Onda de calor traz ‘grande perigo’ para cidades da região até quarta
Uma onda de calor atinge Minas Gerais e diversas regiões do Brasil, elevando as temperaturas em 5ºC acima da média e colocando as autoridades em estado de alerta.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido até as 23h59 da próxima quarta-feira (15 de novembro), classificando a situação como de “grande perigo” para a saúde pública.
Esta será a terceira onda de calor enfrentada pelos mineiros em 2023, afetando também áreas dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Distrito Federal. O Inmet destaca que o “risco à saúde” está relacionado à persistência de temperaturas elevadas por mais de cinco dias.
“Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. Para instruções, contate a Defesa Civil, pelo telefone 199”, alerta o comunicado dos meteorologistas.
As regiões de Minas Gerais afetadas pela onda de calor incluem o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Oeste, Sul, Sudoeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste, Norte, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Jequitinhonha.
Em Muriaé, a previsão é que as temperaturas atinjam os 39ºC na próxima segunda-feira (13). Autoridades e profissionais de saúde recomendam medidas de precaução, como o aumento da ingestão de líquidos, uso de roupas leves e a evitar exposição ao sol nos horários mais críticos.
A Defesa Civil está disponível para fornecer orientações e informações adicionais sobre como a população pode se proteger durante este período de calor intenso.
Fonte: Guia Muriaé