Incêndio florestal em Vieiras destrói 55 hectares de área verde; responsável é detido
Na sexta-feira, dia 13 de setembro de 2024, durante a operação “Verde Minas Fase 2”, a Polícia Militar atendeu a uma denúncia de incêndio florestal na localidade de Vieiras.
Após patrulhamento e sobrevoo com drone (RPA), foi constatado que o fogo consumiu aproximadamente 55 hectares de área, incluindo mata nativa, plantações de eucalipto e pastagens, em um incêndio com características criminosas, já que atingiu diversas propriedades, causando danos ambientais e materiais significativos.
A análise das imagens e a fiscalização confirmaram que 20,10 hectares de mata nativa e 34,04 hectares de pastagens foram destruídos. Além disso, o solicitante relatou a queima de 2 mil pés de eucalipto e 10 dúzias de mourões de braúna.
As investigações apontaram que o incêndio teve origem na área onde Matheus, responsável pela roçada, não apresentou nenhum registro do ocorrido ou autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi detido, mas liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Ele ainda recebeu um auto de infração no valor de R$ 114.107,51.