Hospital de Cataguases segue com 120% de leitos ocupados
O feriado da Semana Santa chega ao fim, mas a situação no Hospital de Cataguases quanto ao número de internações por Covid-19 segue no mesmo ritmo, e praticamente sem alterações nos últimos dias.
A superlotação da Enfermaria Covid, que está abrigando pacientes acima da sua capacidade (graças a manobras técnicas), e a total ocupação dos leitos da UTI Covid mantém o sistema de atendimento em permanente estado crítico.
Entre os 43 pacientes internados naquela Santa Casa, vítimas ou suspeitos de Covid-19, oriundos de dez cidades, 26 são de Cataguases, o que representa, quase 60% do total. Outros doze pacientes (27,7%) são dos municípios vizinhos, que pertencem à Comarca.
O restante dos leitos (12,3%) é ocupado por pacientes de outras cidades referenciadas pelo Sistema SUS Fácil, que os direciona para o Hospital de Cataguases quando há vaga.
Além do elevado número de internações por Covid, o Hospital teve de fazer um ajuste na sua rede física de fornecimento de oxigênio. O insumo chega ao paciente por meio de uma conexão interna de tubos dimensionada para atender até um determinado número de pacientes simultaneamente.
A grande demanda obrigou a diretoria técnica, na noite de sexta-feira, 2, a formalizar uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que repassou cinco compressores de oxigênio para complementar este atendimento.
Veja abaixo a situação das internações no Hospital de Cataguases.
Enfermaria Covid = 24 pacientes (120% de ocupação)no total, sendo:
– 4 suspeitos e 12 positivos de Cataguases;
– 1 suspeito de Santana de Cataguases;
– 2 positivos de Astolfo Dutra;
– 1 positivo de Miraí;
– 3 positivos Dona Eusébia
– 1 positivo de Itamarati de Minas.
UTI Covid = 10 pacientes (100/% de ocupação) no total, a saber:
– 5 positivos de Cataguases;
– 1 positivo de Astolfo Dutra;
– 2 positivos de Dona Eusébia;
– 1 positivo de Juiz de Fora;
– 1 positivo de Além Paraíba.
UTI geral = 9 pacientes (90% de ocupação) assim distribuídos:
– 5 positivos Covid de Cataguases;
– 2 positivos de Astolfo Dutra;
– 1 positivo de Presidente Bernardes;
– 1 positivo de Pirapetinga.
Observação
– Nas últimas vinte e quatro horas nenhum paciente diagnosticado com Covid-19 recebeu alta hospitalar. Neste mesmo período também não foi registrado nenhum óbito de paciente diagnosticado com Covid-19.
– Em relação a estes pacientes positivos ou suspeitos de Covid, internados na UTI Geral, o Hospital de Cataguases está seguindo todos os protocolos de isolamento e tratamento para proteção dos demais pacientes e das equipes de atendimento.
Fonte Hospital de Cataguases