Frente fria provoca queda da temperatura em Minas Gerais a partir de amanhã
Semana começa com temperaturas elevadas, mas centro-baixa pressão e uma frente fria devem provocar a queda no decorrer dos próximos dias
A última semana de julho em Minas Gerais será marcada por uma queda nas temperaturas, conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira (29/7), a temperatura máxima atinge 33ºC, mas a previsão indica uma diminuição nos próximos dias.
O Inmet prevê um dia de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas nas regiões Sul, Sudoeste e Zona da Mata. No Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, o céu ficará claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Nas demais regiões, o céu permanecerá claro com névoa seca.
Durante a semana, a atuação de um centro de baixa pressão no litoral paulista, juntamente com o avanço de uma frente fria pelo oceano, pode provocar chuvas fracas e isoladas no centro-sul e leste de Minas Gerais. Esta condição permitirá a entrada de uma massa de ar frio, que deverá diminuir as temperaturas a partir de quarta-feira (31/7).
Segundo Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, a redução das temperaturas máximas se deve ao aumento da nebulosidade. No Sul de Minas e na Zona da Mata, essa queda será observada já na terça-feira (30), enquanto nas demais regiões a diminuição ocorrerá na quarta-feira. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as mínimas também cairão na quinta-feira.
“Desta vez, o centro da área de alta pressão pós-frontal estará sobre o oceano, o que enfraquece a massa de ar frio. Em maio, o centro da alta estava sobre o continente, preservando a intensidade da massa de ar frio”, explica Anete Fernandes. Portanto, essa condição climática não será tão intensa quanto a frente fria que atingiu o Sudeste no final de junho e início de julho.
Em Belo Horizonte, a previsão para esta segunda-feira é de céu claro a parcialmente nublado, com baixa umidade relativa do ar à tarde. A temperatura mínima registrada foi de 15ºC, podendo alcançar 28ºC. A umidade relativa do ar deve cair para cerca de 25% à tarde, evidenciando o tempo seco na capital, que está há mais de 100 dias sem registrar chuva.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Estado de Minas