Mais de 80 mil consumidores da zona rural em Minas têm a possibilidade de informar seu consumo de energia

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Famílias da zona rural da Energisa Minas Rio já estão recebendo impresso o ‘Calendário Rural 2023’. O informativo criado pela Energisa traz orientações para que o cliente informe o consumo de energia mensalmente, possibilitando um maior controle financeiro, além de evitar o faturamento por média. O calendário é direcionado para mais de 80 mil consumidores que vivem no campo. Vale ressaltar que os calendários variam por localidade.

“A ideia é facilitar a vida do cliente, sinalizando a data em que deve ser informada a leitura. Isso porque para que seja cadastrada na Energisa é importante fazer a autoleitura no dia certo e também observando o número exato que aparece no visor do padrão de energia, evitando erros na emissão da conta. Estamos buscando incessantemente a redução das leituras por média, proporcionando maior facilidade para que o próprio cliente possa acompanhar a evolução da leitura, verificando seu consumo de energia elétrica”, explica Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.




Como funciona a autoleitura

A autoleitura pode ser feita em regiões da zona rural, onde a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que as leituras sejam realizadas pela distribuidora em intervalos de até 12 ciclos consecutivos. Para fazer a leitura mensal da sua propriedade, basta o cliente enviar o número disponível no visor para um dos canais digitais. As datas específicas vão estar disponíveis no calendário. “É uma maneira fácil do cliente fazer a sua autoleitura. Ele pode enviar a leitura pelo aplicativo Energisa On, site e WhatsApp (Gisa). Um processo sem complicações e feito para melhorar o andamento do trabalho”, detalha Lima.




Opção evita leitura de consumo pela média

Embora seja autorizada a fatura por média, a empresa recomenda a prática da autoleitura para controlar o valor correto com base no seu consumo. “Sabemos que algumas regiões começam o período de safra, o que pode elevar em alguns meses o consumo de energia e consequentemente o valor da fatura do cliente no mês em que não é possível realizar a leitura. Queremos nossos clientes satisfeitos e que paguem pelo consumo real, por isso estamos reforçando que o próprio cliente faça a leitura e informe diretamente à Energisa”, destaca o gerente, que ressalta que o serviço vale para clientes rurais e urbanos.




Para realizar a autoleitura é muito simples: em até três dias antes da data da leitura, informada na conta de energia, o cliente vai até o medidor, registra o número que aparece no visor do padrão de energia, e informa à Energisa por meios dos canais de atendimento da distribuidora. Pode ser por meio do Energisa On, Call Center pelo número 0800 032 0196 e site energisa.com.br.

Fonte: Energisa




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