Mineira continua esperando perdão real na Tailândia após um ano de prisão
Mary Hellen foi condenada por tráfico internacional de drogas depois de desembarcar com 9 kg de cocaína na bagagem
A mineira Mary Hellen Coelho, de 23 anos, permanece detida na Tailândia um ano após ser condenada por tráfico internacional de drogas. Segundo informações do advogado da jovem, Telêmaco Marrace, ela está aguardando o cumprimento de um sexto da pena para solicitar o perdão real.
Caso não consiga o perdão, uma alternativa seria tentar um acordo de reciprocidade mútua com o Brasil para que Mary seja extraditada e cumpra a pena em território brasileiro. Ela foi condenada a nove anos e seis meses de prisão, após ser flagrada com 9 Kg de cocaína em sua bagagem.
De acordo com Marrace, Mary Hellen está apresentando bom comportamento, o que aumenta suas chances de obter o perdão real. Uma advogada da equipe do profissional está acompanhando a situação na Tailândia. O Ministério das Relações Exteriores também vem prestando assistência à jovem por meio da Embaixada do Brasil no país.
No entanto, há um obstáculo para Mary Hellen: além da pena de prisão, ela foi condenada a pagar uma multa de 70 mil Baht, cerca de R$101 mil reais, no âmbito civil. Se não pagar, pode ter que cumprir mais de 11 anos de prisão. Segundo Marrace, a jovem não tem o valor disponível, mas uma brasileira que vive nos Estados Unidos se ofereceu para doá-lo.
Mary Hellen foi presa cerca de dois meses antes da morte de sua mãe, Thelma Coelho, vítima de câncer no útero. A jovem buscava uma forma de custear o tratamento da mãe, que sofria há três anos.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo