Operação apreende 49 pássaros e armadilhas ilegais em Fervedouro; mulher foi multada em mais de R$ 120 mil
Na tarde desta terça-feira (10), durante uma operação de prevenção de incêndios florestais na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, no Córrego Ararica, Fervedouro/MG, a Polícia Ambiental identificou uma grande quantidade de gaiolas penduradas em uma residência.
Ao realizar a abordagem no local, foram encontrados 49 pássaros de diversas espécies, incluindo trinca-ferros, sabiás, pintassilgos, azulões, e outros, todos sem anilhas da FSB (Federação dos Silvicultores do Brasil) e mantidos ilegalmente em cativeiro.
Dentre as aves apreendidas, estavam espécies ameaçadas de extinção, como o pixoxó e o curió, conforme a portaria IBAMA 444/2014 e DN COPAM 147/2010.
Além dos pássaros, quatro armadilhas ilegais foram encontradas e inutilizadas no local. A responsável pela residência, uma mulher de 37 anos, foi presa e conduzida à delegacia. Os animais, gaiolas e armadilhas foram apreendidos, e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A infratora também foi multada em R$ 120.224,04, com aplicação de atenuante.
Esta ação reforça o combate ao tráfico e à manutenção ilegal de fauna silvestre.
Fonte: Guia Muriaé