Homem perde R$ 27.500 no golpe do intermediário
Um homem 47 anos foi vítima do golpe da venda de veículo no marketplace do Facebook. Além dele, o vendedor real também foi enganado. O resultado: a vítima perdeu 27.500 reais, depositados para o estelionatário.
O golpe já é conhecido. O falso intermediário engana o vendedor e o comprador. A história foi registrada nesta segunda-feira, 30/01, em Durandé.
O comprador viu o anúncio no Facebook da venda de um Voyage. Em seguida, entrou em contato por mensagens no Faceboock com o anunciante e depois se comunicaram via whatsapp, começaram a negociar a compra do veículo.
O golpista disse que o carro estava em Simonésia e marcou com a vítima de mostrar o veículo. O comprador inclusive se encontrou pessoalmente com um indivíduo e chegou a andar no carro, foi até o despachante com o proprietário do veículo e chegou a preencher o recibo eletrônico e efetuar um pix. Em seguida pediu a amigos e parentes para também efetuarem pagamentos via pix para diversas contas indicadas pelo indivíduo que iniciou a negociação do veículo pela internet, no valor total de R$ 27.500,00. Após realizar as transferências, o golpista apagou todas as conversas e parou de responder a vítima.
Já o vendedor foi enganado de outro modo. Ele procurou a PM alegando que havia anunciado um veículo VW Voyage, no marketplace, e em um determinado momento um indivíduo entrou em contato com ele através do Whatsapp. Em seguida, negociou a compra do veículo, informando que que viria uma pessoa de Manhuaçu para olhar o carro.
O golpista ainda falou que, caso essa pessoa gostasse, efetuaria a compra e o pagamento do veículo. Ao vendedor, o golpista pediu para não comentar nada sobre a negociação com a pessoa que viria ver o carro.
A história do vendedor em Simonésia e do comprador de Durandé foi o encontro para avaliar o carro. Depois, o dono do Voyage ficou esperando cair o dinheiro na conta. Como não chegou, ele voltou a mandar mensagem no whatsapp. O golpista então lhe disse que a negociação não iria mais ser realizada, apagou todas as mensagens e não lhe respondeu mais.
A PM orienta sobre alguns cuidados para evitar cair neste tipo de golpe.
• Sempre que for negociar um veículo, procure se certificar se todos os envolvidos na negociação estão cientes do acordo.
• Nunca transfira o valor negociado, sem se certificar se você está negociando com o verdadeiro proprietário do veículo.
• E para todos os casos de suspeição, acione a PM imediatamente, via 190.
Fonte: Portal Caparaó