Lideranças de Sindicatos de Produtores Rurais se reúnem em Viçosa
Lideranças de 18 Sindicatos de Produtores Rurais participaram, nesta senama, do encontro do Projeto Redescobrir na Estrada, realizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Viçosa (TecnoPARQ – UFV). Foram apresentados os produtos e serviços do Sistema FAEMG e como os Sindicatos podem gerar renda, oferecendo soluções que aumentam a qualidade de vida dos produtores rurais.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, destacou a importância dos encontros promovidos pelo Redescobrir e como o agronegócio irá superar os atuais e futuros desafios do setor, por meio da união de Sindicatos, produtores e técnicos do Sistema FAEMG. O primeiro vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG, Weber Bernardes, reiterou a importância da geração de fontes alternativas de renda por parte dos Sindicatos e as oportunidades que podem ser geradas por meio da parceria com o Sistema.
Com o objetivo de apresentar a importância do Projeto Redescobrir, o assessor especial da diretoria, Antônio Álvares (Toninho), aproveitou a oportunidade para convidar os participantes para as próximas edições do projeto, realizadas na sede do Sistema FAEMG, em Belo Horizonte.
Sobre a atuação do escritório regional do Sistema FAEMG em Viçosa, o gerente regional Marcos Reis e o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, falaram das ações promovidas na região e as oportunidades para o desenvolvimento de novas ações de qualificação profissional rural.
O portifólio de produtos e serviços oferecidos pelo Sistema FAEMG, por meio da FAEMG Digital, foi apresentado pelo consultor de negócios, Wilson Moura. Além de contribuir para a melhoria da produção no campo, os serviços geram renda aos Sindicatos dos Produtores Rurais. O Programa Sucessão Rural, que auxilia no futuro da gestão da propriedade rural, e o SENAR/FAEMG+, ação que instrumentaliza os Sindicatos dos Produtores Rurais, foram os temas abordados pelo gerente de Planejamento do Sistema FAEMG, Celso Furtado.
Veja o que disseram os participantes
“O principal ponto é criar uma rede de apoio entre os Sindicatos e a liderança do Sistema FAEMG. Isso proporciona uma troca muito grande, e essa troca é ainda maior quando os encontros são realizados por região. Já estamos perto geograficamente e isso facilita essa conexão contínua entre pessoas que querem somar no desenvolvimento do agro mineiro.” – Tatiana Minardi | Sindicato de Itabirito
“Acredito muito na proposta dessa diretoria do Sistema FAEMG. Estamos em um momento delicado, principalmente para os sindicatos menores, e esse projeto vem para transformar a realidade de todos. É uma oportunidade para levar produtos de qualidade aos produtores e que gera benefícios para todos.” – Ramon Selani | Sindicato de Patrocínio do Muriaé
“O interessante do Projeto Redescobrir é compartilhar informações sobre o que é o Sistema FAEMG e as oportunidades para os Sindicatos. Tem muita gente que ainda não conhece! Essa mudança, por meio dos serviços, é uma oportunidade para geração de renda dos Sindicatos e ainda auxilia os produtores rurais para produzirem cada vez mais e melhor.” – Felipe Alves | Sindicato de São João do Manhuaçu
Fonte: Senar MG