Mais de 16 mil pessoas capacitadas pelo Sistema Faemg Senar na Zona Da Mata e Caparaó
O balanço anual do Sistema Faemg Senar Regional Viçosa mostra que 16.018 participaram dos 1614 cursos oferecidos em 94 municípios da região em 2024. Os Sindicatos de Produtores Rurais e demais entidades cooperadas ao Sistema, realizaram 1336 treinamentos de Formação Profissional Rural e 264 capacitações na área da Promoção Social neste período.
A saúde dos homens e mulheres do campo também teve atenção especial. 510 pessoas foram beneficiadas com exames gratuitos de prevenção e diagnóstico dos canceres de mama, próstata e pele por meio do Programa Saúde Itinerante em Alvinópolis e Diogo de Vasconcelos. No programa Família na Praça, realizado em Vieiras, foram cerca de 2000 atendimentos em atividades gratuitas de saúde, cultura, esporte e lazer.
Juventude em foco
Com o programa Jovem no Campo realizado em Divino e Manhumirim jovens se capacitaram na cafeicultura e estão aptos a permanecerem no meio rural trabalhando com técnica e visão empreendedora. Além disso, em Nova Era, jovens iniciaram o Programa Aprendizagem Rural, também profissionalizante no setor administrativo. Este ano, a força jovem da região foi reconhecida e premiada na Maratona Faemg Jovem. A equipe Liderança Agro, de Divino, conquistou o segundo lugar na competição estadual.
Assistência Técnica e Gerencial
Produtores de diversas atividades agropecuárias como fruticultura, piscicultura ornamental, agroindústria e, principalmente, cafeicultura e bovinocultura de leite que representam 23 e 21% dos 58 grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG em andamento na Zona da Mata e Caparaó.
O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis ressalta que diversas parcerias com o setor público e privado fortalecem o ATeG na região. “Hoje nós temos firmadas oito parcerias financeiras estratégicas com entidades, como prefeituras municipais e cooperativas de crédito, um valor aproximado de R$2,3 milhões”, explicou.
Eventos para os produtores rurais
Seis grandes dias de campo e 12 exposições agropecuárias da região aconteceram com apoio do Sistema Faemg Senar. “Para 2025 estamos planejando ainda mais dias de campo e outros eventos sempre focados na ampliação do atendimento aos nossos produtores e a toda nossas cadeias produtivas tão relevantes na regional Viçosa”, afirmou Marcos Reis.
Novas iniciativas
Além de fortalecer a conexão entre produtores, o Sistema Faemg Senar se destaca pela promoção de projetos inovadores, o programa de Assistência Gerencial para Sindicatos que começou a ser executado em 10 entidades da regional este ano, e o programa Compras Coletivas Estratégicas, iniciativa do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes).
A primeira entrega de compras do programa foi realizada de forma em Paula Cândido e diversas outras entregas já foram concluídas com sucesso em 2024. “Nossa regional se destacou pelo pioneirismo nessa ação que tem se espalhado por Minas, incentivando a colaboração, reduzindo custos e ampliando a competitividade dos participantes. Essas iniciativas reforçam o compromisso do Sistema Faemg Senar em impulsionar a sustentabilidade e o desenvolvimento do agronegócio mineiro”, pontuou o analista técnico regional, Jeferson Bello.
Fonte: FAEMG