MPMG: visita técnica é realizada em barragens de centrais hidrelétricas em Raul Soares e Abre Campo
De acordo com a coordenadora regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce, Hosana Regina Andrade de Freitas, o objetivo foi acompanhar de perto a situação das barragens e conhecer os instrumentos de controle da segurança do local, analisar o Plano de Ação de Emergência (PAE) em território e dialogar com representantes da comunidade e do Poder Público municipal.
Durante a visita, solicitada pelo promotor de Justiça de Raul Soares Pedro Alvim, representantes da empresa Brookifield, proprietária das barragens, mostraram as instalações, a casa de força, o vertedouro e o funcionamento das comportas. Também foram visitados os acessos e algumas moradias em Zona de Autossalvamento (ZAS), bem como os locais onde foram instaladas as sinalizações existentes e instrumentos de segurança, como sirenes.
A visita também contou com a participação da Defesa Civil e de representantes da administração municipal. Juntamente com líderes comunitários, foram visitados alguns pontos ainda destruídos pelas chuvas que atingiram a região em janeiro de 2020. Ao final, foi feito diálogo com a comunidade a respeito do PAE, mapas de inundação, ZAS e demais instrumentos de gestão de riscos.
Fonte: Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce