Menina de seis anos morre com suspeita de febre amarela em Itaperuna
Uma menina de seis anos morreu nesse final de semana em Itaperuna e a suspeita é de febre amarela. A notícia rapidamente se espalhou pela cidade e causou grande preocupação de o surto da doença estar chegando ao estado. Até o momento, casos de fabre amarela foram notificados em Minas Gerais e Espírito Santo, inclusive em Minas já foram confirmados óbitos por causa da doença.
O Secretário de Saúde de Itaperuna, Alexandre Martins, negou que a morte tenha sido por febre amarela. A criança deu entrada no dia 21 de janeiro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaperuna com queixas de febre, vômitos e dor abdominal. Ela foi medicada e liberada, tendo retornado no dia 22 de janeiro com novas queixas de vômitos e dor abdominal.
– Após avaliação da pediatra, foi iniciada a hidratação venosa e sintomáticos (plasil e dipirona) e a menor solicitou à acompanhante que a levasse para o banheiro para urinar. No banheiro, na presença da mãe, ela apresentou mal súbito, sendo socorrida e evoluindo para insuficiência respiratória. Foi imediatamente assistida e reanimada, permanecendo em choque hemodinâmico. Não houve retorno a ritmo estável, sendo constatado óbito após longo período de reanimação. Como causa mortis atestou-se: choque hemodinâmico, síndrome infecciosa. Foram solicitados e coletados inúmeros exames laboratoriais de sangue e liquor que serão encaminhados para o LACEN, na cidade do Rio de Janeiro – disse Martins, afirmando ainda que o município não se encontra na área de risco.
Diante da iminente chegada da febre amarela, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro confirmou vai intensificar a vacinação nos municípios das regiões Noroeste, Norte, Serrana e Centro Sul do Rio. Trata-se de medida preventiva da Secretaria, para estabelecer uma região de bloqueio contra o vírus nas divisas com Minas Gerais e Espírito Santo.
– O principal critério para definição da ação de bloqueio é a proximidade com as áreas de surto em Minas Gerais: estamos recomendando a intensificação da imunização da população que vive na divisa dos estados de MG e Espírito Santo. Alguns receberão a orientação para vacinação da população em geral, obedecendo às indicações do Ministério da Saúde, outras terão regiões específicas para a campanha. Esta é uma medida preventiva que estamos adotando, atuando em apoio total às prefeituras – explicou o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio Teixeira Jr.
A morte da menina em Itaperuna ganhou repercussão estadual após virar matéria em um telejornal da TV Record.
Assista ao vídeo da matéria:
Fonte: Guia Muriaé
Deveria ser divulgado somente depois da confirmação, pois traz apreensão à população.