firjan e presidente eleito da federação, Luiz Césio Caetano, visitou uma das maiores indústrias do setor em Itaperuna para conhecer as demandas da cidade e municípios vizinhos.
“A Firjan demonstra estar atenta e sensível às demandas do empresariado e dos trabalhadores. Com isso, contribuímos para o desenvolvimento das indústrias do setor, da economia local e dos profissionais, que têm a oportunidade de se aperfeiçoar e se destacar no mercado de trabalho”, disse o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.
Nesta primeira turma – pioneira do curso que entrou para o portfólio da unidade –, participam 20 alunos. O curso “Rebobinagem de Motores Elétricos Assíncronos de Indução”, com carga horária de 60 horas, conta com aulas teóricas de desenvolvimento de cálculos elementares dos dados de bobinagem, além de aulas práticas experimentais em laboratório, em conformidade com as especificações e padrões de fábrica. Com isso, os profissionais aprendem a montar e desmontar motor elétrico de corrente trifásica, bifásica, ou monofásica, removendo fiações, trocando peças e dando o acabamento final.
“Com este curso o profissional poderá atender a indústria com a qualificação adequada e em consonância com as tecnologias adotadas. Era uma demanda do setor, tanto que teve muito boa adesão por parte dos profissionais da área”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Noroeste (Sindmetal NO), Fábio Azeredo.
Em abril deste ano, Luiz Césio Caetano e José Magno Vargas Hoffmann estiveram com Fábio Azevedo na Elmec, empresa especializada em automação industrial, venda e manutenção de equipamentos elétricos. Eles conheceram de perto as demandas do setor e fizeram uma visita à fábrica, que hoje conta com mais de 50 funcionários diretos e indiretos, atendendo a todo o estado do Rio e parte do Espírito Santo e Minas Gerais. Entre as especialidades estão a venda, instalação e manutenção de motores elétricos de alta tensão, bombas centrífugas, transformadores e painéis solares.
Fonte: FIRJAN