Grupo de dança de Viçosainicia turnê em Portugal
O Grupo Impacto de Dança, da cidade de Viçosa está em sua segunda turnê internacional. No ano em que se comemora os 200 anos da Independência do Brasil, os artistas mineiros estão em Portugal comemorando a conquista desta oportunidade sociocultural.
Em 2018 o Impacto esteve na Europa em festivais de verão na Bélgica e na Holanda com grande sucesso e repercussão e está se preparando com afinco para representar a dança de Viçosa e Minas Gerais mais uma vez fora do Brasil.
O grupo apresentará o espetáculo TRÊS GRITOS em teatros das cidades de Bragança, Ourém, Faro e Estarreja. O trabalho, que faz parte do seu repertório do grupo desde 2015, foi selecionado pelos produtores locais. Além das apresentações, os artistas também ministrarão diversos workshops por onde passar.
Para Patrícia Lima, diretora geral do Impacto, a turnê é mais uma oportunidade de demonstrar a qualidade da dança do interior de Minas em palcos internacionais. “Teremos a chance de vivenciar a valorização da arte e mostrar que junto aos que nos apoiam e confiam no nosso trabalho, podemos ir cada dia mais longe. Nossa responsabilidade é bem grande e somos muito gratos aos que não medem esforços para nos ajudar a conseguir vencer os desafios”.
O coreógrafo de TRÊS GRITOS, Mário Nascimento, que hoje ocupa o cargo de diretor da Companhia do Amazonas, esteve em Viçosa para aulas e ensaios.
Ele contou que, para a tour, a ideia é potencializar a originalidade e importância das manifestações artísticas e sociais do trabalho.
“O Impacto leva à Europa não só o seu talento e trabalho, mas também a resistência desses artistas e reflexões sobre a sociedade. Esse trabalho vai muito além dos palcos e da arte, é uma questão social que trata do não preconceito, do combate ao racismo e da defesa das minorias”, afirmou Nascimento.
O coreógrafo, que conhece o grupo viçosense desde o início da sua profissionalização, em 2009, celebra a caminhada dos bailarinos e a consolidação da dança em Viçosa que chega a cada vez mais pessoas e ganha o mundo. “A tour internacional serve para abrir caminhos, mostrar em outros territórios a importância do trabalho desenvolvido há muitos anos pela Patrícia Lima em Viçosa”, completou Mário.
Patrícia Lima, que divide a direção geral do trabalho com Lidiane Jacinto, reforça que a turnê é uma conquista para o Grupo que é inspiração para tantos jovens da Zona da Mata de Minas.
“É uma grande alegria e responsabilidade. Representar tantos através do nosso trabalho nos enobrece, e não fugimos de desafios. Essa tour será mais uma oportunidade de deixar nossas marcas e mostrar que praticamos arte de qualidade com nossa dança em Viçosa. Além de tudo, a possibilidade de trocas e intercâmbios com profissionais do meio artístico europeu, muito nos motiva.”
A diretora também destacou a relevância dos apoiadores para a realização da turnê. “Estamos mostrando que, junto aos que nos apoiam e confiam no nosso trabalho, podemos ir cada dia mais longe. Somos muito gratos aos que não medem esforços para nos ajudar a conseguir vencer os desafios”.
Para essa turnê o grupo Impacto conta com o elenco: Adriano Ramos,Alex Ramos, Cleison Lana, Felipe Viana, Jean Carlo do Nascimento, Luis Filipe Claudino, Marco de Jesus, Rafael Gregório, Rafael Tiko, Rodrigo Branco e Sávio Caetano.
“Esse é mais um grande sonho de todos nós, dos nossos alunos e todas as pessoas que fizeram e fazem parte da história do Impacto. Estamos fazendo o nosso trabalho para representar bem a nossa cidade e o Brasil em Portugal. Esperamos que todos possam nos acompanhar pelas redes sociais, mandar boas energias e dividir essa conquista com a gente”, pontuou o bailarino Jean Carlo do Nascimento.
A turnê do Grupo Impacto de Dança está sendo realizada a convite dos teatros e acontece por meio da Lei Estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais. Com o patrocínio master CEMIG apoioHaskell, apoio cultural PMV – Secretaria Municipal de Cultura realização do Instituto ASAS, Núcleo de Arte e Dança e Fadas e Elfos .
Serviço
Espetáculo TRÊS GRITOS
14 de setembro – Teatro Municipal de Bragança
17 de setembro – Teatro Municipal de Ourém
21 de setembro – Festival Dance DanceDance em Faro
24 de setembro – Teatro Municipal de Esrarreja
Fonte: Lílian Moura – Assessora de Imprensa