Jovem de Reduto iniciante na cafeicultura ganha concurso com café de mais de 89 pontos

Guia Muriaé no WhatsApp

Aos 24 anos e recém iniciado na cafeicultura, João Pedro, do município de Reduto, na região das Matas de Minas, conquistou o primeiro prêmio em concurso de qualidade do café este ano. Ele, que plantou as primeiras lavouras em 2020, celebra o 1º lugar na categoria Natural da região das Matas, do 8° Cupping do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte do Sistema Faemg Senar e a premiação como destaque jovem do concurso.

“Graças ao ATeG eu fiz esse cafezão. Estava animado para investir em qualidade e o acompanhamento da técnica me deixou ainda mais empolgado. Foi a primeira vez que alguém provou o nosso café”, afirmou.




O jovem contou ainda que preferia a lida com os animais e trabalhar com café foi uma alternativa após receber do pai um espaço para plantar as primeiras lavouras e a missão de cuidar do café que já existia na propriedade herdada pelo pai. “Eu sempre gostei dos animais, aprendi com o meu avô, mas agora já posso dizer que sou apaixonado pelo café”.

Acompanhamento técnico




Há um ano a técnica de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte do Sistema Faemg Senar, Ester Moulin acompanha o jovem. Para ela, a premiação é um incentivo a mais para que ele siga se dedicando à atividade. “Ele teve muita coragem para começar na atividade e fico feliz de ver o seu empenho sendo premiado”.

Ester ainda ressaltou que a nota de mais de 89 pontos alcançada pelo café de João Pedro reforça o potencial da cidade para a produção de café especial. “Reduto tem um clima mais quente e muitos produtores acreditam que esse fator impossibilita a qualidade. E o prêmio mostra que com o trabalho certo, é possível”.




Planejando seguir aprimorando sua produção, João Pedro afirma que o AteG Café+Forte tem trazido o conhecimento necessário para o desenvolvimento do seu trabalho, com qualidade. “Eu comecei sem saber nenhuma técnica. O ATeG mudou a minha realidade porque me aproximou do conhecimento e ainda tenho muito para aprender”.

Grande participação da região




João Pedro está entre os 423 produtores atendidos pelo ATeG Café+Forte na região que mandaram amostras para o concurso em 2024. O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, destaca que a iniciativa beneficia os cafeicultores por possibilitar que eles conheçam a qualidade de seus produtos e o resultado do seu trabalho. “Os produtores recebem um laudo gratuito e isento feito por especialistas do Sistema e tem uma ótima oportunidade de fazer melhores vendas, divulgar o seu produto de qualidade e nossa região”.

Campeões da região




Matas Natural
1º Lugar: João Pedro de Souza Salazar Ribeiro – Reduto – MG
2º Lugar: Júlio Moura – Santa Margarida – MG
3º Lugar: Alan Rodrigues Lacerda – Espera Feliz – MG

Matas Cereja Descascado
1º Lugar: Patrícia da Roza Emerick – Alto Jequitibá – MG
3º Lugar: Hugo Riva Pereira




Conilon
2º Lugar: Ronaldo Pansine – Lajinha – MG
3º Lugar: Márcio José Caldeiras Rodes – Manhuaçu – MG

Fonte: FAEMG




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!