Morador do interior de MG é preso quando embarcava em voo internacional para se juntar a terroristas
Prisão foi determinada pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte, que também expediu mandados de busca e apreensão no interior de SP e de MG.
A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte contra um mineiro, morador da cidade de Barbacena, que pretendia deixar o país para se juntar à luta do grupo terrorista Estado Islâmico, conhecido pela sigla EI.
A prisão foi realizada no portão de embarque internacional do Aeroporto Internacional da Guarulhos em São Paulo. Além da prisão, foram cumpridas busca e apreensão nas cidades de São José dos Campos (SP) e Barbacena.
A investigação apura a conduta criminosa de integrar e promover organização terrorista prevista na Lei nº 13.260/2016, com pena de reclusão de cinco a oito anos e multa, ressaltando que o crime de terrorismo é considerado hediondo pela legislação nacional.
Grupo terrorista
O Estado Islâmico (EI), também conhecido como ISIS, é um grupo terrorista de extremistas islâmicos que surgiu no início dos anos 2000. Originado no Iraque, o EI ganhou notoriedade mundial ao declarar um califado e promover uma onda de violência e terror na região do Oriente Médio.
O grupo utiliza táticas brutais, como execuções em massa, sequestros, atentados suicidas e destruição de patrimônio cultural. Além disso, o EI se aproveita das redes sociais e propaganda online para recrutar seguidores e espalhar sua ideologia extremista.
A atuação do grupo gerou preocupação global e levou a uma coalizão internacional para combater e enfraquecer suas fileiras.
Fonte: Guia Muriaé