MPMG promove capacitação para equipes técnicas dos serviços de acolhimento institucional em Juiz de Fora
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu, em Juiz de Fora, o “I Encontro regional das equipes técnicas dos serviços de acolhimento”, com o objetivo de capacitar equipes de acolhimentos institucionais da região.
O evento foi realizado pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Zona da Mata (Credca-ZM), em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Juiz de Fora.
No primeiro dia do evento, 24 de abril, a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Juiz de Fora, Samyra Ribeiro Namen, e o juiz da Vara da Infância de Juiz de Fora, Ricardo Rodrigues de Lima, falaram sobre os aspectos práticos e jurídicos da medida de proteção de acolhimento institucional e familiar.
A coordenadora da Credca-ZM, promotora de Justiça Mayra Conceição Silva falou sobre os reflexos do acolhimento institucional sobre o desenvolvimento infantojuvenil. Encerrando as atividades do primeiro dia, as professoras da Faculdade de Psicologia UniAcademia Luciene Corrêa de Miranda Moreira e Marília Barroso de Paula ministraram a palestra “Marcos do desenvolvimento humano: da primeira infância à adolescência. Manejo de comportamentos disfuncionais, a falta, o outro e o limite”.
No dia 25 de abril, o promotor de Justiça Edgard Augusto Alves Santos fez uma exposição sobre medidas protetivas e medidas socioeducativas, e o analista em Psicologia do MPMG Wallace Fernando Dias, sobre a operacionalização de instrumentos técnicos nos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes.
Fechando o evento, o painel “Saúde mental da criança e do adolescente e rede assistencial (CAPS IJ) – manejo em situação de uso abusivo de substância psicoativas: contribuições do CAPS AD3 de Juiz de Fora (PJF/CAPS AD e CAPS IJ)”, com Isabela Bianchi Brito, Bruna Chaves Ramos e Giselle Mara Cardoso da Costa.
O evento contou com a participação da Prefeitura de Juiz de Fora, do Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse), da UniAcademia e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Fonte: MPMG