Matias Barbosa inaugura a primeira agroindústria familiar da Zona da Mata mineira
Matias Barbosa é a primeira cidade da Zona da Mata mineira a conquistar uma agroindústria familiar. A realização só foi possível graças ao empenho da parceria firmada entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Matias Barbosa. Juntos, os parceiros participaram de todo o processo de instalação da agroindústria familiar, no prazo recorde de oito meses, no sítio Barreiro, propriedade do casal Tarcísio Barros Cesca e Islaine Conceição Pires.
O casal de produtores rurais comemorou junto aos parceiros o sucesso do empreendimento que recebeu o nome de Queijaria Pires & Barros. A agroindústria começa com mercado certo, produzindo queijo minas frescal para a merenda escolar das escolas municipais de Matias Barbosa. Com as adequações que estão sendo efetivadas no IMA, a agroindústria estará apta a comercializar em todo o Estado de Minas Gerais, abrangendo seu limite de atuação além do espaço municipal.
A agroindústria familiar recebeu o registro no. 001/01 no SIM. Mas antes desta conquista foi preciso vencer muitas etapas. A extensionista de Bem Estar Social da Emater-MG, Wilma de Oliveira, acompanhou todo o processo, desde quando o projeto era apenas um sonho da produtora Islaine Pires. “Há cerca de oito meses fomos procurados pelo casal que produz o leite de melhor qualidade da região, mas que queria ir além desta produção para melhorar a renda familiar. Verificamos que na merenda escolar do município de Matias Barbosa havia espaço para a instalação de uma agroindústria de pequeno porte de queijo minas frescal, visto que a demanda para a merenda escolar anual é alta”, conta.
De acordo com Wilma de Oliveira, Islaine Pires se inscreveu no Programa “Transformar” da Emater-MG, destinado a jovens rurais. Lá descobriu muitas possibilidades de agregar renda ao leite produzido em seu sítio. “Incentivada, a produtora familiar decidiu, junto a sua família, solicitar um crédito rural no Banco do Brasil para construir a agroindústria. Com capital disponível, começou a corrida por uma planta baixa que se adequasse tanto ao SIM quanto às normas do IMA, para a aprovação de agroindústria de pequeno porte da agricultura familiar”.
A extensionista da Emater-MG conta que “o casal investidor teve toda ajuda possível da Emater-MG, a começar pela gerência regional, por meio do gerente Paulo Carvalho, que abraçou a causa, incluindo o casal no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”. A extensionista informa que o projeto já nasceu pago. Seu custo foi de R$ 18mil e, com a produção anual destinada à merenda escolar das escolas municipais de Matias Barbosa, os produtores têm a garantia de R$ 20 mil”. O contrato que garante a compra da produção da queijaria em 2013 foi assinado com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Antes do contrato o município importava o frescal em outras cidades.
Capacitação e perspectivas da agroindústria
Durante o processo de construção da agroindústria foi preciso capacitar o casal para o novo empreendimento. AEmater-MG realizou duas práticas de processamento; uma estabelecendo o fluxograma correto de fabricação e, outra, na confecção do manual das Boas práticas de Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO).
Com o cadastro de agroindústria do IMA, os produtores pretendem ampliar o mercado de venda além da produção destinada às escolas e, aos supermercados e pontos de venda estratégicos do município que já estão comprando o frescal da agroindústria familiar. Islaine Pires informa que pelo espaço que tem, poderá ampliar a produção. “Além do frescal, vou fabricar mussarela, ricota e iogurte. Passo a passo chego lá. Comecei do zero, tive que aprender a fabricar o queijo, trabalho sozinha e só tenho uma ajudante nos serviços de casa, mas é gratificante, porque já começamos com um mercado certo e a clientela está sendo ampliada por meio da apresentação do produto no comércio local. Com muita disposição estamos conquistando uma boa clientela”, comemora.
Fonte: Agência Minas